Quais as 4 principais tarefas do recepcionista?

Perguntado por: igodinho . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
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Atender chamadas telefônicas. Anotar recados. Prestar informações. Registrar as visitas e os telefonemas recebidos.

Criatividade e dinamismo ao lidar com problemas; Gerenciamento de tempo e a capacidade de organizar e priorizar tarefas; Conduta profissional e solícita no atendimento ao cliente; Diploma do ensino médio, sendo a certificação no curso de recepcionista um grande diferencial.

O recepcionista é o profissional responsável pelo atendimento ao público, seja recebendo a pessoa presencialmente na recepção de um estabelecimento ou pelo telefone e e-mail. O recepcionista realiza agendamentos, fornece informações e orienta a circulação de pessoas e visitantes.

Esse profissional faz agendamentos, dá informações e orienta a circulação das pessoas e visitantes. Ainda pode gerenciar a compra de materiais de escritório, cuidar das correspondências, da agenda da diretoria, bem como marcar reuniões, arquivar documentos e controlar as chaves e acessos e registrar informações.

Vale ressaltar que atender bem requer alguns cuidados especiais, como: atenção, cortesia e agilidade.
...
Inúmeras são as práticas a serem adotadas, assim, destacaremos a seguir as principais.

  1. Compreenda o que significa atender bem. ...
  2. Ouça os clientes e desenvolva a empatia. ...
  3. Dê atenção ao feedback dos clientes.

Entre os principais erros cometidos por recepcionistas, e infelizmente bastante comuns, podemos citar:

  • Falta de cortesia. Algumas recepcionistas costumam agir com pouca cortesia, com mau humor e tratando os pacientes com rispidez. ...
  • Falta de organização de agenda. ...
  • Conversas paralelas. ...
  • Pró-atividade. ...
  • Educação e cortesia.

R$ 1.340,15

Quanto é o salário de um Recepcionista ? O salário médio de um Recepcionista é de R$ 1.340,15, de acordo com uma pesquisa do site Salario.com.br. O piso salarial é cerca de R$ 1.223,14 e o teto salarial está por volta de R$ 2.113,11.

Basicamente, uma recepcionista tem um cuidado mais elaborado para com o cliente, enquanto o atendente tem um caráter mais organizacional com toda a clínica.

Tipos de recepcionista

  • Recepcionista de hotel. O recepcionista de hotel deve receber, identificar e orientar os hóspedes sobre toda a estrutura e serviços realizados no local. ...
  • Recepcionista de hospital/clínica. ...
  • Recepcionista comercial. ...
  • Recepcionista de eventos.

Cargo de interesse: Tenho vasta experiência em recepção e atendimento ao cliente. Sou uma pessoa dinâmica, ágil, simpática e busco uma recolocação no mercado. Gostaria de obter uma oportunidade para mostrar minhas habilidades e conhecimentos profissionais. Tenho muita facilidade para trabalhar em equipe.

Fazer ligações pessoais na recepção
Usar o telefone da recepção para resolver problemas pessoais gera uma imagem ruim para o paciente, que irá julgar o consultório como desorganizado e sem ética de trabalho.

Dicas para atender bem um cliente pessoalmente

  1. Seja educado e simpático. ...
  2. Seja rápido no atendimento. ...
  3. Dê toda sua atenção para o cliente. ...
  4. Deixe-o a vontade. ...
  5. Seja calmo. ...
  6. Seja atencioso com as reclamações. ...
  7. Cuide da sua aparência.

Dicas de atendimento

  1. Tenha uma comunicação clara e objetiva. Na hora de receber uma pessoa na recepção hospitalar, é preciso usar uma comunicação clara. ...
  2. Seja gentil. ...
  3. Crie um padrão de triagem no atendimento hospitalar. ...
  4. Ofereça um espaço confortável. ...
  5. Treine seus colaboradores.

- Procure manter a fisionomia sempre serena e sorria sempre. Isso é contagiante. Mantenha o autocontrole emocional e não se irrite. Um recepcionista temperamental não tem lugar em nenhuma empresa.