Porque quadriciclo não tem placa?

Perguntado por: asilveira9 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

Precisa emplacar? Ainda de acordo com essa resolução do Contran, passa a ser necessário o emplacamento de quadriciclos em sua parte traseira, assim como em motos. E assim como qualquer outro veículo emplacado, o quadriciclo deverá pagar todas as taxas anuais do DETRAN, tais como IPVA, licenciamento, e DPVAT.

Concluímos então que ainda não existe legislação para o emplacamento dos quadriciclos comercializados no Brasil. Na categoria de quadriciclo “off-road” a regra principal de circulação é a de não trafegar nas vias públicas.

Veja regras. A resolução nº 934 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de 2022, dispõe sobre o registro e o licenciamento de ciclomotores e ciclo-elétricos no Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).

De acordo com o modelo, a velocidade máxima varia bastante. Modelos de 50 cc desenvolvem em média velocidade de 40 km/h. Já os modelos esportivos, leves, mas com muitas cilindradas, podem fazer até mais de 100 km por hora.

Apenas motos de 50 cilindradas, os ciclomotores, que dispensam a CNH. Além disso, a categoria da habilitação para dirigir um quadriciclo é a B. Mesma categoria que se necessita para carros.

Apesar do grande alcance em praias e regiões costeiras, o uso dos quadriciclos se limita apenas às vias urbanas, como explica o agente de trânsito da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Maceió (SMTT), David Cavalcante.

O triciclo automotor, veículo dotado de três rodas, pode ser de cabine fechada ou aberta. Conforme estabelece o art. 1º, IV da Resolução nº 14/1998 do CONTRAN, o cinto de segurança não é equipamento obrigatório para qualquer triciclo, seja de cabine aberta ou de cabine fechada.

Assim como os quadriciclos, os UTVs não podem ser emplacados e, portanto, não estão autorizados a circular em vias públicas.

O quadriciclo conta com cinco marchas, todas acionadas com pedal para cima, assim como em uma moto. A diferença é que esse veículo não possui embreagem, é só acelerar e ir passando as marchas.

A legislação atual exige para dirigir triciclos a habilitação categoria "A", ou seja a mesma para motocicletas. O motivo é que os triciclos são abertos e não é obrigatório cinto de segurança. Ocorre que os triciclos não veículos situados entre as motocicletas e os automóveis. Ou seja, não é nenhum nem outro.

Os quadriciclos também podem ser usados como veículos utilitários, como na agricultura, permitindo acessar terrenos mais complexos, ou no policiamento e patrulhamento de áreas remotas.

Mas o que pouca gente parece saber é que segundo o artigo 143 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), é necessária a carteira nacional de habilitação (CNH) categoria "B", para conduzir um quadriciclo.

Proibido o tráfego de veículos com PBT superior a 45 toneladas e/ou comprimento superior a 23,00 metros. Toda rodovia. Proibido o tráfego de veículos com PBT superior a 25 toneladas.

Honda TRX 420 FourTrax – R$ 34.320
A Honda TRX 420 FourTrax é o quadriciclo mais barato desta lista e o de maior difusão no país, dada a grande rede de assistência da Honda Motos em todo o país.

O quadriciclo faz, em média, 20 km/l. Com o tanque de 14,7 litros, o veículo pode chegar a uma autonomia de 294 km. Além disso, o TRX conta com transmissão manual de cinco velocidades e ré, sistema de partida elétrico e injeção eletrônica.

Conduzir um quadriciclo não é uma tarefa difícil. Com algumas orientações já é possível dar as primeiras voltas. O desafio, no entanto, não está em como conduzir, mas sim em conduzir de forma segura. Muitos motoristas começam a andar de quadriciclo com diversos vícios de direção.

A partir de R$ 48.247 Preço público sugerido.

Olá, para criança na garupa a idade mínima é de 7 anos e para pilotar a partir de 15 anos, mas passará por um teste e não poderá levar garupa, um adulto deverá acompanhar o menor em outro quadriciclo além do guia que acompanhará o grupo.