Quais as doenças que a Benzetacil cura?

Perguntado por: emelo . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.1 / 5 19 votos

Infecções leves e moderadas do trato respiratório superior e da pele. Infecções venéreas: sífilis, bouba (doença tropical infecciosa), bejel (sífilis endêmica) e pinta (doença sexualmente transmissível). Profilaxia da glomerulonefrite aguda (doença renal) e doença reumática.

Pele: erupções cutâneas; vermelhidão na pele, coceira, urticária. Sistema urinário/eletrolítico: inchaço por retenção de líquidos. Reações de hipersensibilidade: reações anafiláticas (alérgicas graves), inchaço da laringe. Sistema cardiovascular: queda da pressão arterial.

Recomenda-se a utilização periódica de Benzetacil® a cada 4 semanas, na dose de 1.200.000 unidades.

Benzetacil® (benzilpenicilina benzatina) está indicado no tratamento de infecções causadas por microrganismos sensíveis à penicilina G: • Infecções pelo Streptococos do grupo A (um tipo de bactéria), sem bacteremia (disseminação da bactéria pelo sangue).

Isso significa que não está habitualmente indicado o uso do benzetacil para o tratamento da pneumonia, da sinusite ou da otite, por exemplo, pois as bactérias causadoras dessas infecções, como o Streptococcus pneumoniae e o Haemophilus influenzae, costumam ser resistentes a esse antibiótico.

Nos Estados Unidos, pesquisadores do Instituto Scripps mexeram na estrutura molecular de um velho antibiótico: a vancomicina, usada há 60 anos. Eles criaram uma espécie de supervancomicina, mil vezes mais forte. A vancomicina é como uma arma que destrói a parede da bactéria.

Benzetacil serve para infecção urinária? Não, a penicilina benzatina (benzetacil) não é uma boa opção de antibiótico para cistite.

Benzetacil® (benzilpenicilina benzatina) deve ser utilizado com cautela, em indivíduos com história de alergia intensa e/ou asma. Se ocorrer reação alérgica, a administração de Benzetacil® deverá ser interrompida, e o paciente receber tratamento adequado.

Tem ação relativamente rápida, sendo possível notar melhora no quadro infeccioso 24 horas após a administração injetável do medicamento, com concentração circulante “no sangue por até 30 dias, dependendo da dose”. É também seguro para uso em gestantes e usado como principal tratamento de sífilis congênita.

Recomenda-se a utilização periódica de Benzetacil® a cada 4 semanas, na dose de 1.200.000 unidades.

A sífilis, quando bem tratada, tem cura. Como é uma infecção bacteriana, o tratamento consiste em injeções do antibiótico Penicilina Benzatina, conhecido popularmente como Benzetacil.

Recomenda-se a utilização periódica de Benzetacil® a cada 4 semanas, na dose de 1.200.000 unidades.

Detentora oficial da marca, a farmacêutica Eurofarma informou a suspensão temporária da produção do medicamento por conta de “melhorias relacionadas aos testes de validação do produto”.

Em geral, o antibiótico demora algumas horas para começar a fazer efeito, dependendo do medicamento e da infecção. No caso da benzetacil, o seu efeito máximo ocorre entre 12 e 24 horas após ser administrada.

Paulo afirma que o tratamento clássico são seis injeções de benzetacil, uma de cada lado da nádega, por três semanas consecutivas.

Um efeito colateral importante é o aumento da pressão arterial que piora com o tempo do uso. Contra indicado não está mas você deve ter um acompanhamento muito próximo de seus médicos para um rígido controle da pressão arterial.

Staphylococcus Aureus resistente à meticilina ou MRSA
Este tipo de bactéria multirresistente pode contaminar a corrente sanguínea, causar infecções de pele e nos tecidos moles, pneumonia hospitalar e, por vezes, pneumonia necrosante rápida e fatal2.

Classificação das bactérias

  • Cocos: bactérias que apresentam formato esférico. ...
  • Bacilos: bactérias que apresentam formato de bastão. ...
  • Espirilos: bactérias com formato helicoidal e rígidas.
  • Espiroquetas: bactérias com formato helicoidal e flexíveis.
  • Vibrião: bactérias que apresentam formato de vírgula.

Staphylococcus aureus é a bactéria mais perigosa de todas entre as bactérias estafilocócicas mais comuns.

Para tratar infecções bacterianas, os médicos normalmente optam por utilizar meropeném – classe de antibióticos considerada mais forte e de amplo espectro -, mas o uso indiscriminado pode elevar ainda mais os índices de resistência bacteriana.

Entre os anti-inflamatórios, a nimesulida é mais potente que o ácido acetilsalicílico (AAS).