Quais as 3 fases da memória?

Perguntado por: rneves . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

Este conceito de memória se caracteriza pelo processamento de informações em três estágios: codificação (entrada da informação), armazenamento (consolidação, manutenção da informação no sistema de memória) e evocação (acesso e produção de informações já armazenadas).

Nosso cérebro trabalha, basicamente, com três tipos de memória: a visual, a auditiva e a sinestésica. O ideal é que um mesmo conteúdo de estudo seja abordado nessas três formas para facilitar o processo de memorização do estudante.

Analisando a memória quanto ao tempo de armazenamento das informações, pode-se classificá-la em memória de trabalho, memória de curto prazo e memória de longo prazo.

Os tipos de memória são: memória de curto e longo prazo, memória de trabalho, memória sensorial, verbal, episódica, semântica e processual. Sendo que, a classificação desses tipos depende do tipo de informação que está sendo armazenada, o jeito como ela foi codificada e características da temporalidade.

  • Memória Principal. A memória principal também é conhecida como memória central, é uma memória de rápido acesso e que armazena os dados /informações (programas, objetos, dados de entrada e saída, dados do sistema operacional, etc.). ...
  • Memória de Leitura. ...
  • Memória Cache. ...
  • Memória externa (memória secundária)

A segunda fase consiste no armazenamento, no qual a memória vai ser “consolidada”, assim que os traços mnésicos sejam conservados. Durante esta etapa, os traços podem ser alterados.

A memória ocorre pela formação de conexões pelos neurônios ou células nervosas no cérebro. Tais conexões são ligadas por pontos chamados sinapses. Processos de memorização. A memória é a capacidade de armazenar informações de modo que essas possam ser recuperadas quando buscamos recordá-las.

Hipocampo

O Hipocampo é um área muito importante na memória e aprendizado.

Tipos de memória

  • Sensorial – a informação recebida é processada pelos sentidos (memória visual, olfativa, auditiva e viso-espacial);
  • Verbal – processa a informação em forma de palavras (orais e escritas).

Há, essencialmente, duas categorias de memórias: ROM (Read-Only Memory), que permite apenas a leitura dos dados e não perde informação na ausência de energia; e RAM (Random-Access Memory), que permite ao processador tanto a leitura quanto a gravação de dados e perde informação quando não há alimentação elétrica.

A memória é compreendida, em diversos campos da Psicologia, como um local de armazenamento, em que as informações ficam guardadas e, quando há necessidade, recuperadas de forma quase literal.

As memórias primárias (Reais) são aquelas em que o processador endereça diretamente como: RAM, ROM, Registradores e o CACHE. Já as memórias secundárias são aquelas que não podem ser endereçadas diretamente, todas as informações deverão ser mandadas para uma memória intermediária antes (primária).

De uma forma bastante simplificada, memória é um dispositivo que possui a função de guardar dados em forma de sinais digitais por certo tempo.

Estas memórias surgem sempre quando nos deparamos com algo que faz este resgate. Os responsáveis por trazer essas lembranças à tona podem ser ambientes, cores, um cheiro, um acontecimento, uma brincadeira e até uma viagem. Isto é o que chamamos de memória afetiva.

Memória principal / primária
Entre os principais representantes desse tipo de memória temos a BIOS, a memória RAM e a memória cache dos processadores.