Quais as atividades de letramento?

Perguntado por: urocha . Última atualização: 2 de maio de 2023
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15 atividades de alfabetização e letramento para crianças

  • Caça às letras. Prepare cartelas com as letras do alfabeto e esconda-as em diferentes locais da sala de aula ou ao ar livre. ...
  • Bingo das letras. ...
  • Formação de palavras com letras móveis. ...
  • Jogo da memória de palavras e figuras. ...
  • Leitura compartilhada. ...
  • Reconto de histórias.

Use a musicalidade para letrar a criança. Dê o exemplo e seja um adulto interessado pela leitura e escrita. Incentive a criança a escrever suas próprias histórias. Use artifícios para contar histórias de forma envolvente.

O letramento consiste em possibilitar o contato aos diversos gêneros literários levando a compreender os que eles trazem. Por isso são de foco principal nesse estudo a leitura de textos e histórias infantis e sua contribuição como recurso Pedagógico no processo ensino-aprendizagem.

6 dicas de como o Letramento Digital pode ser aplicado na escola

  1. Estabeleça objetivos claros. ...
  2. Estimule a criticidade dos alunos. ...
  3. Proponha atividades criativas. ...
  4. Incentive o trabalho em grupo. ...
  5. Saiba quais são as mídias usadas pelos estudantes. ...
  6. Conte com o apoio de ferramentas tecnológicas.

Segundo o prof. Rafael Falcón, existe cinco graus de letramento, sendo eles, começando pelos superiores, o passivo-culto, o passivo-refinado, o passivo-incipiente, passivo-bruto completo e, por fim, o passivo-bruto incompleto.

Conheça os principais tipos de letramento e por que promovê-los!

  • Principais tipos de Letramento. ...
  • Letramento Científico. ...
  • Letramento Digital. ...
  • Letramento Matemático. ...
  • Letramento Linguístico. ...
  • Letramento Acadêmico. ...
  • Letramento Literário. ...
  • Multiletramentos.

Normalmente, o conceito de letramento aparece associado ao processo de alfabetização, indo além do simples aprendizado da leitura e da escrita para uma utilização mais completa, crítica e que faça sentido no dia a dia do aluno.

é o que as pessoas fazem com as habilidades de leitura e de escrita, em um contexto específico, e como estas habilidades se relacionam com as necessidades, valores e práticas sociais.

O letramento surgiu como objetivo de completar a alfabetização no contexto social, desenvolvendo habilidades nos alunos de forma que eles consigam interagir com segurança de se, no seu meio social, trazendo para os alunos os usos sociais da leitura e escrita.

Para entendermos melhor, vamos falar sobre cada uma delas.

  • Habilidade de compreensão: Essa habilidade pode ser desenvolvida por meio de diálogos. ...
  • Habilidade de vocabulário ajuda o processo de alfabetização: ...
  • Habilidade de conhecimento das letras: ...
  • Habilidade de consciência fonológica:

Em sala de aula, desenvolver trabalhos e atividades pautados na colaboração é uma prática bastante rica para o alfabetizar letrando, haja vista que a cooperação entre as crianças é um meio eficaz para favorecer a troca de experiências e a discussão em contextos reais sobre práticas de leitura e escrita.

Existem 7 fases que a criança deve passar até estar apta a ler e escrever:

  • Icônica.
  • Garatuja.
  • Pré-silábica.
  • Silábica sem valor sonoro.
  • Silábica alfabética.
  • Alfabética.
  • Ortográfica.

Alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental é mais que ensinar a ler e escrever, mas a usar esses processos em seu dia a dia. Por isso, a sala de aula precisa ser uma ambiente alfabetizador, com livros, jornais, histórias, materiais diversos que ajudam os alunos a desenvolver essas habilidades.

Por isso, para escolher um projeto de letramento, o professor deverá:

  1. Ter muito claro quem é o seu aluno/público;
  2. Fazer uma pesquisa de opinião com os alunos a fim de entender suas demandas;
  3. Saber quais são as dificuldades e habilidades dos seus alunos;
  4. Entender o que se pretende ensinar.

Uma pessoa letrada sabe usar a leitura e a escrita de acordo com as demandas sociais. Codificar e decodificar a escrita e os números. Organizar discursos, interpretação e compreensão de textos, reflexão. Deixa o indivíduo apto a desenvolver os mais diversos métodos de aprendizado da língua.

Letramento é palavra que corresponde a diferentes conceitos, dependendo da perspectiva que se adote: antropológica, linguística, psicológica, pedagógica.

São eles: Nível pré-silábico (distinção entre desenho e escrita), Nível silábico (construção de formas de diferenciação das escritas, ou seja, quantas letras, quais as letras e como devem ser organizadas para que possam dizer algo), Nível silábico alfabético e alfabético (fonetização da escrita.

CINCO EIXOS: No aprendizado da língua escrita cinco eixos fundamentais são considerados: 1-Compreensão e valorização da cultura escrita (letramento); 2-Apropriação do sistema de escrita (alfabetização); 3-Leitura e interpretação de textos; 4-Produção de textos escritos; 5-Desenvolvimento da fluência em oralidade.

6 anos de idade

Enquanto a alfabetização tem um início e um término bem-definidos, o letramento começa muito antes dos 6 anos de idade e segue em uma construção permanente.

Enquanto a alfabetização desenvolve a aprendizagem das letras e símbolos escritos, o letramento se ocupa da função social de ler e escrever. Ela refere-se a compreensão, interpretação e uso da língua nas práticas sociais.