Porque se espreguiçar é tão bom?

Perguntado por: ghilario . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
3.9 / 5 18 votos

Espreguiçar ajuda na lubrificação das articulações, o que faz com que elas fiquem em ordem e com bom funcionamento. Ao longo dos anos, é normal perder a flexibilidade. Ao alongar, você ajuda a preservar isso, evitando ainda problemas na coluna e nos joelhos.

Tão natural quanto acordar, o hábito de se espreguiçar após uma boa noite de sono parece até uma resposta do nosso corpo querendo despertar para o dia. Ou seja, quando esticamos todos os nossos músculos, começa também um processo no organismo que gera uma série de benefícios que aumentam o ânimo e a disposição.

Por que sentimos vontade de espreguiçar? “Quando ficamos em uma mesma postura por muito tempo, uma parte dos músculos se ressente, seja por estarem alongados ou contraídos”, explica o professor de Educação Física, Carlos Ugrinowipsch, da Universidade de São Paulo.

Diferente dos músculos que são paralisados durante a noite, a musculatura do pescoço continua ativa, para que possamos respirar normalmente. A diferença é que a musculatura ao redor da garganta fica mais estreita mesmo, o que pode ter um lado negativo: o ronco.

3 sinônimos de espreguiçar para 1 sentido da palavra espreguiçar: 1 despertar, espertar, estimular.

“Quando dormimos, nosso corpo está relaxado, sem o tônus muscular. Por isso, algumas pessoas, quando se levantam muito depressa até sentem um pouco de tontura. Espreguiçar e levantar devagar pode evitar essa tontura e até uma queda”, observa a reumatologista.

Quando começa a ficar com fome, o bebê tende a se espreguiçar mais. Além disso, o pequeno fica mais agitado e passa a se mexer mais. O bebê também começa a virar o rostinho para os lados, como se estivesse procurando o seio ou a mamadeira. Já quando está com muita fome, o bebê tem algumas reações diferentes.

1. Tirar a preguiça a. 3. [Figurado] Espraiar-se; alastrar-se.

Espreguiçar-se funciona como uma forma de preparo para as atividades que vamos encarar ao longo do dia. Além disso, o alongamento ativa os músculos, ajuda na circulação sanguínea e contribui para o bom humor.

O alongamento aumenta a amplitude de movimento, mantém os músculos flexíveis, melhora a postura e o equilíbrio, e ajuda a prevenir quedas. Mas à medida que envelhecemos, o alongamento se torna ainda mais importante. Pois suas articulações se tornam menos flexíveis com o tempo.

despreguiçarConjugar
v. pron. Estirar os braços ou as pernas por causa da preguiça ou do sono. Desentorpecer-se.

Ao levantar-se da cama, faça-o com movimentos suaves, espreguiçando-se, pois isso é bom para as articulações e para a musculatura. Faça exercícios de alongamento, quando orientada. No caso de cãibras, friccione o local dolorido e faça compressas quentes na região.

espreguiçarespreguiçar | v.
...
es·pre·gui·çar çar

  1. Tirar a preguiça a.
  2. Estirar os braços ou as pernas, por indolência ou sono. =
  3. [Figurado] Espraiar-se; alastrar-se.

Sim, a alma pode deixar o corpo momentaneamente e voltar depois. Há uma série de questões de “O Livro dos Espíritos” que tratam dessa questão. Os benfeitores explicam que, durante o sono, por meio do sonambulismo ou pela mediunidade, um Espírito encarnado é capaz de se desdobrar.

Sabe aquela sensação de estar caindo, logo quando você está pegando no sono, que o faz despertar subitamente? Esse fenômeno é conhecido como espasmo hípnico, e por enquanto, só existem teorias para o explicar. O espasmo hípnico é um espasmo ou contração involuntária dos músculos, que desperta violentamente uma pessoa.

Muitas pessoas emitem um som estranho ao expirar durante o sono – parecendo gemer ou gemer, sendo caracterizado como Catatrenia. Esses sons ocorrem com a expiração, mas também estão associados a outras alterações no padrão respiratório.

2 preocupado, apreensivo, abalado, aflito, alterado, alvoroçado, angustiado, ansioso, comovido, conturbado, convulsionado, desassossegado, desequilibrado, desnorteado, desvairado, exagitado, exaltado, excitado, inquieto, irrequieto, nervoso, perturbado.