Porque Pernambuco já foi um país?

Perguntado por: ualbuquerque . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

A Revolução Pernambucana de 1817, de caráter separatista, transformou Pernambuco em uma República por 75 dias. O Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba foram adicionados ao novo país.

75 dias

Por 75 dias, Pernambuco foi um país. Uma nação criada pra ser independente do império português. O povo pernambucano se uniu na luta pela liberdade de pensamento, pelos direitos de cidadania e por uma imprensa livre. Comemorar a Revolução Pernambucana de 1817 é relembrar nossa história.

Esse movimento de caráter separatista e republicano manifestou a insatisfação local com o controle de Portugal sobre a região e com as desigualdades sociais existentes. O acontecimento da Revolução Pernambucana estava diretamente relacionado com os desdobramentos da transferência da Corte portuguesa para o Brasil.

História de Pernambuco
O território onde hoje se encontra o estado de Pernambuco foi primeiro denominado Capitania Luzitânia. A área foi doada pela Coroa portuguesa a Duarte Coelho, em 1535. Coelho se estabeleceu em Olinda, que foi a primeira capital do estado.

Durante os três primeiros séculos da história do Brasil, Alagoas fazia parte da capitania de Pernambuco, tornando-se independente apenas em 1817, como retaliação da Revolução Pernambucana. D. João IV ordenou, deste modo que parte da região sul de Pernambuco passasse a fazer parte da capitania da Bahia.

O primeiro estado do Brasil foi Pernambuco, região situada no Nordeste e que faz divisa atualmente com os estados do Ceará e da Paraíba. O estado foi fundado pela Coroa Portuguesa e se tornou uma das mais prósperas capitanias hereditárias.

Pernambuco é o estado

10 resposta(s) Pernambuco é o estado mais antigo do Brasil. Localizado na região Nordeste, o estado, que faz divisa com Paraíba e Ceará, é uma das regiões mais antigas da Colônia Portuguesa e uma das capitanias mais ricas no período Brasil Colônia.

Pernambuco é conhecido como Leão do Norte por sua história de lutas libertárias, como a Batalha dos Guararapes, as revoluções dos Mascates, Praieira e de 1817, além da Confederação do Equador, e mais, recentemente, na redemocratização do país.

Em 1501, a expedição do navegador Gaspar de Lemos fundou feitorias no litoral da colônia portuguesa. Nessa época, teve início o processo de colonização de Pernambuco.

A colonização efetiva de Pernambuco ocorreu com a chegada de Duarte Coelho, donatário da Capitania que se estendia desde Igarassu, ao norte, até o rio São Francisco, ao sul. Era a Nova Lusitânia, nome dado à Capitania pelo próprio donatário. Duarte Coelho era filho bastardo do navegador português Gonçalo Coelho.

A Proclamação da República aconteceu no dia 15 de novembro de 1889, em decorrência de um movimento articulado entre civis e militares e sem a participação do povo. Um golpe de estado, liderado pelo Marechal Deodoro da Fonseca, depôs o então Imperador D. Pedro II e decretou o fim da Monarquia vigente até então.

A Revolução Praieira, também denominada "Insurreição Praieira", "Revolta Praieira" ou simplesmente "Praieira", foi um movimento de caráter liberal e separatista que eclodiu, durante o Segundo Reinado, na província de Pernambuco, entre 1848 e 1850.

Muitos estudiosos afirmam que o descobridor do Brasil foi o navegador espanhol Vicente Yáñez Pinzón, que no dia 26 de janeiro de 1500 desembarcou no Cabo de Santo Agostinho, litoral sul de Pernambuco — esta considerada a mais antiga viagem comprovada ao território brasileiro.

A Capitania de Pernambuco compreendia um território bem maior que o atual. Incorporava o que chamamos hoje de estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas, Ceará e parte da Bahia.

Pernambuco pagou caro pelas rebeliões. Em 1817, perdeu Alagoas. Em 1824, perdeu o território da margem esquerda do Rio São Francisco, que passou para Minas Gerais e, três anos depois, à Bahia.

História do Pernambuco
O território de Pernambuco foi um dos primeiros ocupados pelos portugueses no Brasil. Por meio da divisão das chamadas Capitanias Hereditárias, em 1534, iniciou-se o povoamento da região, sendo que os portugueses desbravavam as matas do litoral em busca de madeira e minerais preciosos.