Porque os pilotos de F1 usam canudo?

Perguntado por: acavalcanti . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

Durante as corridas, os pilotos tentam reduzir os efeitos do calor apertando um botão no volante para beber isotônico, que fica armazenado dentro do carro. Clique no vídeo e veja como funciona o dispositivo no estúdio virtual!

Porque os pilotos de F1 usam luvas
Inicialmente, recurso serviria para medir pulsação e nível de oxigênio no sangue por parte dos médicos após um acidente. No futuro, equipamento poderá revelar temperatura corporal e taxa respiratória.

A luz piscante na cor vermelha é acionada sempre que a pista fica molhada, para proporcionar uma melhor referência ao piloto que vai atrás e tem sua visão prejudicada pelo spray de água que os pneus levantam.

“Em primeiro lugar, a água esquenta”, explicou Verstappen. “Nós escolhemos quando queremos beber pelo canudo, mas normalmente, depois de dez, quinze voltas, a garrafa de água está vazia de qualquer maneira.” Em seguida, o holandês acrescentou: “Quando a gente acelera, a água entra direto. É muito difícil (beber).

E os pilotos dirigem “deitadosporque, nessa posição, eles ficam acomodados, no design aerodinâmico, por completo. E a posição dá aos pilotos um fácil acesso aos pedais do carro, com os pés.

Algumas companhias aéreas proíbem que os pilotos usem barbas. Isso ocorre porque, durante uma situação extrema, a máscara de oxigênio não vai se encaixar perfeitamente no rosto se o comandante estiver de barba.

Além de usar roupas adequadas, os pilotos precisam cuidar da aparência física. Algumas companhias aéreas proíbem que eles usem barbas. O motivo? Isso ocorre porque a máscara de oxigênio pode não encaixar perfeitamente no rosto se o comandante estiver com barba sem fazer.

Bem, basicamente a resposta é não. Eles não conseguem enxergar absolutamente nada a frente além dos painéis de suas aeronaves. Se você já voou de noite, provavelmente também já notou a imensa escuridão vista da sua janela, com exceção às luzes das cidades quando o avião está em processo de pouso ou decolagem.

How does a Formula 1 pilot urinate whilst racing? Eles simplesmente fazem no macacão. Eles são realmente instruídos a fazer isso por sua equipe, pois você não pode parar para uma pausa no banheiro e é muito perigoso segurá-lo nas forças que atuam em seu corpo.

Para os treinos classificatórios, o pneu deve ser aquecido pelo piloto na pista afim de atingir temperatura e balanço ideais – por isso se diz que um piloto que acabou de trocar seu jogo ainda está com os pneus “frios”.

Por que os pilotos de Fórmula 1 se pesam depois da corrida? A pesagem serve para que os pilotos não tentem obter uma vantagem aumentando ou diminuindo artificialmente sua massa corporal.

A Paddock é o local que abriga as equipes, veículos, oficiais de prova e convidados durante as corridas.

O acelerador, no lado direito, tem um movimento linear nas retas até chegar ao fundo, enquanto o freio se ativa com máxima potência no primeiro ponto de frenagem, sendo liberado a medida que o francês se aproxima do ápice das curvas, para não prejudicar os pneus.

Significado de Paddock
Num autódromo, área onde os carros de corrida ficam estacionados. Etimologia (origem da palavra paddock).

Desde o final de 2017, com a aposentadoria de Felipe Massa, os brasileiros apaixonados pelo automobilismo não têm um representante na Fórmula 1 para poder torcer. Mas ao que parece a espera vai acabar na temporada de 2022.

A organização recomenda que os fãs vistam roupas e sapatos leves e confortáveis, além de levarem agasalho e capa de chuva, e fazerem uso de protetor solar. Já a Polícia Militar pede para que o público vá ao autódromo com antecedência e use transportes públicos. Também é desaconselhado levar objetos de valor.

Para ter o direito de usar o recurso, o piloto deve estar a menos de 1 segundo do carro à frente no momento em que cruzar a linha de detecção. Ao chegar na linha de ativação, o piloto receberá um "bip" no capacete e poderá ativar o botão e abrir a asa traseira, que se fechará ao pisar no freio.

Isso porque o monegasco da escuderia italiana teve trocas no turbo (o terceiro do ano) e no sistema de escape de sua unidade de potência, de modo que está no limite permitido antes de uma penalidade de grid na elite do esporte a motor mundial.

Depois de sete títulos mundiais, 103 poles, 186 pódios, 103 vitórias e 60 voltas rápidas, Lewis Hamilton atingiu mais um marco histórico na Fórmula 1: 300 corridas concluídas.