Quais as 7 qualidades de um bom profissional?

Perguntado por: rcamacho . Última atualização: 2 de maio de 2023
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10 qualidades profissionais essenciais para o mercado de trabalho

  • 1 - Boa comunicação interpessoal.
  • 2 - Trabalho em equipe.
  • 3 - Proatividade.
  • 4 - Inteligência emocional.
  • 5 - Perfil de liderança.
  • 6 - Comprometimento e responsabilidade.
  • 7 - Busca constante por conhecimento e aperfeiçoamento.
  • 8 - Habilidades de negociação.

Junto à vontade de aprender, outra das qualidades de um bom profissional é ser proativo. Isso quer dizer que essa pessoa, muito provavelmente automotivada, não vai esperar que alguém lhe diga o que fazer ou como e quando realizar determinada tarefa.

Um bom profissional é autoconfiante em suas ideias de planejamento e principalmente autoconfiante em suas ações práticas. Esse comportamento, além de gerar mais confiança, também faz com que o profissional se destaque dentro e fora da empresa.

Qualidades

  1. Flexibilidade. Pessoas rígidas, que não mudam de opinião e não são flexíveis costumam ser um pouco difíceis de trabalhar. ...
  2. Observação. Principalmente nos cargos de liderança, ser observador é um diferencial. ...
  3. Entusiasmo. ...
  4. Paciência. ...
  5. Sinceridade. ...
  6. Organização.

Liderança, motivação e muita responsabilidade. Essas são algumas das qualidades profissionais mais exigidas no mundo do trabalho. Afinal, de nada adianta um bom curso superior no currículo se o funcionário não tiver desenvoltura o suficiente para lidar com os desafios corporativos.

As habilidades profissionais são aquelas que são necessárias exclusivamente dentro do ambiente de trabalho e são requisito para um desenvolvimento profissional adequado e construção de uma carreira bem sucedida. As habilidades técnicas também são divididas em soft skills e habilidades técnicas, assim como as sociais.

Então confira a seguir uma lista com alguns comportamentos para se tornar um excelente profissional e ações úteis para você se destacar no mercado de trabalho.

  1. Faça muito networking. ...
  2. Estude sempre. ...
  3. Estabeleça metas. ...
  4. Mostre iniciativa e proatividade. ...
  5. Mantenha um portfólio atualizado. ...
  6. Esteja sempre atento. ...
  7. Saiba se comunicar.

Podemos citar alguns exemplos de pontos a desenvolver como: comunicação, trabalho em equipe, melhoria nos relacionamentos, controle de estresse, gestão de tempo, foco, entre muitos outros.

Por exemplo, você poderá dizer “eu tenho [quantidade de anos] de experiência trabalhando em projetos semelhantes, então eu conheço os problemas que poderão aparecer no processo e posso evitar que eles aconteçam. Isso ajudará a equipe a economizar tempo e energia para trabalhar em outras tarefas”.

Fique atento aos prazos e metas a serem cumpridos. Demonstre comprometimento com suas atividades e bom relacionamento com sua equipe. Evite falar mal da empresa para seus colegas, envolver-se em fofocas e tratar de assuntos pessoais durante o expediente.

Dicas de qualidades para mencionar e para evitar

  • Criatividade em propor soluções.
  • Flexibilidade e adaptação.
  • Proatividade para iniciar projetos.
  • Energia e motivação com suas tarefas.
  • Ótimo espírito de equipe e relacionamento interpessoal com colegas.
  • Organização, pontualidade e responsabilidade com tarefas.

5 qualidades das pessoas com alta Inteligência Emocional

  • Empatia. Pessoas com alta inteligência emocional conseguem entender e se colocar na posição de outras pessoas — a essa capacidade é dada o nome de empatia. ...
  • Visão positiva. ...
  • Domínio das emoções. ...
  • Proatividade. ...
  • Curiosidade.

As qualidades são os bons aspectos que uma pessoa possui em sua personalidade e em suas atitudes. Em oposto aos defeitos, as qualidades das pessoas são os pontos apreciados de sua personalidade, pois seguem os valores e princípios bem-vistos na sociedade e ajudam a cultivar um bom relacionamento com o próximo.

Os profissionais de qualidade possuem como principais atributos a visão estratégica e ampla do negócio em que atuam, a capacitação para planejar, implementar e auditar sistemas de gestão da qualidade e produtividade, bem como a disposição para executar tarefas como a organização de ferramentas voltadas para minimizar a ...

1. Enumere, brevemente, suas experiências mais relevantes

  1. Enumere, brevemente, suas experiências mais relevantes. Conquistas são, muitas vezes, mais relevantes do que características pessoais, justamente porque são mais palpáveis. ...
  2. Fale sobre paixões, não qualidades. ...
  3. Foco no potencial. ...
  4. Deixe que seus admiradores falem.

Qualidades pessoais para currículo

  1. Leia as responsabilidades e os requisitos do emprego desejado;
  2. Considere apenas qualidades pessoais e profissionais verdadeiras;
  3. Não liste defeitos — mas reflita sobre eles, porque o assunto pode surgir na entrevista;
  4. Informe-se sobre as qualidades mais procuradas na sua área.

Aqui está um detalhamento de cada categoria com vários exemplos.

  1. 1 . Habilidades de liderança. ...
  2. 2 . Habilidades de planejamento e estratégia. ...
  3. 3 . Habilidades de comunicação. ...
  4. 4 . Habilidades organizacionais.

15. O que você considera importante em uma empresa? Responda com palavras que estejam ligadas aos seus valores pessoais. Exemplos: organização, seriedade, valores profissionais e sociais, conforto para trabalhar e um quadro de funcionários estável.

Pontos positivos, ou pontos fortes, são as principais qualidades de uma pessoa. Ou seja, os pontos fortes são tudo aquilo que alguém faz bem, que a destaca da maioria e que, por consequência, faz com que ela tenha um desempenho acima da média em determinadas atividades.

Motivação: Finalmente, você pode responder à pergunta “por que devemos te contratar?” destacando sua motivação e entusiasmo pelo cargo ou empresa. Isso pode incluir sua paixão pela área de atuação, interesse no setor ou desejo de fazer a diferença na empresa.