Porque se chama sutiã?

Perguntado por: anogueira . Última atualização: 3 de junho de 2023
4.7 / 5 7 votos

O sutiã (do francês "soutien", que significa "apoio, proteção, segurança") é uma peça de lingerie desenvolvida para sustentar e modela as mamas.

O sutiã é uma peça muito importante para o dia a dia da mulher, contribuindo diretamente para a sustentação das mamas.

Conhecidos como “apodesme”, esses sutiãs primitivos eram feitos de tecidos naturais, como lã ou linho. Porém, nessas peças não estava em jogo a questão da sedução. Em princípio, o que se buscava era a proteção interna e a praticidade na sustentação dos seios, sobretudo nas práticas esportivas.

  • Caresse Crosby
  • Alicia Chong Rodriguez

Afinal, o correto é sutiã, soutien ou sutien? Vamos direto ao ponto: “sutien” não existe na Língua Portuguesa, ou em qualquer outra; então essa opção já podemos descartar do nosso vocabulário. Já “soutien” existe, mas apenas no francês.

Mas o que está por trás do movimento #NoBra? Mulheres sul-coreanas estão postando fotos nas redes sociais sem sutiã por baixo da roupa. Usando a hashtag #NoBra, que quer dizer "sem sutiã", o movimento está ganhando força na internet.

Ao que tudo indica, a sua versão mais antiga — o corpete — começou a ser usado na Grécia Antiga, mais especificamente na Ilha de Creta, há aproximadamente 4.500 anos. De início, eles eram usados para evitar que a queda natural dos seios trouxesse mudanças na aparência das mulheres.

Quem viu, lembra. A famosa campanha publicitária de Washington Olivetto para a marca Valisere em 1987. Trata-se de uma menina de uns 12 anos que ganha seu primeiro sutiã. Ela chega no quarto e surpreende-se com uma caixa de presentes deixada sobre a cama.

Renata Batista: Na verdade, dormir com sutiã geralmente não é recomendado. Muitas vezes quando dormimos, nos mexemos de um lado para o outro sem percebermos. Isso faz com que o sutiã se alargue ou até mesmo fique na posição errada, o que pode trazer problemas para a pessoa.

O que ocorre , independente do uso do sutiã , é a perda natural do tônus muscular e do colágeno e elastina da pele com o passar dos anos que resulta na maior flacidez para todas as pessoas.

Não existem regras sobre não usar sutiã, mas questão ainda é tabu no trabalho.

11 anos

Cada menina tem um biotipo. Por isso, é importante a mãe avaliar se o seio já está dando sinais de crescimento e em qual momento a menina está preparada para começar a usar a peça. A idade média para a menina começar a usar sutiã é entre 9, 10 e 11 anos.

Lingerie no século XIX
Pode-se dizer que a história da lingerie tem início no século XIX, quando, em 1800, foram criadas as primeiras calcinhas, que na verdade eram chamadas de pantaloons.

Sabe aquele look incrível que você não quer que a lingerie fique aparecendo? O sutiã adesivo será seu melhor amigo nessa ocasião! Sem alças, nem laterais, ele é preso à pele por meio de um material aderente, oferecendo muito conforto e confiança.

Foi muito insolente e muito descarada, e houve algumas prisões — Peggy Dobbins foi acusada de soltar uma bomba de fedor. Mas não queimamos nenhum sutiã; isso foi uma invenção da mídia…”

ANOS 20 – Esta década marcou a chegada do sutiã no Brasil. Durante esse período foi lançado um modelo já bastante parecido com os atuais: triângulos de tecido unidos com elástico passado sobre os ombros e alças cruzadas nas costas.

O bojo é a parte modeladora, que fica por cima dos seios e dá a forma. Já o enchimento pode estar contido dentro do bojo, garantindo mais volume, sustentação ou aproximação dos seios. Então, a diferença básica entre os bojos é se ele possui ou não enchimento.

sutiãs | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.