Porque quando toma Cystex a urina sai verde?

Perguntado por: bveiga . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 4 votos

A bactéria que pode deixar a urina verde é a Pseudomonas aeruginosa. Entre os medicamentos que tornam a urina verde, os mais comuns são: amitriptilina, propofol, nitazoxanida, Sepurin® ou Cystex® (contêm Metenamina + Metiltionínio), metoclopramida e indometacina.

Deve haver grande melhora dos sintomas após 48-72h do início do tratamento.

Como o Cystex funciona? O cloridrato de acriflavina é um derivado de acridina, o que lhe confere propriedades antissépticas e bacteriostáticas contra muitas bactérias Gram-positivas e, com menor efetividade, contra Gram-negativas.

O medicamento pode causar diminuição da micção e distúrbios gastrintestinais, tais como náuseas, vômitos e diarreia. Este medicamento também pode causar ressecamento da boca e dificuldade para engolir e falar, sede, diminuição da secreção brônquica, dilatação da pupila (midríase), rubor e ressecamento da pele.

A recomendação é que não sejam consumidos por mais que dois dias.

Eventualmente, a origem de uma urina esverdeada é uma infecção urinária. A bactéria que pode deixar a urina verde é a Pseudomonas aeruginosa.

Urina amarela forte ou muito amarela
Geralmente, quando a urina está muito amarela pode ser um indicativo de desidratação. Mas, em alguns casos, também pode ser um sintoma de quadros mais sérios, como infecção urinária, seja na bexiga (cistite) ou na uretra (uretrite), especialmente se estiver com um odor forte.

A urina esbranquiçada/leitosa pode ser sinal de infecção urinária devido a presença de pus. Assim como a cor vermelha ou rosa também pode estar relacionada. “O motivo é a presença de bactérias e sangue na urina, geralmente, está acompanhada de dor ao urinar e/ou febre”, afirma Brandão.

Limpar o canal da uretra constantemente evita que as bactérias se instalem. Limpe-se bem. Usar uma duchinha ou lenços umedecidos depois de evacuar garante que a sua pele fique livre de quaisquer resíduos. Enxugue-se de frente para trás.

Café e e alimentos ricos em cafeína, como chá verde, chá preto e chá mate; Carnes processadas, como salsicha, linguiça, presunto, mortadela e bacon; Bebidas alcoólicas; Farinha branca e alimentos ricos em farinha, como bolos, biscoitos e pães.

Beber em média 2 litros de água durante o dia. Também é possível, com orientação médica ou de nutricionista, ingerir bebidas com ação diurética, como chá verde, hibisco, cavalinha, carqueja e erva-doce, pois auxiliam a diluir a urina e aumentar a excreção urinária. Urinar sempre que sentir vontade.

Os analgésicos associados com antibióticos ajudam a melhorar o quadro de dor ao urinar, podendo ser prescrito anti-inflamatórios sistêmicos como a nimesulida e ibuprofeno, ou locais como o Pyridium ou Uristat, por exemplo.

A infecção urinária simples pode ser tratada com medicações como Sulfametoxazol-trimetoprim, Fosfomicina, Nitrofurantoína ou as Cefalosporinas. Os antibióticos da classe das quinolonas (ciprofloxacina e outros) devem ser evitados como primeira escolha porque os efeitos colaterais podem ultrapassar os benefícios.

Mas as causas por trás desse problema de saúde são diversas, entre elas higiene inadequada, histórico familiar, gestação, infecção hospitalar, atividade sexual e doenças crônicas, como diabetes. A infecção urinária pode afetar bexiga (quando ganha o nome de cistite), uretra (uretrite) ou rins (pielonefrite).

Os principais antibacterianos indicados para o tratamento da cistite são ciprofloxacina, norfloxacina, amoxacilina e, sulfametoxazol com trimetropina. Por se tratarem de remédios antibióticos, sua compra é feita somente mediante retenção da prescrição médica.

Acriflavina + Metenamina + Metiltionínio + Belladonna é uma associação contendo cloridrato de acriflavina 15 mg + metenamina 250 mg + cloreto de metiltionínio 20 mg. A acriflavina é um agente antisséptico tópico derivado de acridina.

Ele é bom para infecção urinária”.
...
No entanto, abaixo estão alguns chás que podem ajudar a complementar o seu tratamento:

  • Folha de uva-ursina.
  • Pó de raiz de hidraste.
  • Cabelo de milho.
  • Folha e raiz de dente-de-leão.
  • Folha seca de bucho.
  • Cavalinha.
Continuar lendo Para que serve o Cystex?