Quais as doenças causadas por estafilococos?

Perguntado por: eguimaraes . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.4 / 5 15 votos

Doenças causadas por estafilococos

  • Infecções cutâneas. Staphylococcus aureus é o mais patogênico; em geral, causa infecções de pele e algumas vezes pneumonia, endocardite e osteomielite... ...
  • Pneumonia. ...
  • Endocardite. ...
  • Osteomielite. ...
  • Artrite infecciosa (séptica)

As principais espécies de estafilococos são:

  1. Staphylococcus aureus. O Staphylococcus aureus, ou S. ...
  2. Staphylococcus epidermidis. O Staphylococcus epidermidis ou S. ...
  3. Staphylococcus saprophyticus. O Staphylococcus saprophyticus, ou S.

Acinetobacter baumannii: causa infecções em pessoas já debilitadas. É a maior responsável por infecções hospitalares em todo o mundo. – Pseudomonas aeruginosa: comum em pacientes internados por queimaduras graves corporais, causa infecções nos rins e pulmões.

Como se transmite a bactéria Staphylococcus aureus? A bactéria é transmitida através do contato com uma pessoa infectada ou por exposição a um objeto que uma pessoa infectada encostou, como por exemplo teclado de um computador, telefone etc.

Os estafilococos são um tipo de bactéria. A espécie mais frequente é justamente o Staphylococcus aureus, mas existem dezenas de outras. Os estafilococos estão presentes na superfície de pele de cerca de 20% das pessoas, e no nariz de 30% dos adultos, o que é considerado normal.

Os estafilococos são comuns, mas quando afetam pessoas com baixa imunidade podem ser letais. Febre, mal-estar, dores no corpo, cansaço excessivo e vômitos são sinais de alerta.

Necessita de vários nutrientes para seu desenvolvimento. Por isso se reproduz com facilidade apenas em alimentos ricos em nutrientes à base de ovos, leite, carnes e açúcar.

Outras infecções estafilocócicas
Essas bactérias geralmente residem na pele de todas as pessoas saudáveis. Essas bactérias, embora menos perigosas do que o Staphylococcus aureus, podem causar infecções sérias, geralmente quando adquiridas em um hospital.

Segundo o Ministério da Saúde, a bactéria causadora do botulismo produz esporos que sobrevivem até em ambientes com pouco oxigênio. "Ele produz uma toxina que, mesmo se ingerida em pouquíssima quantidade, pode causar envenenamento grave em questão de horas", alerta MS.

Falo para meus clientes, que a boca é o local mais sujo do nosso corpo, pois temos mais de 700 tipos de bactérias e milhões delas habitam a boca. Hábitos inadequados ou falta de higiene bucal, além de causarem cáries, mal hálito e periodontites, podem acarretar problemas de saúde geral.

Os pesquisadores estimam que no intestino grosso, onde vive a maior parte do nosso microbioma, existam 39 trilhões de células bacterianas. Outros lugares – a pele, a boca, o intestino delgado e o estômago -- contêm poucas bactérias, que correspondem a uma parte bem pequena do total.

As infecções por Staphylococcus aureus são tratadas com antibióticos. Os médicos tentam determinar se as bactérias são resistentes ao antibiótico e, se forem, a que antibióticos. A infecção adquirida em hospital é tratada com antibióticos que são eficazes contra SARM.

A mortalidade por Sepse ou Infecção Generalizada no Brasil é especialmente alta. Enquanto a média de mortalidade mundial é de 30-40%, aqui é de 65%.

A partir do resultado do antibiograma, o médico pode indicar qual o antibiótico que terá mais efeito contra a bactéria, sendo o tratamento normalmente feito com meticilina ou oxacilina por 7 a 10 dias.

Em laboratório, mediante diluição em série, o extrato fresco de alho mostrou ser capaz de inibir de destruir 14 espécies de bactérias, entre as quais o Stafilococcus aureus, Klebsiella peneumoniae e Escherichia coli, que são bactérias potencialmente maléficas à saúde e causadoras de infecções.

A identificação dos estreptococos e estafilococos é baseada na morfologia que apresentam em meios líquidos. Sendo o estreptococo uma cadeia normalmente longa e os estafilococos mostrando-se em forma de cocos aos pares, em cachos de uva ou agrupados.

São bactérias Gram-positivas, no formato de cocos, que ao aumento do microscópio se arranjam na forma de cacho de uva. As bactérias do gênero Staphylococcus conseguem sobreviver a concentrações de sal (NaCl) de 10 a 20%, o que torna alimentos curados suscetíveis a essas bactérias.

O principal tipo de infecção por S. epidermidis é a sepse, que corresponde à infecção no sangue, uma vez que essa bactéria pode entrar facilmente no organismo, principalmente quando o sistema imunológico está comprometido, além de poder estar associado à endocardite.