Porque os dedos estalam sozinhos?

Perguntado por: ohilario . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Aos estalar os dedos há um atrito entre os ossos e um estiramento da cápsula que forma a articulação e as pequenas bolhas de gases que estão presentes no líquido que lubrifica internamente a articulação são libertadas bruscamente, promovendo o ruído do estalo. Este fenómeno é momentâneo.

O estalado característico acontece porque temos nas articulações o líquido sinovial, que age como um lubrificante, e contém gás oxigênio, nitrogênio e dióxido de carbono. Ao estalar ou dobrar uma articulação, a cápsula articular é esticada e o gás é liberado rapidamente, formando bolhas com esse movimento.

Se você estiver sentindo dor quando suas articulações estalam, então você deve procurar um profissional de saúde. Em termos de articulação os estalos por mais altos ou frequentes que sejam não tendem a ser ou desenvolver sinal de danos graves.

obesidade grave; alcoolismo e tabagismo; deformidades muito acentuadas; limitação de movimentos da articulação.

Em vez de tentar “aliviar” constantemente as articulações, alongue cuidadosamente os músculos; isso pode melhorar a tensão, eliminando a vontade de estalar. Faça movimentos controlados e lentos, respirando fundo durante os alongamentos.

Estalar os dedos eventualmente não faz mal, nem prejudica a articulação, no entanto, se o fizer voluntariamente de forma repetitiva, pode causar problemas como perda da flexibilidade e diminuição da força nos dedos por lesão da estrutura que recobre articulação.

Portanto estalar desde que não tenha dor não é prejudicial, mas se isso for de alguma forma um vício ou válvula de escape para alguma tensão ou preocupação, devemos nos atentar sim a outras causa e procurar um especialista assim como se a sua articulação doer e inchar juntamente com os barulhos.

As duas palavras existem na língua portuguesa. Estalar e estralar são verbos sinônimos e ambos estão corretos. O verbo estalar é o mais utilizado pelos falantes. Podemos utilizar os verbos estalar ou estralar sempre que quisermos referir o ato de dar estalo, rachar com ruído e acontecer subitamente.

Segundo os especialistas, esses estalos vêm das articulações, onde há o líquido sinovial, que contém gases. O que acontece é que quando uma pessoa estala ou dobra uma articulação, estica-se a cápsula articular e o gás é liberado rapidamente, já que se formam bolhas com esse movimento.

Estalar de dedos é uma técnica desenvolvida por Dave Elman, que não era médico e que treinou muitos médicos.

Como fisioterapeuta já começo esse artigo te tranquilizando. De maneira geral não há problema em estalar as costas, mas ainda existem alguns mitos que cercam a ideia de que o ato pode ser prejudicial à coluna. Um deles é que estalar as articulações pode ocasionar artrite, mas isso não é comprovado cientificamente.

Exames de imagem podem auxiliar na detecção da artrose, sendo eles: Raio X: Mesmo que a cartilagem não seja visível no raio-x, a perda é revelada pela redução do espaço articular entre os ossos de seu conjunto. Também é capaz de mostrar a presença de osteófitos ao redor da articulação.

Quando se fala em artrose, a manutenção do peso ideal é sempre apontada como a principal forma de prevenção. Mantendo-se dentro do peso estipulado para a sua altura, você não estará sobrecarregando as articulações, principalmente as do joelho, do tornozelo e dos pés.

As carnes brancas – como o frango e os peixes – são alimentos ricos em colágeno para cartilagem. Os miúdos também são ricos em cobre; sendo assim, podem ser alguns dos melhores alimentos para a cartilagem dentre as carnes.

A artrose ocorre com maior frequência em pessoas acima dos 40 anos, sendo mais comum entre indivíduos na terceira idade. Por muitos anos, especialistas acreditaram que a osteoartrose era um processo natural do envelhecimento, devido à degeneração das articulações.

Tipos de artrose: regiões mais afetadas
No entanto, há homens que podem apresentar a doença antes mesmo dos 40 anos, e as mulheres tendem a apresentá-la dos 40 aos 70 anos mais vezes.

Artrose é cada vez mais comum em adultos entre 30 e 50 anos.

Quando os estalos aparecem com freqüência, pode ser da artrose. “Com o passar do tempo, as articulações vão se desgastando e fazem sons causados pela perda da cartilagem lisa e formação de rugosidades em sua superfície articular”, diz o especialista.

Estalar com freqüência a articulação aumenta a produção de líquidos internos, que pode levar ao engrossamento, lesão, dor e diminuição do movimento articular. O estresse contínuo nos músculos e articulações pode acelerar as manifestações degenerativas normais e naturais que ocorrem nessa região.

O estímulo mecânico provoca um efeito reflexo de relaxamento muscular e de analgesia local. Pode ser realmente saudável se realizada por um quiropraxista graduado, que promove o conforto e o ajuste de partes importantes do corpo”, diz.

Hernandez explica que estalar o pescoço não é capaz de causar um AVC: “O grande problema é quando as pessoas tentam fazer manobras muito vigorosas, muito intensas para conseguir o estalo e, numa dessas manobras, elas podem machucar essa articulação.