Porque Pompeia tem esse nome?

Perguntado por: aaraujo4 . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.5 / 5 10 votos

Lá pela década de 1910, o dono Companhia Urbana Predial, Rodolpho Miranda, comprou vários desses lotes com a intenção de transformá-los em um bairro. Então, ele deu a esse loteamento o nome de Villa Pompeia, em homenagem à sua esposa, Aretusa Pompéia.

A palavra pode ser interpretada como referência à destruição de Pompeia, como uma condenação Divina da cidade pela destruição pela mão dos romanos de Seu Templo Sagrado, em Jerusalém.

A região onde Pompeia se localiza, era habitada pelos oscos. Os oscos eram de origem indo-europeia, do centro sul da península itálica. Foram eles que fundaram Pompeia no século VII a.C..

Significado de Pompeia
Pompeia vem do verbo pompear. O mesmo que: pimpa, ostenta, galhardeia.

Inicialmente, acreditava-se que os principais sobreviventes da erupção do vulcão eram homens ricos, contudo, evidências mostram que a maioria dos refugiados era mulheres e escravos. Novos projetos arquitetônicos nas cidades próximas de Pompeia mostram que o governo romano cuidou de muitos refugiados após o desastre.

Os corpos foram encontrados em Civita Giuliana, a 700 metros a noroeste do centro da antiga Pompeia, numa câmara subterrânea dentro de uma grande propriedade que está sendo escavada.

Cidade foi completamente destruída pelo vulcão Vesúvio no ano de 79 d.C.; 1.300 corpos já foram localizados. Dois esqueletos foram encontrados nas ruínas de Pompeia, a antiga cidade romana destruída por uma erupção do vulcão Vesúvio há quase 2.000 anos, informou o Ministério da Cultura da Itália nesta terça-feira (16).

No século 1, prosperidade econômica, liberdade religiosa e uma profusão de opções de lazer e diversão faziam de Pompeia um dos locais mais agradáveis para se morar em todo o Império Romano.

As pessoas em Pompéia e Herculano não viraram pedra. Elas foram cobertas por cinzas vulcânicas em alta temperatura e morreram. Essas cinzas se solidificaram no que conhecemos por pedra-pomes , também chamada pumice. É um tipo de pedra muito leve e permeável (água e gases passam com relativa facilidade).

Estima-se que 16 000 cidadãos de Pompeia e Herculano morreram devido ao fluxo piroclástico hidrotermal de temperaturas superiores a 700 °C.

Ao atingir o solo pompeiano minutos após a erupção do monte, a “avalanche” de fluidos foi responsável por gerar uma enorme nuvem de cinzas e gases que, por sua vez, teria sufocado a maioria dos habitantes de Pompéia – dentro de suas casas, nas ruas ou praças da cidade.

De acordo com a famosa carta de Plínio, o Jovem a Tácito, a erupção do Vesúvio que destruiu Pompéia, Herculano, Stabia e Oplontis, na área da atual cidade metropolitana de Nápoles, ocorreu entre 24 e 25 de agosto de 79 D.C. Quase 2.000 anos após o episódio que destruiu grande parte do território e cidades vizinhas, uma ...

Um estudo publicado na revista Analecta Romana, mostra para onde foram os sobreviventes da erupção do Monte Vesúvio, que ocorreu em 79 d.C.. Entre 15 e 20 mil pessoas viviam nas cidades italianas de Pompeia e Herculano na época.

Arqueólogos anunciaram nesta terça-feira (16/05) a descoberta de dois esqueletos em Pompeia, que evidenciam que nem todas as vítimas da devastadora erupção do vulcão Vesúvio em 79 d.C morreram em razão do calor ou das cinzas que cobriram o local e preservaram os corpos de muitos de seus moradores.

Popularmente, acredita-se que esses monumentos sejam corpos petrificados de pessoas atingidas pela erupção do Monte Vesúvio, sem conseguir deixar a região. Porém, esses corpos só foram colocados lá após o ano de 1800, ou seja, até então não haviam rastros dos humanos reais petrificados na região.