Quais as chances de engravidar com o líquido de lubrificante do homem?

Perguntado por: onascimento . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

Em outros três estudos, entre 16 e 41% dos participantes tinham esperma em seu líquido pré-ejaculatório (3 a 5). Nesses estudos, a quantidade de espermatozóides era baixa e nem todos foram capazes de fertilizar um óvulo (3-5), mas ainda havia risco de gravidez.

Mesmo sem penetração ou com sexo interrompido. O primeiro líquido que sai do pênis antes da ejaculação contém espermatozoides capazes de fecundar o óvulo em 10% a 15% dos casos. O fato é que provavelmente sua namorada está sendo sincera, pois um risco baixo de gravidez é também um risco.

Quando há o estímulo para que o sêmen saia, acontece a ejaculação. Porém, para facilitar a relação sexual, quando o homem está excitado, seu corpo produz um líquido lubrificante. Este líquido é constituído praticamente 100% de proteínas como as encontradas no sêmen, porém, sem os espermatozoides contidos na ejaculação.

Os espermatozoides devem percorrer um caminho difícil de cerca de 20 centímetros até chegar ao final do trajeto pela trompa de Falópio.

Regra geral, os espermatozoides morrem muito rapidamente em contacto com a pele ou se as mãos forem bem lavadas. Porém, não se pode excluir completamente esta hipótese. No entanto, a probabilidade de gravidez é muito baixa se o líquido pré-ejaculatório entrar na vagina através de toques das mãos ou dos dedos.

Os sintomas de fecundação nem sempre estão presentes e podem ser difíceis de identificar, porém os mais comuns são:

  • Leve cólica abdominal no 6º ou 7º dia após o período fértil;
  • Corrimento rosado até 3 dias depois da relação;
  • Cansaço e sonolência;
  • Dor de cabeça leve e persistente;
  • Seios inchados e doloridos.

A gravidez sem penetração é possível, mas é muito difícil de acontecer, pois, na maioria das vezes, a quantidade de esperma que entra em contato com o canal vaginal é muito reduzida, o que dificulta a fecundação do óvulo.

Eficácia do coito interrompido
A taxa de falha do coito interrompido no uso típico é de até 27% (1). Isso significa que até 27 pessoas entre 100 que utilizam o método em um ano irão acabar em uma gravidez indesejada. Quando praticado perfeitamente, o coito interrompido/retirada tem uma taxa de falha de 4% (1).

A Anticoncepção de Emergência (AE) é um método anticonceptivo que pode evitar a gravidez após a relação sexual. O método, também conhecido por “pílula do dia seguinte”, utiliza compostos hormonais concentrados e por curto período de tempo, nos dias seguintes da relação sexual.

A posição sexual interfere na concepção? As posições na hora da relação sexual não atrapalham nem ajudam a engravidar. O mais importante para ter sucesso é que o casal goze de boa saúde e faça todos os exames pré-concepcionais necessários.

A posição do ato sexual tem influência na hora de engravidar. Funciona assim: mulheres que possuem útero em anteversoflexão, com a entrada voltada para frente, têm maior facilidade para engravidar quando o homem fica por cima. Afinal, isso o permite ejacular bem próximo à entrada do útero.

Portanto, a fecundação pode acontecer em até 3-4 dias depois da relação sexual. A união entre os gametas masculino e feminino gera uma célula primordial (zigoto), cujo núcleo é formado pela fusão dos pronúcleos do óvulo e do espermatozoide, que contêm, cada um, metade do material genético de um ser humano.

4 Sintomas da fecundação
Sensação de cólica abdominal leve entre o 6º ou 7º dia após o período fértil; Surgimento de corrimento rosado após 10 a 12 dias do período fértil; Cansaço e sonolência excessiva; Seios inchados e doloridos.

Os primeiros sintomas de gravidez podem surgir cerca de 3 semanas após a relação sexual. Em alguns casos, ainda, podem ser notados após 6 dias do evento.

Em geral, DIU é usado como um contraceptivo de longo prazo. O dispositivo intrauterino (DIU) é mais eficaz que a pílula do dia seguinte enquanto método contraceptivo de emergência, para ser utilizado depois de uma relação sexual sem proteção.

Aumento de cerca de 0,5° C na temperatura basal. Como os sinais são variáveis, a mulher que deseja saber se está ovulando deve ficar atenta ao aumento da secreção vaginal clara e viscosa, que é o sinal mais comum.

É possível engravidar em qualquer momento do mês.
Para engravidar, você precisa ter relações sexuais nos dias anteriores e no dia da sua ovulação. O dia anterior à ovulação e o dia da ovulação em si são os seus dois dias mais férteis.

Após o orgasmo e retirada do pênis, há uma descida do útero e cérvix em direção ao fundo de saco vaginal, mergulhando o colo uterino no lago seminal. O estreitamento provocado pela vasocongestão do terço mais externo da vagina pode dificultar a saída do conteúdo vaginal durante os primeiros minutos pós-orgasmo.

O período fértil inicia 5 dias antes do dia da ovulação. Este “período” de ovulação calcula-se num ciclo regular como um número de dias após a menstruação. Este dia fértil e os 5 dias prévios (anteriores) são a melhor altura para engravidar.

Como saber se eu estou ovulando?

  1. Sinais da ovulação:
  2. Leve dor na zona ovariana:
  3. Abundância de muco vaginal:
  4. Mais sensibilidade nos peitos:
  5. A temperatura corporal aumenta:
  6. Maior desejo sexual e mais energia em geral:

É possível que a mulher note:

  1. Alteração no corrimento vaginal, ficando num tom mais rosado.
  2. Dores abdominais.
  3. Sangramento vaginal.
  4. Atraso menstrual.
  5. Náuseas, enjoos e vômitos.
  6. Aumento no sono.
  7. Sensibilidade e aumento nos seios.