Porque os jogadores de futebol cheiram éter?

Perguntado por: opereira2 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.6 / 5 12 votos

Segundo ele, o spray faz parte de um “kit de primeiro socorros” dos jogadores. A fisioterapeuta Fernanda Viegas afirma que ao mascarar a dor, os efeitos depois da partida podem ser mais graves.

O que é lança-perfume? Trata-se de uma droga psicoativa feita a partir de solventes químicos (ou seja, substâncias usadas para diluir outras). A mistura mais comum é composta de éter, clorofórmio e cloreto de etila.

Borrifar direto na vítima, como se fosse um aromatizador, ou mesmo no sistema de ar condicionado, poderia ter esse efeito. Éter e clorofórmio são muito potentes, são depressores do sistema nervoso central. [A pessoa] vai ficar lenta, com a visão turva e pode gerar o desmaio", afirma.

Éter. O composto conhecido como éter, ou éter etílico, já era usado muitos séculos antes da sua eficácia como anestésico ser conhecida. Os seus principais usos medicinais eram o tratamento de infecções pulmonares e do escorbuto - embora o composto também fosse usado como uma droga recreativa.

Os compostos do grupo éter estão presentes também em muitos produtos naturais, como o eugenol, presente no cravo-da-índia, a vanilina, principal componente da essência ou aroma de baunilha e que está presente nas vagens secas da orquídea Vanilla planifolia, e a hipofilantina, principal componente do chá de quebra-pedra ...

Krokodil

A droga considerada mais forte do mundo é a Krokodil. A Krokodil surgiu na Sibéria e na Rússia Oriental. Trata-se de uma droga injetável via intravenosa. É uma versão da Heroína com um custo menor.

O que corta o efeito da cocaína? Na verdade, não há nenhuma substância que consiga cortar os efeitos da cocaína de modo imediato. Em algumas situações, é possível apenas amenizar os sintomas. Por exemplo, o leite, apesar de não cortar o efeito da cocaína, pode ajudar muito o usuário desse entorpecente.

Uma característica predominante no usuário da merla é a presença do cheiro forte de querosene, éter e outras substâncias, que o corpo exala na eliminação (pela transpiração intensa).

A produção do éter etílico se deu a partir da reação de desidratação do álcool etílico sob a ação do ácido sulfúrico. O éter etílico trata-se de um líquido incolor extremamente inflamável e bastante volátil, apresentando uma temperatura de ebulição igual a 34,6 °C.

Esse composto foi descoberto em 1540 pelo botânico alemão Valerius Cordus (1515-1544), quando ele submeteu o álcool etílico à ação do ácido sulfúrico. E em 1842 passou a ser utilizado nos Estados Unidos como anestésico.

Os éteres obtêm-se por desidratação de álcoois na presença de ácido sulfúrico ou, mais vulgarmente, por reação de um halogeneto de alquilo com um alcoolato, pela denominada síntese de Williamson. O éter mais usado e conhecido é o éter dietílico ou etiléter ou ainda éter etílico.

Clorofórmio e as drogas
O clorofórmio, em razão de sua capacidade anestesiante, é um agente químico utilizado em entorpecentes, como o loló e o lança-perfume.

CUIDADOS DE EMERGÊNCIA – se a ingestão foi via oral, dilua com muitos copos de água ou leite, induza ao vômito, dilua novamente com água ou leite.

ESTE PRODUTO SÓ PODERÁ SER COMERCIALIZADO PARA CLIENTES QUE POSSUAM LICENÇA DA POLÍCIA FEDERAL.