Porque pegar a jugular?

Perguntado por: gmartins . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.1 / 5 6 votos

“A introdução de agulha ou cateter na veia jugular interna representa via de acesso venoso central para administração de líquidos parenterais, ou seja, a nutrição venosa, de medicamentos para fins terapêuticos e para aferir a pressão venosa central.”

A veia jugular está localizada no pescoço e sua função é transportar o sangue venoso (rico em dióxido de carbono e pobre em oxigênio) do crânio para as partes do corpo.

Vale ressaltar que tal punção predispõe o cliente/paciente a riscos de saúde de caráter agudo tais como: sangramentos, pneumotórax, hidrotórax, hemotórax, arritmia cardíaca, perfuração cardíaca, hemomediastino, lesão nervosa, disfonia por lesão do nervo laríngeo recorrente, hematomas, dentre outras, requerendo dos ...

A veia jugular é uma via de acesso endovenoso utilizado para a administração de doses mais volumosas e rápidas de medicamentos, líquidos ou sangue, geralmente utilizada em situações de urgência e emergência, cuidados intensivos e cirúrgicos e nos casos de fragilidade de acesso em vasos dos membros superiores e ...

Principais indicações de acesso venoso central:
Monitorização hemodinâmica; Inserção de cateteres de hemodiálise quando paciente não tiver fístula arteriovenosa; Impossibilidade de acesso venoso periférico.

As complicações mais comuns associadas à punção da veia jugular são: punção arterial inadvertida, promovendo hematomas compressíveis, sendo necessário a compressão digital por aproximadamente 10 minutos para prevenir hematomas, lesão do ducto torácico, que ocorre na punção de subclávia à esquerda e infecção no local da ...

A veia jugular interna (VJI) é um vaso bilateral encontrado dentro da bainha carotídea em ambos os lados do pescoço. Ela se estende da base do crânio até a extremidade esternal da clavícula, e recebe oito tributárias ao longo de seu trajeto.

Esses cateteres são frequentemente substituídos a cada 3 a 4 dias para tentar prevenir a irritação da veia ou a infecção do sangue.

Em suma, pode-se dizer que a veia jugular interna representa exatamente as artérias carótidas, com a única diferença que os ramos correspondentes às divisões da caró- tida externa não se reunem em um só tronco, mas desembocam em alturas diferentes."

Por fim, também são muito perigosas e sujeitas a sangramentos fatais as artérias localizadas nas axilas e a braquial ou umeral, na parte superior dos braços, antes dos cotovelos. Veias que vemos nos braços também podem ser atingidas em acidentes domésticos e sangrarem bastante.

veia cava superior

As maiores veias são a veia cava superior e a veia cava inferior, e ambas drenam diretamente para o átrio direito do coração. Todas as veias da circulação sistêmica acabam eventualmente drenando de volta para uma delas.

Não puncionar veias esclerosadas ou membros paralisados, edemaciados ou com lesões.

A maioria dos exames de rotina é feita com sangue venoso, sendo que o local de preferência para a coleta do sangue é a veia jugular, localizada no pescoço, pois é o vaso mais calibroso e, geralmente, o animal sente menos dor ao puncionar.

Não devemos escolher lugares com terapia ou hidratação intravenosa, locais com cicatrizes ou queimadura, perto de onde foi realizado uma mastectomia, cateterismo ou qualquer outro procedimento cirúrgico, áreas com hematomas, abscessos, que já sofreram trombose (pouco flexíveis) e com múltiplas punções recentes.

Segundo os resultados do estudo, aproximadamente 40% dos indivíduos com catéteres centrais apresentaram complicações como inflamação das paredes ou obstrução das veias, suspeita de infecção e trombose.

Continuar lendo O que é a veia jugular?