Porque sempre tenho amigdalite?

Perguntado por: asilva . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.2 / 5 9 votos

Alguns fatores como mudanças bruscas de temperatura, convivência com fumantes, exposição continuada ao ar condicionado e, sobretudo, situações de queda na imunidade podem predispor o indivíduo à desenvolver uma amigdalite. O refluxo gastroesofágico, igualmente, é uma causa importante de amigdalites de repetição.

Como se prevenir?

  1. Evite ambientes com ar-condicionado, o vírus se propaga mais rápido e resseca as mucosas, diminuindo a resistência das amígdalas;
  2. Quando o seu caso for amigdalite bacteriana, tome os remédios prescritos pelo médico durante os dias determinados. ...
  3. Fique longe de cigarros.

As amigdalites costumam ocorrer depois dos 12-18 meses de idade, e podem ocorrer de forma recorrente em certos bébés ou crianças. Nesses casos, o processo de repetição é travado com recurso a vacinas preventivas, ou cirurgia em casos de não se conseguir travar este ciclo infeccioso.

Causas da amigdalite de repetição
Alguns fatores podem nos tornar predispostos às amigdalites de repetição como fatores genéticos, doenças crônicas como a diabetes mellitus, obesidade, refluxo gastroesofágico e hipertensão, assim como os problemas no sistema imunológico.

Algumas crianças apresentam amigdalites de repetição, nestes casos devem ser investigados fatores predisponentes como respiração oral, alergias, refluxo gastresofágico, etc. Estas condições devem ser controladas para reduzir o número de infecções.

O perigo da amigdalite
Mais conhecida como uma simples dor de garganta, a amigdalite causada pelo estreptococo do grupo A atinge principalmente crianças em idade escolar. Tratada geralmente de maneira incorreta, pode levar à febre reumática.

Faça gargarejos com água salgada em temperatura ambiente por 30 segundos após as refeições. Isso pode ajudar tanto a desalojar as pedras quanto a aliviar qualquer dor decorrente de sua presença; Use um fio dental de água (também chamado de Waterpik) para ajudar a remover suavemente a pedra da amígdala.

Quando a infecções nas amígdalas se tornam recorrentes, a cirurgia pode ser a solução. Além da frequência com que acontecem, deve-se levar em conta os danos que são gerados no paciente. Neste aspecto, a cirurgia pode ser recomendada se a criança perde muitos dias de escola durante o ano por causa de amigdalites.

Amigdalite crônica
São infecções recorrentes na amígdala, que podem causar mau hálito, dor de garganta e nódulos cervicais persistentes. Há casos em que, em apenas um ano, o paciente apresenta sete inflamações diferentes. Portanto, o tratamento deve ser contínuo, assim como o acompanhamento médico.

O preço da cirurgia de remoção das amígdalas pode variar bastante a depender dos honorários médicos, técnicas empregadas, estrutura hospitalar e localização do hospital. No entanto, o procedimento pode ser encontrado por valores que variam entre R$6.000,00 e R$15.000,00.

COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO DA AMIGDALITE
Para auxílio diagnóstico o médico pode solicitar alguns exames, como: teste rápido para detecção do Estreptococo; cultura da secreção da garganta; teste de mononucleose; e contagem de células sanguíneas.

Gargarejo de água morna e sal
O gargarejo com água morna e sal é uma receita caseira para dor de garganta muito antiga, que você provavelmente já deve ter ouvido falar. A água morna promove a dilatação dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação e o aumento das células de defesa do organismo.

Além de gerar sintomas já conhecidos como dor de cabeça, tosse, mau hálito e febre, quando a infecção nas amígdalas é provocada pela bactéria Streptococcus pyogenes, pode casuar otites, sinusites ou febre reumática, que com o passar do tempo pode evoluir para uma cardiopatia reumática crônica --que acomete estruturas ...

“Vários são os fatores que podem levar a esse quadro, mas os principais são o uso abusivo ou incorreto de antibióticos, alteração da microbiota local, infecções virais e baixa imunidade”, explica a médica.

Se a amigdalite é recorrente, ou seja, se repete várias vezes, existe um quadro de amigdalite de repetição, causado, em muitos casos, pela bactéria Streptococcus beta hemolítico do grupo A.

A amigdalite é considerada crônica quando a inflamação é recorrente, causando nódulos cervicais. Mais comum em crianças, podendo ter mais uma ocorrência ao ano. É recorrente mesmo sob medicação, podendo durar por duas semanas ou mais.

“A vantagem do uso da benzilpenicilina é o seu rápido efeito, com início de 15 a 30 minutos após a aplicação. A ação se prolonga por um período de, em média, 21 dias.

A causa mais frequente é uma infecção viral, como, gripe, resfriado, mononucleose e doenças da infância para as quais existe vacina, como sarampo, coqueluche, catapora e difteria.