Porque psicólogo é chamado de doutor?

Perguntado por: ereis7 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.7 / 5 6 votos

Teoricamente, no meio acadêmico, só aqueles que fizeram e concluíram um doutorado recebem o título de "doutor". E isso vale para todas as profissões.

Doutor é apenas quem faz Doutorado. E isso vale também para médicos, dentistas, etc, etc. A tradição faz com que nos chamemos de Doutores. Mas isso não torna Doutor nenhum médico, dentista, veterinário e, mui especialmente, advogados.

Em 1827, Dom Pedro I decretou que aquele que concluísse os cursos de ciências jurídicas e médicas no Brasil deveria ser tratado como “Doutor“. Médicos e advogados continuam sendo chamados assim por tradição. Um abraço para todos.

Usualmente pessoas que atuam como médicos, advogados, veterinários, dentistas e psicólogos são chamados de doutor ou de doutora.

A psicologia é uma ciência complexa e, por isso, a formação de um psicólogo requer muito estudo e dedicação. Apesar de ser um profissional habilitado para atuar em diversas áreas, o psicólogo não é um médico e, portanto, não pode ser chamado de doutor.

R$ 2.736,39

O salário médio de um Psicólogo no Brasil é de R$ 2.736,39. Os estados onde a profissão de Psicólogo têm os melhores salários são Sergipe, Rio de Janeiro e Roraima. As especialidades com os melhores salários são Psicologo do Esporte, Psicologo Juridico e Psicologo do Trabalho.

Os títulos acadêmicos são divididos em graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado ou PhD e pós-doutorado.

Apesar de muitos biomédicos seguirem a carreira acadêmica por meio do doutorado, ele não é obrigatório para exercer a profissão. Dessa forma, apenas o título de Bacharel em Biomedicina não garante o título de doutor ou doutora aos profissionais.

Diferencial para o egresso: O farmacêutico que comprovar a conclusão do curso de pós-graduação stricto sensu nos moldes acima poderá solicitar o registro de título de mestre ou doutor no CRF. Este título permite ao profissional, além de obter conhecimento mais profundo na área, atuar na área acadêmica.

De acordo com o Dicionário Aurélio, o doutor é aquele que se formou em uma universidade e recebeu a mais alta graduação, após ter feito a defesa de uma tese. Este título deve, então, ser atribuído aos profissionais que concluem o curso superior de doutorado, que envolve a pós-graduação stricto sensu depois do mestrado.

Desde a publicação da Resolução COFEN-256/2001 os Enfermeiros (obviamente os de nível superior, embora a população geralmente chamem Técnicos e Auxiliares de Enfermagem de Enfermeiro) podem usar o título de Doutor.

É, como já dito, um título obtido exclusivamente por quem concluiu o doutorado. Trocando em miúdos, nenhum profissional pode exigir ser chamado de doutor ou utilizar esse termo como forma de distinção social, ainda mais se nunca fez uma pós-graduação.

CFFa recomenda denominação de Doutor para profissionais fonoaudiólogos. A partir de agora, os Fonoaudiólogos poderão utilizar, como pronome de tratamento, a denominação de Doutor para fins de divulgação profissional.

Art. 53 Toda publicidade veiculada por psicólogo conterá obrigatoriamente o nome completo do profissional, a palavra psicólogo, a sigla do Conselho Regional de Psicologia onde tenha sua inscrição e o número desta inscrição.

O uso do jaleco pode ajudar o psicólogo a se sentir mais confiante e seguro em relação à sua profissão. Ele também pode servir como um lembrete para o profissional de que ele está representando a profissão da saúde e deve agir de acordo com os seus valores.

O psicólogo, então, é aquele que irá utilizar a terapia como um meio para trabalhar questões e problemas psicológicos e comportamentais. O acompanhamento psicológico, geralmente, é feito através de conversas e técnicas, que o psicoterapeuta irá utilizar para identificar a raiz desses problemas.

O grau de Doutor em Filosofia em Psicologia é um grau superior de pesquisa. Este programa de pós-graduação em pesquisa equipa os graduados com conhecimento avançado de métodos de pesquisa e habilidades para conduzir pesquisas de forma independente em muitas áreas da ciência comportamental.

A Psicologia costuma olhar para os problemas psicológicos pela perspectiva filosófica, social e comportamental do indivíduo, buscando compreender as causas. A Psiquiatria atua pela visão médica, identificando os transtornos e prescrevendo os medicamentos adequados.