Porque ser feliz é uma escolha?

Perguntado por: egomes . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

A felicidade é uma escolha que nasce no coração e deve ser praticada com ânimo todos os dias. Seja sincero com você e com os seus sentimentos e você será verdadeiramente feliz. Para ser feliz, não podemos desistir daquilo que faz nosso coração bater mais rápido. Na maioria dos dias, é a felicidade que me guia.

Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma.

Felicidade é o estado de quem é feliz, uma sensação de bem estar e contentamento, que pode ocorrer por diversos motivos. A felicidade é um momento durável de satisfação, onde o indivíduo se sente plenamente feliz e realizado, um momento onde não há nenhum tipo de sofrimento.

Podemos concluir que a felicidade é a busca continua do bem estar, o equilíbrio emocional e racional, em dominar os pensamentos e paixões, procurar ter uma vida com virtude e evitar os vícios, conhecer a si mesmo, em do que é capaz, procurar sempre melhorar.

Normalmente, uma pessoa é definida como feliz caso ela experimente frequentes emoções positivas, como a alegria e o interesse por atividades. Ela também está relacionada com os sentimentos de satisfação e apreciação pela vida, nos quais os indivíduos vivenciam a ansiedade pelo que está por vir e costumam fazer planos.

Tem a ver com satisfação, contentamento, bem-estar, plenitude. É algo que acontece no mundo interior e diz respeito a um estado profundo de paz, tranquilidade e serenidade. Portanto, é totalmente possível alguém estar com o semblante fechado ao mesmo tempo que degusta uma enorme sensação de felicidade.

Ser feliz é uma questão de saúde. Diversos estudos apontam que a saúde emocional está profundamente ligada com o bem-estar físico, ou seja, pessoas felizes ficam menos doentes e se sentem mais saudáveis do que aquelas que nutrem emoções negativas.

A felicidade vem de uma vida de obediência a Deus. Deus quer nosso bem e quando o obedecemos, ele nos abençoa com felicidade. Quem ama a Deus encontra verdadeira satisfação e felicidade em fazer o bem. Podemos ser felizes mesmo no meio do sofrimento.

A alegria de fazer o bem é a única felicidade verdadeira. A felicidade se torna sincera e pura quando não é egoísta. Quando você fica feliz ao ajudar alguém a ser feliz, pode ter certeza que esta é uma felicidade verdadeira!

Não sabemos com certeza se é possível viver feliz. Até mesmo por que a noção de felicidade depende fundamentalmente de valores profundamente pessoais. Portanto, não há busca pela felicidade sem o autoconhecimento. Podemos não ter a definição exata do que é a felicidade, mas conhecemos algumas formas de viver melhor.

Ser feliz segundo grandes filósofos é estar em harmonia entre mente e alma, naturalizando a paz de espírito. A felicidade intelectual é a felicidade plena é ocorre quando ser humano é feliz também com a felicidade dos outros.

Como ser feliz sozinho?

  1. Invista em autoconhecimento. ...
  2. Foque em sua carreira profissional. ...
  3. Tenha autocuidado. ...
  4. Desenvolva novos hábitos. ...
  5. Seja a sua melhor companhia. ...
  6. Conheça pessoas com interesses em comum.

Encontrar a felicidade é dever e não sorte, é merecimento, recompensa. Felicidade é poder contar com alguém, é poder ajudar alguém, mesmo que sua ajuda seja apenas por palavras, o que nos parece pouco, mas que pode fazer enorme bem a quem as recebe.

Segundo a Psicologia Positiva, existem 3 tipos de Felicidade.

  • Felicidade da Vida Prazerosa.
  • Felicidade da Vida Comprometida.
  • Felicidade da Vida Significativa.

Cruzando essas informações, eles concluíram que a felicidade acontece quando emoções positivas se combinam com um senso de satisfação pessoal em uma área do cérebro conhecida como pré-cúneo.

Agostinho concorda que a vida feliz (beata uita) consiste na posse do sumo bem, mas para ele Deus é o sumo bem e, portanto, Deus também é a felicidade. Desse modo, a busca da felicidade, para Agostinho, é a busca de Deus.

A suprema felicidade da vida é a convicção de ser amado por aquilo que você é, ou melhor, apesar daquilo que você é. Uma vida feliz deve ser em grande parte uma vida tranquila, pois só numa atmosfera calma pode existir o verdadeiro prazer. É muito melhor viver sem felicidade do que sem amor.