Porque temos pensamentos perturbadores?

Perguntado por: atrindade . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.1 / 5 17 votos

De acordo com o Instituto Nacional de Saúde Mental, pensamentos intrusivos são mais comuns entre os sintomas do transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), sendo também uma característica da ansiedade, depressão e transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) .

Por que temos pensamentos obsessivos? O que leva a mente a ficar presa em pensamentos negativos? É comum que o pensamento obsessivo seja uma resposta a momentos de estresse, medo ou mau humor. Nessas ocasiões, nosso processo de reflexão se vê prejudicado, gerando ideias pessimistas e exageradas.

5 atitudes que afastam os pensamentos negativos

  1. Identifique os pensamentos negativos. ...
  2. Acostume-se a ver o lado bom das coisas. ...
  3. Não alimente os pensamentos negativos. ...
  4. Pratique ioga ou meditação. ...
  5. Enfrente os seus problemas e medos.

Os pensamentos negativos estão presentes em nosso espírito. São o borbulhar habitual do nosso caráter ferido e orgulhoso que São Paulo chama de “a carne”, isto é, tudo em nós que rejeita à Deus (Rm 8,5-8). Mas o Maligno usa eles para entrar em nós, para amplificá-los e torná-los obsessivos.

Às vezes, pensamentos intrusivos como esses surgem em nós precisamente porque não queremos agir ou pensar desta forma, pois eles são simplesmente a coisa mais inadequada que a nossa mente pode imaginar. Mas ter esse tipo de pensamento é algo possível e normal em algum momento de nossas vidas (Lucas, 2016).

Fantasiar é muito normal sim, faz parte da vida desde muito cedo e são inclusive necessárias para lidar com as angustias e desejos. Agora, se está de alguma forma causando prejuízo ou sofrimento é importante buscar auxilio e ajuda profissional.

Uma pessoa perturbada é, em suma, alguém que está fora dos eixos mentalmente. A perturbação, por sua vez, pode ocorrer por vários motivos e ser consequência de algum evento traumático, por exemplo.

Logo abaixo, separamos três dicas que podem ser aplicadas em seu dia a dia para controlar a ansiedade e diminuir pensamentos desagradáveis assim que eles lhe afligirem.

  1. Mude o foco. Uma técnica simples e muito utilizada na prática da meditação mindfulness é a mudança de foco. ...
  2. Imagine o cenário oposto. ...
  3. Faça uma atividade.

O cérebro humano é um órgão incrível, capaz de fazer saltos imaginativos, revivendo recordações e encontrando respostas em um piscar de olhos, e, além disso, nunca será possível controlar todos os pensamentos. Pense mais sobre controlá-los quando eles chegarem, sem reprimir os indesejados.

Descanse, dedique-se a algum hobby, passeie com a família e relaxe. Deixar de descansar ou se divertir não resolve. Pelo contrário, isso compromete a saúde mental e agrava a situação. Lembre-se de que, se você estiver relaxado, fica mais fácil encontrar soluções para eventuais problemas.

Primeiro é preciso desmistificar a ideia de que é possível silenciar a mente por completo, somente pessoas com anos de prática podem chegar perto de se sentirem livres dos pensamentos, mas podemos sim ir caminhando na direção de buscar acalmar o fluxo excessivo que invade a nossa mente a cada minuto.

Essa alteração identificada pela sigla SPA foi identificada pelo psiquiatra Augusto Cury. Nessa condição a mente fica repleta de pensamentos, estando carregada enquanto estamos acordados. Isso leva à dificuldade de concentração, aumento da ansiedade e desgaste da saúde física e mental.

6 maneiras de treinar seu cérebro para lidar com a ansiedade

  1. Monitore os seus pensamentos. ...
  2. Faça atividades físicas e pratique meditação. ...
  3. Encontre um propósito - nem que seja cuidar de seu animal de estimação. ...
  4. Veja o lado bom da vida (por mais que isso seja desafiador) ...
  5. Viva no presente. ...
  6. Busque terapia. ...
  7. Fonte: BBC.

Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar esperança e um futuro”. (Jeremias 28:11).

Causas de pensamentos intrusivos
De acordo com o Instituto Nacional de Saúde Mental, pensamentos intrusivos são mais comuns entre os sintomas do transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), sendo também uma característica da ansiedade, depressão e transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) .

Uma pessoa que possui o Transtorno Obsessivo-Compulsivo passa por um grande sofrimento. Os pensamentos são intrusivos, ou seja, não pedem licença para entrar e ficam pairando sobre a cabeça do indivíduo de forma persistente, literalmente tirando a paz. As consequências podem ser inúmeras.

Pensamentos negativos são aqueles pensamentos recorrentes, geralmente relacionados a preocupações, medos ou situações violentas que não nos permitem a concentração em outras coisas. Esse tipo de pensamento é normal para todas as pessoas.

Os pensamentos impuros vêm à mente com maior facilidade, se ela não estiver preparada para oferecer resistência. Quais as influências maléficas que você encontra em sua vida? Como você pode conservar puros os pensamentos, quando cercada por essas influências?

A mitomania é um transtorno psicológico que se caracteriza pela tendência compulsiva de contar mentiras ou criar histórias fictícias. Contudo, pessoas com mitomania sentem uma necessidade incontrolável de inventar histórias, exagerar fatos ou até mesmo criar uma realidade paralela para si mesmas.