Porque por quê ou porquê?

Perguntado por: aguimaraes2 . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.9 / 5 17 votos

“Por quê” deve ser usado no final das frases e tem o mesmo sentido de “por qual razão”. Já “porque” tem o mesmo valor de “pois” e é usado em respostas. Por fim, “porquê” é sinônimo de “motivo”, e sempre deve ser precedido de um artigo ou numeral. Ufa, são muitas regras, não é mesmo?

“Por quê”: deve ser usado em fim de período; portanto, antes de ponto-final, ponto de exclamação e de interrogação. “Porque”: pode ser substituído pelas expressões “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de que”. “Porquê”: é um substantivo e tem o mesmo significado dos termos “razão” e “motivo”.

“Lembra aquela música? 'Só eu sei as esquinas por que passei', lembra?”. Com esse exemplo, ele explica que o “por que” também é separado quando equivale a "pelo qual", "pela qual", "pelos quais", "pelas quais". No caso da música, a letra também poderia ser: “Só eu sei as esquinas pelas quais passei”.

Ela comprou este livro porque estava mais barato. Ele veio porque o convidei. Porque não estudou, foi mal na prova. “Porquê” é sinônimo de “motivo” ou “razão” e pode ser substituído por esses termos.

Porque junto e sem acento é usado em respostas e frases afirmativas. Por funcionar como uma conjunção, ele liga duas orações explicando a relação de causa entre elas. Veja os exemplos: Não viajei porque não tinha dinheiro.

diferentes: porque, porquê, por que e por quê. O usuário da língua portuguesa sempre tem dificuldade em entender o emprego desse vocábulo.

1 tal porque, isso pois, tal pois, isso visto que, tal visto que, isso por causa de, tal por causa de, isso devido a, tal devido a, isso pelo motivo de, tal pelo motivo de, isso graças a, tal graças a, isso uma vez que, tal uma vez que, isso posto que, tal posto que, isso dado que, tal dado que, isso em razão de, tal ...

Esses dois grupos de “porques” são usados para duas situações diferentes: perguntas e respostas. Uma forma muito simples de memorizar os dois tipos é saber que: o “por que” separado é usado em perguntas e o “porque” junto é usado em respostas.

Esta é fácil: use "a" para tempo futuro e "há" para tempo passado.

- Por que: usado no início ou meio das orações. Aparece em frase interrogativas e pode ser substituído pelas expressões “pelo qual”, “ por qual”. Exemplo: este é o motivo por que (por qual) estamos lutando. - Por quê: aparece sempre ao final das frases interrogativas.

O por que, separado e sem acento, é utilizado no início de uma pergunta ou para relacionar com um termo anterior. Como pergunta, é substituído por por qual motivo, por qual razão etc. Já como um termo relativo, pode ser trocado por pelo qual, por qual, entre outros.

Aonde ou onde são termos gramaticalmente corretos e, embora os dois sirvam para indicar lugar, cada um deles tem uma aplicação adequada. Enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento, e essa é a principal diferença entre as duas palavras.

Por quê: usado em perguntas diretas ou para expressar dúvidas em frases declarativas, mas apenas quando aparece ao final da sentença. Porque: usado para indicar o motivo, a razão de algo, geralmente em frases declarativas. É uma conjunção. Porquê: usado como sinônimo de “motivo”.

Em todas elas deveria ter sido utilizado o advérbio interrogativo porque: «Porque não?»; «Porque fazes tantas perguntas?»; «Porque demoram?». Por que (duas palavras) emprega-se quando na frase está expresso o substantivo ao qual o que diz respeito. Exemplo: «Não sei por que motivo ele não veio.»

A vírgula é um sinal de pontuação usado para indicar pequenas pausas durante a leitura, além da separação de termos no enunciado para evitar ambiguidade na interpretação. A vírgula é utilizada na escrita para indicar leves pausas e para destacar elementos no enunciado, ajudando a evitar ambiguidade.

Continuar lendo