Quais as desvantagens do governo de Vargas?

Perguntado por: ogaspar5 . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 20 votos

Ocorreram também milhares de prisões, torturas e maus-tratos aos trabalhadores e líderes sindicais. A eliminação de pessoas não era fato raro. Até mesmo as associações de extrema direita, que davam apoio à ditadura Vargas, não ficaram imunes à repressão do Estado Novo.

O Estado Novo foi a fase ditatorial da Era Vargas e estendeu-se por oito anos. Nesse período, Vargas reforçou o seu poder, reduziu as liberdades civis e implantou a censura. Também foi o período de intensa propaganda política e um momento em que Vargas estabeleceu sua política de aproximação das massas.

A Consolidação das Leis Trabalhistas ocorreu durante a ditadura de Getúlio Vargas, chamada de Estado Novo. Ele se aproximou dos trabalhadores e criou a imagem de “pai dos pobres” ao ser o líder político que concedeu os direitos trabalhistas aos trabalhadores brasileiros.

Pontos positivos: houve a criação das leis do trabalhador; ministérios foram criados; Petrobrás criada; direito de voto ao poder feminino; atraiu multinacionais ao território brasileiro que gerou empregos e criou diversas estatais.

Os pontos positivos de alguém são as suas principais qualidades. É aquilo em que a pessoa se destaca da maioria e, por consequência, tem um desempenho acima da média. Os pontos negativos, ou pontos fracos, são as fraquezas do candidato, aquilo que pode atrapalhar o seu desempenho.

Enquanto a carta do jogo mostra que 5 mil pessoas morreram durante o período em que Vargas ficou no poder, Dias acredita que o número de vítimas seja bem inferior.

No Brasil, a primeira legislação trabalhista foi criada em 1934, no governo de Getúlio Vargas, garantindo aos trabalhadores direitos básicos, como salário mínimo, jornada de trabalho como conhecemos hoje, de 8 horas diárias, férias e liberdade sindical.

As principais características da Era Vargas foram: o populismo, um sistema partidário frágil e a centralização de poder, acompanhados por uma política trabalhista e conciliatória. As fases da Era Vargas foram: Governo Provisório (1930-1934), Governo Constitucional (1934-1937) e Estado Novo (1937-1945).

Afetou pois a economia do brasil dependia da exportação de café, o governo de getulio para ajudar e beneficiar os brasileiros começou a comprar o café dos produtores e queimar.

Em 1937, com a instauração do Estado Novo, o período de maior autoritarismo do governo Vargas, a educação foi fortemente associada ao projeto econômico desenvolvimentista, com a implementação de novas modalidades de ensino técnico profissionalizante, como os ensinos industrial e agrícola, de nível médio.

O Estado Novo de Getúlio Vargas se destacou na história econômica do Brasil por iniciar um sistemático processo de industrialização do país, baseado na forte intervenção econômica do Estado na economia e na substituição de importações.

Foi caracterizado pela centralização do poder, nacionalismo, anticomunismo e por seu autoritarismo. É parte do período da história do Brasil conhecido como Era Vargas.

O crescimento do queremismo precipitou a queda de Getúlio. Getúlio Vargas renunciou em 29 de outubro de 1945 pelos mesmos militares (como Góis Monteiro e Dutra), que o haviam levado ao poder e apoiado durante os últimos 15 anos. Com a realização de eleições federais na sequência, terminava o estado Novo.

Desde o golpe de 1930 Getúlio iniciou diversas medidas sociais no brasil, tais como: direito do voto feminino; direito a férias folgas; e a elaboração de uma nova constituição. Foi criada uma banca eleitoral no brasil. Simultaneamente, é pertinente os pontos negativos no meio político e social.

São pontos negativos da República o fato de as disputas políticas entre os grupos, em certo sentido, corroerem a coesão social, os projetos políticos serem compreendidos em um prazo curto - o tempo de um ou dois mandatos - e as mudanças políticas serem lentas, pois dependem de consenso amplo.