Porque o tornozelo fica estalando?

Perguntado por: lbernardes . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.4 / 5 8 votos

As juntas estalando podem ocorrer em qualquer idade e é algo comum. Esse estalo acontece por causa da presença do líquido sinovial nas articulações. Esse líquido, em especial, parece com um lubrificante e contém gases. A liberação e a vibração desses gases gera o som, isso ocorre através da movimentação da articulação.

Para isso, recomenda-se o uso de medicamentos (anti-inflamatórios e/ou condroprotetores), fisioterapia e prática de atividades físicas que promovam a perda de peso e fortalecimento muscular.

Sobrecarga, lesões, traumas e fissuras nas articulações e ossos são alguns exemplos dos problemas que podem ser indicados pelos estalos, assim como a artrose, doença que ataca as articulações desgastando a cartilagem que cobre as extremidades dos ossos e danifica os ligamentos.

Um exercício simples para fortalecer o tornozelo é colocar uma faixa de resistência ao redor do pé e prendê-la a algo pesado, como uma perna de mesa. Em seguida, flexione o pé para a frente, para trás e para os lados, visando três séries de 15 repetições cada.

Quando a inflamação é acentuada, a injeção de cortisona na articulação do tornozelo é muito útil. Se os sintomas persistem ou se a lesão da cartilagem é extensa e profunda, com fragmentos encarcerados na superfície articular, a cirurgia está indicada.

Edema (inchaço) do tornozelo e do pé; Deformidade do tornozelo e do pé; Alteração da marcha (mancar) quer pela dor quer pela limitação do movimento; A limitação da mobilidade do tornozelo pode ainda levar a uma sobrecarga das articulações do pé e pode também manifestar-se com dor no pé.

A artrose no tornozelo tem por sintomas iniciais dor e rigidez gradual na articulação. Com a evolução da doença, esses sintomas provocam limitações e passam a incomodar até durante o repouso. Além do quadro de dor, os inchaços prejudicam a mobilidade do paciente e a realização das atividades cotidianas.

Os ligamentos são como cordas que amarram os ossos, e o líquido faz seus dedos se dobrarem deslizando um osso sobre o outro. Quando você estala os dedos, a articulação estica muito e os gases existentes ali acabam se soltando do líquido, produzindo o barulho que a gente escuta!

Os estalos propriamente ditos vêm das articulações. “Nas articulações existe o líquido sinovial (um líquido que se parece com um lubrificante e que contém gases).

Segundo o médico, nesses casos, uma boa alternativa é optar por aplicação de gelo no local, fisioterapia e reforço muscular.

Portanto estalar desde que não tenha dor não é prejudicial, mas se isso for de alguma forma um vício ou válvula de escape para alguma tensão ou preocupação, devemos nos atentar sim a outras causa e procurar um especialista assim como se a sua articulação doer e inchar juntamente com os barulhos.

As duas palavras existem na língua portuguesa. Estalar e estralar são verbos sinônimos e ambos estão corretos. O verbo estalar é o mais utilizado pelos falantes. Podemos utilizar os verbos estalar ou estralar sempre que quisermos referir o ato de dar estalo, rachar com ruído e acontecer subitamente.

De acordo com o quiropraxista e diretor da clínica Mais Coluna David Porto, o ajuste das articulações - que causa o som de estalo - pode, sim, ser bastante prejudicial, mas só quando provocado pela própria pessoa ou por um profissional pouco capacitado, podendo gerar ou agravar lesões.

Descanse: É importante descansar o tornozelo lesionado para permitir que os tecidos afetados se recuperem. Evite atividades que possam piorar a dor ou agravar a lesão; Gelo: Aplique gelo no tornozelo lesionado por 15 a 20 minutos, várias vezes ao dia, nas primeiras 48 a 72 horas após a lesão.

Com o auxílio de uma faixa ou toalha, sente-se com as pernas esticadas e a tolha (ou faixa) posicionada na planta do pé. Então, puxe o pé em direção a você, com a perna elevada. Mantenha a posição por alguns segundos e repita o movimento várias vezes. Lembre-se de também fazer o mesmo movimento, com a outra perna.

Beba muita água. A ingestão de uma boa quantidade de água diariamente ajuda na eliminação das toxinas do organismo e, consequentemente, torna-se um ótimo agente de como tratar tornozelos inchados. Por esse motivo, consuma, no mínimo, 2 litros desse líquido por dia para deixar o corpo desintoxicado e hidratado.

Alimentos com lisina

  • Os legumes;
  • O bacalhau;
  • A cerveja;
  • Os ovos;
  • Os frutos secos;
  • A gelatina.

A aveia age sobre os músculos, tendões, cartilagens e articulações amenizando dores e outros problemas decorrentes da ausência de colágeno. Frutas cítricas: alimentos ricos em vitamina C facilitam a síntese do colágeno. Por isso, vale apostar em opções como laranja, acerola, limão e abacaxi.

Os principais medicamentos que podem ser indicados para tratamentos nos ossos e cartilagens são:

  • Risedronato Sódico;
  • Ácido mefenâmico;
  • Osteotrat;
  • Fixenato;
  • Alendronato de Sódio;
  • Fixare Pro+;
  • Ibandronato de Sódio;
  • Condroflex e Tangerinas.

Quais são os sintomas de artrose? Como a artrose causa a degeneração da articulação nas extremidades dos ossos, o seu principal sintoma é a dor articular, causada pelo atrito entre os ossos. Também é possível perceber uma limitação de movimentos, em especial ao permanecer na mesma posição por algum tempo.

A osteofitose é o nome da patologia conhecida popularmente como bico de papagaio. O quadro é caracterizado pelo crescimento de uma saliência óssea ao redor das vértebras. Pode causar dor e dificultar muito o dia-dia. Raramente são causa da dor, porém podem ser sintomáticos dependendo do tamanho e posição.