Porque sinônimo de razão?

Perguntado por: eazambuja . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.8 / 5 9 votos

Juízo e discernimento: 2 juízo, discernimento, bom senso, ponderação, critério, sensatez, lucidez, senso, tino, circunspecção, discrição, equilíbrio, prudência, cordura. Causa ou motivo: 3 causa, motivo, origem, fonte, motivação, móvel, móbil.

Porque é uma conjunção subordinativa causal ou explicativa, unindo duas orações que dependem uma da outra para ter sentido completo. Quando usar por que? Por que (separado e sem acento) pode ser usado para introduzir uma pergunta ou para estabelecer uma relação com um termo anterior da oração.

O “porque” junto é uma conjunção que indica causa, motivo, justificativa ou explicação. Um exemplo: "Eu não fui porque estava doente". De acordo com o professor, "Porque estava doente" é a oração que indica a razão pela qual ele não foi. Nesses casos, o “porque” é junto e sem acento.

Por quê” deve ser usado no final das frases e tem o mesmo sentido de “por qual razão”. Já “porque” tem o mesmo valor de “pois” e é usado em respostas. Por fim, “porquê” é sinônimo de “motivo”, e sempre deve ser precedido de um artigo ou numeral.

Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas. Exemplo: Porque agora não temos tempo.

Por quanto indica quantidade ou valor, sendo sinônima de: por que quantidade ou por que valor. Porquanto indica uma explicação ou causa, sendo sinônima de: porque, visto que, dado que,… Por quanto é uma expressão que indica quantidade ou valor, sendo formada pela preposição por e pelo pronome indefinido quanto.

Porque: é uma conjunção subordinativa causal ou explicativa que faz a união de duas orações. Sinônimos: visto que, uma vez que, pois. Exemplos: Ela me disse isso ontem porque estava com raiva.

Ele geralmente aparece no início ou no meio das frases e expressa uma dúvida. Quando pensamos no por que interrogativo ele aparece no início da frase. Para facilitar o entendimento, ele pode ser substituído pelas seguintes expressões: por que motivo, por qual motivo, por que razão, por qual razão.

1) Porquê (junto, com acento): É um substantivo, portanto deverá ser usado, quando surgir, antes dele, uma palavra modificadora – artigo (o, os, um, uns), pronome adjetivo (meu, esse, quanto) ou numeral (um, dois, três, quatro).

A escrita da expressão varia segundo o contexto em que é utilizada:

  • Por que: em perguntas ou para se referir a algo.
  • Por quê: no final de frases, seguido de ponto de interrogação ou final.
  • Porque: em respostas ou explicações.
  • Porquê: como um substantivo, indicando motivo ou razão.

5ª dica: Início de frase
Se a frase for uma pergunta e o “por que” vier no início, você vai usar o “por que” separado e sem acento. Por exemplo: Por que você ainda tem dúvidas de gramática? Se a frase for uma resposta e o “porque” vier no início, você vai usar o “porque” junto e sem acento.

A palavra “como”, dependendo do contexto, pode ser sinônimo de “por exemplo”. Ou seja, é comum utilizarmos essas duas possibilidades, juntas ou separadas, e ambas estão corretas. Da mesma forma, a expressão “como exemplo” também está correta, pois nela o “por” foi substituído pelo “como”.

Usamos PORQUÊ (junto e com acento circunflexo) quando essa palavra for usada como substantivo. Geralmente é antecedida por artigo e tem sempre a ideia de “o motivo”, “a causa”. Ex.: Não sei o porquê de sua atitude hoje. Contaram a ela o porquê de sua revolta.

Utilizado no final das frases interrogativas diretas, indicando também outros sentimentos por parte do emissor, tais como: surpresa, indignação ou revelando uma expectativa diante de um determinado contexto linguístico. Exemplos: O quê?

Por exemplo: É a forma correta. Exemplo: O Natal, por exemplo, é um dos melhores feriados do ano. Como por exemplo: É redundante, pois a palavra "como" já dá a intenção de exemplo.

A forma correta é sozinho. É uma palavra grave, ou seja, com acento tónico na penúltima sílaba. Em geral, as palavras graves não levam acento gráfico, logo sozinho não é acentuada.

Resposta: Porque junto é resposta para pergunta. Por que separado é pergunta. Por quê com acento e separado é usado em final de pergunta.

Destarte significa "deste modo", "desta forma", "desta maneira", "assim sendo", "consequentemente". A palavra é formada pela aglutinação dos vocábulos "desta" + "arte" (desta arte). É um advérbio que transmite a noção de conclusão, estabelecendo uma relação de causa / efeito entre duas orações.