Porque os amigos se afastam da gente?

Perguntado por: iescobar . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 5 votos

Desrespeito. Falta de carinho e reciprocidade.

Sim, e é algo normal, que faz parte da vida.
Isto não quer dizer que você deve tomar alguma atitude, já que se afastar deles é uma coisa quase que universal. À medida que você amadurece, a vida pode ficar muito mais atribulada e outras prioridades podem tomar o lugar das que possuía quando jovem.

Na verdade, é normal que isso aconteça. Relacionamentos podem esfriar se não houver sentimentos compartilhados, com o conflito que uma separação anunciada e inevitável provoca ou, simplesmente, porque cada vida toma um rumo diferente.

Dê o espaço necessário.
Não importa o quanto você se esforce, talvez a outra pessoa queira dar um tempo na amizade — nesse caso, respeite a vontade do outro e mantenha distância enquanto ele reflete sobre os próprios sentimentos e decide o que quer fazer. Enquanto isso, procure fazer novas amizades.

Isolar-se pode ser tanto um desejo normal para realizar momentos de introspecção e paz, quanto pode ser um problema relacionado a certos distúrbios ou limitações sociais. Existem alguns transtornos específicos que fazem com que as pessoas tenham muita dificuldade de se relacionar com outras.

4 segredos de uma empresa livre de funcionários "sem noção"

  • Pessoas invejosas. Elas nunca estão felizes com o que têm e são incapazes de ficarem felizes pelas boas coisas que acontecem com você. ...
  • Pessoas mentirosas. ...
  • Pessoas negativas. ...
  • Pessoas gananciosas. ...
  • Pessoas que julgam. ...
  • Pessoas fofoqueiras. ...
  • Pessoas sem caráter.

Nós, seres humanos, precisamos de relacionamentos humanos, eles são importantíssimos para a nossa vida.

"Achar que ninguém gosta de você" pode estar relacionado com diferentes quadros clínicos, incluindo quadros de ansiedade, porém você tem duas opções, uma delas é explicar em que situações isso acontece; ou então buscar diretamente um psicólogo para tratar dessas interpretações.

7 Maneiras de identificar um falso amigo (e reconhecer os...

  1. Constantemente te magoa. ...
  2. Tem sempre a razão. ...
  3. Apenas te procura quando precisa de algo. ...
  4. Tenta mudar o seu jeito de ser. ...
  5. Tem ciúmes das suas conquistas. ...
  6. Não gosta que você tenha outros amigos. ...
  7. Tenta consumir 100% de todo o seu tempo.

Há várias outras coisas que podem provocar tal hecatombe: fofoca, traição, inveja, política, futebol, facebook, ambição, viagem em turma, distância, conta do restaurante e etecéteras. Se a amizade vai acabar, que seja por causa nobre: o amor.

Entretanto, a grande maioria das amizades se baseia principalmente no sentimento de empatia, ou seja, de se colocar no lugar do outro e desejar o bem. Este sentimento, muitas vezes chamado de amor genuíno, é o que faz da amizade essa relação tão leve e positiva para a vida de todos.

As razões pelas quais isso acontece são várias: experiências, mudança de residência, falta de contato… Por isso, temos que evitar a mitificação do princípio de um relacionamento: talvez no início haja momentos mais intensos, mas isso não determina que sejam os melhores.

Preste atenção a traços de comportamento egocêntrico.

  • O certo é você se sentir bem depois de encontrar os amigos, e não emocionalmente exaurido ou irritado.
  • Se o seu amigo não consegue pensar em nada além de si mesmo, ele não quer amizades — e sim um público.

Um amigo que não se importa não faria o menor esforço para manter contato. Além de não se falarem pessoalmente, isso inclui troca de e-mails, mensagens de texto ou qualquer outra forma de comunicação. Se vocês não se falam há muito tempo, provavelmente essa amizade não existe mais.

Quando uma amizade acaba, você tem de respeitar os sentimentos da outra pessoa e seguir adiante, por mais doloroso que isso seja. Vocês podem continuar a ter amigos em comum, pessoas que têm de percorrer uma seara difícil entre vocês dois.

Ela afirma: “As amizades são relacionamentos dinâmicos que requerem manutenção para sobreviver. Como as plantas, se não forem regadas e alimentadas, elas murcham e morrem.” Assim, as mudanças na vida desempenham um papel crucial na manutenção da amizade. A medida que crescemos, as prioridades mudam.

É difícil, às vezes impossível, restaurar uma amizade, e na maioria das vezes ela nunca mais é a mesma. No entanto, talvez seja possível melhorar a situação com um pouco de esforço.