Precisa ser gênio para passar em Medicina?

Perguntado por: lreis . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.4 / 5 15 votos

Apesar da disputa acirrada por uma vaga no vestibular e da intensa rotina de estudos, as pessoas que se formam em medicina costumam ter atribuídas a elas uma inteligência acima do comum, até mesmo comparada à genialidade.

Os estudantes de medicina são pessoas dedicadas, curiosas e com grande capacidade de absorção de informações. Precisam ter habilidades em áreas como ciências biológicas, matemática e comunicação, além da capacidade de trabalhar em equipe e de ter empatia, ética e responsabilidade.

Deve ser em torno de 100, que é a média.

Formação em medicina: o ciclo clínico
Quando você já estava se acostumando com a faculdade, vem uma nova etapa desafiadora: o início do ciclo clínico.

Por conta da concorrência, sim, é um pouco difícil passar em Medicina. As notas de corte costumam ser altas e há muitas pessoas em busca de poucas vagas. Mas isso não quer dizer que esse seja um processo impossível! A verdade é que, com dedicação, a sua hora vai chegar.

Medicina é um curso difícil de passar, independentemente do processo seletivo escolhido. O candidato que quiser se dar bem vai precisar estudar muito ? muito mesmo!

O motivo é simples: a concorrência, implacável, vai exigir que você tenha uma nota muito acima da média no vestibular ou no Enem para conseguir passar. Nos processos seletivos que usam a nota do Enem, por exemplo, a nota de corte para entrar em Medicina fica na casa dos 850 pontos.

812 pontos

Sisu. O Sisu foi criado com o objetivo de distribuir vagas em instituições públicas do Brasil a partir da pontuação do Enem. Para concorrer a uma vaga em uma graduação de Medicina, o estudante precisa ter tirado acima de zero na redação. Atualmente, a nota média de corte para Medicina pelo Sisu é de 812 pontos.

No entanto, existem algumas disciplinas que são as principais e que possuem um peso maior, e são: Física, Química e Biologia, que tem peso 3, e são as áreas mais vistas no curso de Medicina.

É possível estudar medicina e trabalhar ao mesmo tempo? Geralmente, o aluno deve estudar em período integral, ou seja, não é possível cursar medicina e trabalhar ao mesmo tempo devido à carga horária do curso que exige atenção às aulas práticas e teóricas.

Por isso, listamos alguns pontos importante para serem analisados:

  • Decisão precoce. ...
  • Todos falam que você deve escolher medicina. ...
  • Influência dos professores. ...
  • Entusiasmo dos pais. ...
  • Acreditar que o vestibular é a única dificuldade. ...
  • Pensar apenas no retorno financeiro. ...
  • Falta de planejamento de carreira.

Quanto ganha um médico no Brasil? Apesar de não haver um salário mínimo formal para médicos, a Federação Nacional dos Médicos (Fenam), em 2022, recomenda um salário de R$ 17.742,78 para uma jornada de 20 horas semanais. Além do valor do piso, a Fenam recomenda que o valor mínimo de uma consulta seja R$ 217,89.

No auge (seu primeiro ano pelo PSG), o camisa 10 chegou a ser avaliado com a média 8,95. Ainda de acordo com a inteligência artificial, o brasileiro é hoje o jogador com pior desempenho do trio de ataque do clube parisiense, já que Kylian Mbappé tem nota 7,89 e Lionel Messi, 7,65.

A pontuação vai de 200 a 800. A nota tirada em cada uma das categorias é somada para gerar o resultado. O máximo é de 1.600, mas a média é de 1.050. Para Harvard, espera-se que o aluno atinja 1.500 pontos.

Kim Ung-Yong (QI: 210)
Com apenas 3 anos de idade, Yong já estudava cursos em uma universidade, e aos 4 anos, já falava 4 línguas. Aos 8 anos, foi convidado para estudar na NASA.

16 horas

Desde os primeiros anos de curso, o estudante de Medicina precisa dedicar cerca de 10 a 16 horas de estudos durante o dia. Além da grade curricular extensa, os conteúdos teóricos, as atividades de estágio obrigatório e os projetos de extensão exigem bastante determinação e esforço.