Porque os veganos não comem chocolate?

Perguntado por: rbarros . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.9 / 5 6 votos

Os chocolates com alto teor de cacau entram na lista de alimentos veganos, pois, geralmente, não possuem leite. O ideal é conferir no rótulo se não existem derivados de leite na composição.

Por que o figo pode não ser considerado vegano? Algumas pessoas da comunidade vegana acreditam que essa relação entre os figos e as vespas, embora mútua, resulta na morte de animais.

Habitualmente, a farinha de trigo é vegana.
Estas substâncias não têm origem animal, mas poderão ser testadas em animais. Além disso, em alguns países é obrigatório a adição de algumas vitaminas, que poderão ter ou não origem animal. Nestes casos é necessário contactar a marca para ter a certeza que a farinha é vegana.

Os veganos têm uma dieta à base de plantas, isto é, comem tudo aquilo que não seja de origem animal ou que tenha envolvido a exploração de animais, sendo assim eles não consomem produtos e derivados da carne, leite, ovos, mel, gelatina, etc.

“Açúcar é, em geral, vegano, o que pode acontecer é que algumas vezes, no processo de clareamento do açúcar refinado, se utiliza char de ossos (ossos carbonizados moídos) como adsorventes em uma mistura com o açúcar (posteriormente o char é retirado). É como se fosse um carvão, mas de origem animal.

Para que seja considerado vegano, um item precisa não ter relação alguma de sofrimento com os animais, ou seja: não pode usar partes animais e nem realizar testes neles. Atualmente, muitas pessoas se preocupam com o bem-estar dos animais e buscam consumir apenas produtos que não os maltrate de maneira alguma.

Conclusão: Nescau Não É Vegano
Infelizmente, o achocolatado mais conhecido do Brasil não é vegano. Apesar do Nescau tradicional não conter leite, contém vitamina D3 de origem animal.

Na culinária o leite de vaca deve ser substituído por leites vegetais, como: leites de arroz, amêndoas, aveia, avelã, girassol e castanhas. O leite de soja também é uma opção, já que é nutricionalmente mais semelhante ao leite de vaca e a opção mais barata.

O número de veganos e alguns tipos vegetarianos que não consomem alimentos de origem animal, como carne, ovos e leite, tem crescido drasticamente. Pois um especialista surpreendeu ao mostrar que esse tipo de dieta leva a um risco maior risco de demência e outros problemas de saúde mental.

Alimentos que são veganos e você não sabia
Isso porque grande parte do que você come são vegetais, como arroz, feijão, legumes, verduras e frutas. Todas elas são opções veganas, que você pode (e deve) continuar a comer normalmente em uma dieta vegana.

Grão-de-bico, todos os tipos de feijões, ervilha, lentilha, soja e favas são ótimos substitutos da carne, fontes de proteína vegetal, vitaminas e minerais, como o ferro.

Pessoas que optam pelo consumo de ovos, mesmo que seja do quintal de casa e de galinhas que não são exploradas em granjas, não são consideradas veganas.

Resultado: Vegetarianos – sejam eles vegans, ovolactovegetarianos, semi-vegetarianos ou pescovegetarianos – têm, em média, um risco 12% menor de morrer em um período de seis anos do que quem come carne.

Ovovegetarianismo mantém os ovos na dieta, mas exclui outros derivados.