Quais as 3 conjunções?

Perguntado por: fteixeira . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.2 / 5 20 votos

Locução conjuntiva

TiposConjunções
Aditivase, mas ainda, mas também, nem...
Adversativascontudo, entretanto, mas, não obstante, no entanto, porém, todavia...
Alternativasjá…, já…, ou, ou…, ou…, ora…, ora…, quer…, quer…
Conclusivasassim, então, logo, pois (depois do verbo), por conseguinte, por isso, portanto...

Sabemos que existem três as conjugações:

  • conjugação: verbos terminados em “AR” / vogal temática: A / (verbo Falar)
  • conjugação: verbos terminados em “ER” / vogal temática: E / (verbo Comer)
  • conjugação: verbos terminados em “IR” / vogal temática: I / (verbo Rir)

As conjunções podem ser divididas em: subordinativas, as quais conectam duas orações, sendo que uma delas é fundamental para a construção do sentido completo da outra; e coordenativas, que ligam elementos independentes, ou seja, unem orações ou termos de idêntica função gramatical detentores de sentido completo.

Conjunções causais introduzem orações que dão ideia de causa: que, porque, como, pois que, visto que, uma vez que, porquanto, já que, desde que. Exemplos de conjunções causais: Como fiquei doente, não pude ir à aula. Já que você não vai, também não vou.

As conjunções unem elementos ou orações em um mesmo enunciado. Elas podem ser coordenativas ou subordinativas, dependendo da relação de independência ou de dependência entre os elementos unidos por elas.

As conjunções subordinativas dividem-se em: causais, concessivas, condicionais, comparativas, finais, proporcionais, temporais, comparativas, consecutivas e integrantes.

As conjunções subordinativas finais são aquelas que exprimem finalidade. Exemplos: a fim de que, para que, porque, que.

As conjunções coordenativas explicativas ligam duas orações, a segunda das quais justifica a ideia da primeira. São várias: que, pois, porque, porquanto. Normalmente este porque vem antecedido de verbo no imperativo: «Compra o casaco, porque está frio.»

Conjugação verbal é o conjunto de flexões possíveis para um verbo, de acordo com seus modos, pessoas, tempos, números e vozes.

A PREPOSIÇÃO liga palavras (substantivo a substantivo, substantivo a adjetivo, substantivo a verbo etc). Nesse momento é importante saber que as preposições ligam palavras que exercem funções diferentes na estrutura. A CONJUNÇÃO liga orações, que podem ser coordenadas ou subordinadas.

orar (verbo) -

Então, conceituamos as conjunções como as palavras que ligam os termos entre duas ou mais orações. Representando o quadro das conjunções estão: e – nem – contudo – porém – pois – portanto – porque – mas – por isso – entretanto.

Essas conjunções podem ser classificadas em cinco tipos diferentes: aditivas, adversativas, alternativas, explicativas e conclusivas.

Uso das conjunções aditivas nas orações
Observe que elas ligam uma oração à outra acrescentando significado às ideias de cada enunciado. Vinícius estava para chegar e Henrique já estava pronto. Eu não fui ao teatro nem li a peça. Ela lia muitos livros bem como via muitas séries.

Além de conjunção adversativa, o “mas” também pode assumir papel de conjunção aditiva em uma oração. Por isso é importante entender o contexto da frase e avaliar qual a ideia que essa conjunção apresenta na oração.

Nem é uma conjunção coordenativa copulativa (ou aditiva) e corresponde à conjunção e na negativa, ou seja, equivale a e não.

Como conjunção, a palavra quando pode ser conjunção subordinativa: — temporal (ex.: «Quando chove, fico em casa»); — proporcional (ex.: «Quando a mãe refilava, ela gritava mais alto»); — condicional (ex: «Quando queria sair, sempre dava um jeitinho»);

b) Comparativas – são aquelas que iniciam uma oração que expressa uma comparação: que, do que (depois de mais, menos, maior, menor, melhor, pior), qual (depois de tal), quanto (depois de tanto, tão), como, assim como, bem como, como se, que nem: Exemplos: Era mais simpática do que bonita.

As conjunções adverbiais expressam circunstâncias e são classificadas em: Conjunções subordinativas adverbiais causais: que, porque, pois, como (= porque), porquanto, visto que, uma vez que, já que etc. Introduzem orações subordinadas que expressam uma causa: A mãe perdeu a paciência porque está muito cansada.