Quais as consequências da cultura de massa na sociedade?

Perguntado por: ocruz . Última atualização: 24 de maio de 2023
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Quais as consequências da Cultura de Massa? Uma das consequências da cultura de massa é a homogeneização cultural, que considera estranha qualquer manifestação cultural que não incentive o consumo exacerbado de bens e serviços.

C O grande perigo da cultura transmitida pelos meios de comunicação de massa (jornais, revistas, televisão, rádio, internet, etc.), segundo Horkheimer e Adorno, é tornar parcela do público em rebanho de seres passivos, ou seja, incapazes do exercício da autorreflexão.

A cultura de massa é um modelo de reprodução artística que deixa de lado elementos filosóficos da arte e cultura. A arte passa a ser feita para ser reproduzida até o momento que o público se canse de consumi-la.

Cultura de Massa
A cultura de massa é o conjunto de ideias e valores que se desenvolve tendo como ponto de partida a mesma mídia, notícia, música ou arte. Ela é transmitida sem considerar as especificidades locais ou regionais.

A cultura popular e erudita são simplificadas e falsificadas para se transformarem em produtos consumíveis. Isso provoca a decadência das formas mais originais e criativas de fazer cultura e arte.

Um das consequências mais marcantes da apropriação cultural é a descaracterização de algum elemento de determinada cultura. Quando se retira algo do seu contexto cultural e atribui-lhe outro(s) significado(s), esse elemento perde o seu valor original, esvaziando o seu sentido genuíno.

A imposição cultural de tais normas unida às diferenças subjetivas faz emergir o preconceito contra aquele que se apresenta diferente do grupo. Ser diferente pode custar uma vida marginal, na medida em que o indivíduo não reflete o narcisismo grupal. Obviamente o grupo vai atacá-lo por sentir-se ameaçado.

Ao contrário das culturas erudita e popular, a cultura de massa não está ligada a nenhum grupo social específico, pois é transmitida de maneira industrializada, para um público generalizado, de diferentes camadas socioeconômicas.

Explicação: Pontos positivos: A acessibilidade e o acesso a informação; Pontos negativos: A coerção dos veículos de marketing e publicidade.

A cultura de massa não é produzida, mas sim reproduzida. A ideia aqui não é criar algo autêntico, mas reproduzir incessantemente o que já foi produzido (até que a demanda pelo objeto reproduzido esgote-se) para conseguir atingir o maior número de espectadores, gerando assim um maior lucro com menos esforço e gasto.

A Cultura de Massa surge com a ascensão do capitalismo moderno. Assim como a produção de bens de consumo começou a se dar em larga escala, a cultural também passou por este mesmo processo. Diversos pensadores analisaram as implicações deste fenômeno na sociedade.

Alguns exemplos da cultura de massa, são:

  • músicas,
  • filmes,
  • gêneros de dança,
  • séries de televisão,
  • revistas,
  • desenhos animados,
  • moda,
  • gastronomia.

A cultura de massas, especialmente o cinema, apelava para essa imagem feminina, pois ela se opunha frontalmente às mulheres do lar provinciano, arcaico, e representava antes de tudo a mulher moderna, que trabalha fora e que participa ativamente da vida pública.

O significado corrente do termo, cultura para consumo da massa, originou-se especialmente nos Estados Unidos, estabelecendo-se ao final da Segunda Guerra Mundial. A forma abreviada em inglês pop culture data da década de 1900.

A cultura está relacionada diretamente à geração do conhecimento e ao exercício do pensamento, que são valores essenciais para o desenvolvimento da sociedade. Assim, a cultura é importante na formação pessoal, moral e intelectual do indivíduo e no desenvolvimento da sua capacidade de relacionar-se com o próximo.

Os meios de comunicação de massa servem à alienação das classes baixas, impedindo que pensem criticamente sobre sua condição. Para vender, a indústria cultural tem que buscar sempre dar uma cara de novidade aos seus produtos, apesar de quase sempre oferecer mais do mesmo.

A indústria cultural, quando se instala na sociedade, se apropria da cultura e pela sua produção institui o consumo de massa. As novas gerações são apresentadas ao mundo e às suas novas formas de consumo, de modo que se tornam cada vez mais dependentes delas.

Do lado negativo do processo de globalização estão, principalmente, a uniformidade cultural e a desigualdade económica. É paradoxal que se promova o mesmo estilo de vida global quando as diferenças na qualidade de vida são tão grandes, não só entre os países, mas dentro de cada um deles.

As principais consequências da Revolução Industrial foram as novas relações de trabalho; a consolidação do capitalismo; a industrialização dos países; a expansão do imperialismo; o exodo rural e a urbanização; os avanços nos campos da medicina, do transporte e das telecomunicações; o aumento da capacidade produtiva e ...

Ocorre que a Indústria Cultural planeja seus conteúdos almejando as crianças e adolescentes como seu público alvo mais relevante, pois são os mais vulneráveis. Consequentemente, destina seus produtos ao consumo em massa e, nessa perspectiva, tudo se torna um negócio voltado ao lucro.

Projetos que trabalham com a cultura de povos minoritários devem sempre se voltar para eles, buscando seu apoio e sua participação. Assim, é possível evitar uma das formas mais cruéis de apropriação cultural: usar as obras e manifestações culturais de um povo sem incluí-lo no processo.