Precisa de padrinho para colação de grau?

Perguntado por: inunes . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 5 votos

A solenidade de colação de grau é um evento aberto ao público, para o qual você pode convidar amigos e familiares. No local destinado aos formandos, sentam-se o concludente e um acompanhante, no papel de “padrinho” ou “madrinha” de formatura.

Todas as cerimônias de colação de grau seguem um protocolo de apresentação, considerado um ato acadêmico solene e público, normalmente com a presença do diretor ou reitor da universidade, professores e demais membros da congregação da instituição, o patrono e paraninfo das turmas, homenageados, oradores, alunos, ...

Cabe a cada turma, eleger um paraninfo, que usualmente é alguém que exerceu muita importância para eles, e essa pessoa escolhida, será como um padrinho ou madrinha dos formandos.

Aqui no Brasil, o anel de formatura é um presente, tradicionalmente dado pelos pais ou família aos formandos.

É o patrono quem realiza a entrega do canudo a cada formando depois de conferido o grau. Todos os formandos deverão escolher UM patrono.

Os padrinhos ficam responsáveis por ajudar os calouros em dúvidas sobre o curso e, mais do que isso, constroem uma relação de amizade com seus afilhados. Assim, os calouros podem conhecer um pouco mais sobre a Universidade através do compartilhamento de experiências com os novos amigos.

Você sabe o que significa apadrinhamento universitário? Ele é ótimo e nós te explicamos como funciona. Apadrinhar alguém é quando um veterano, independe de quantos semestres na frente ele está, conhece os bixos, que no caso são os calouros que estão começando a faculdade, e cria uma certa amizade com alguém.

Não leve presentes para a festa
É normal querer presentear o formando por ser um momento muito importante. Porém, o presente deve ser entregue na casa do formando, e não na festa. Além de ser uma gafe, alguém terá que carregar o presente durante toda a festa.

No dia da colação em si, é sempre bom estar com umas barrinhas de cereais junto com você, já que o dia é uma correria, e geralmente as mulheres passam um bom tempo no salão de beleza, para maquiagem e afins, as barrinhas são uma ótima pedida.

Convidados: Cada formando poderá convidar até 04 pessoas, além do padrinho ou madrinha.

Não é obrigatório usar vestido para colação de grau. Podem ser usados também: saias, calças sociais, pantalonas e diversas possibilidades de blusas, sapatos, sandálias, acessórios como brincos, pulseiras e colares.

Utilize cores neutras
Como a ideia principal é não chamar a atenção, as cores vão influenciar diretamente nesse objetivo. Por isso, o ideal é optar por cores neutras como o preto, bege, nude, azul claro e assim por diante. Lembrando que é fundamental saber qual será a cor das formandas para evitar ir com o mesmo tom.

Cada formando pode levar até sete convidados, que obrigatoriamente devem apresentar o convite na porta do evento. Crianças com 5 anos de idade ou mais devem apresentar convite para a colação de grau.

No Brasil, noivos e padrinhos normalmente usam terno, gravata e colete. Mas ainda podem escolher summer, smoking, meio fraque, fraque e casaca.

Anel de formatura: anelar esquerdo. Para a cultura oriental o dedo anular é regido pelo Sol, planeta associado ao brilho, ao esplendor e ao sucesso pessoal e profissional. Por isso, segundo essa teoria, colocar o anel de formatura no dedo anular da mão esquerda abre uma porta para o sucesso.

A colação de grau normalmente envolve uma cerimônia formal, agendada com bastante antecedência, as vezes os alunos ou organizadores podem preparar uma festa ou baile mais isso é opcional, a cerimônia em si tem suas raízes em ritos medievais de ensino.

Depois do casamento, pode ser colocado junto da aliança e até mesmo fazer parte de uma composição com aliança e meia aliança. Como presente de 15 anos, esse anel também pode representar a nova etapa da vida. Mas esse modelo de anel não tem seu uso limitado a nenhuma simbologia.

Faixa de formatura vermelha e a cor de cada curso
São eles: Ciências Contábeis e Políticas; Direito; Odontologia.