Quais as entidades da linha branca?

Perguntado por: nnunes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

São eles: Oxalá, Oxum, Oxóssi, Xangô, Ogum, Obaluaiê, Yemanjá, Oyá, Oxumaré, Obá, Egunitá, Yansã, Nanã e Omolu.

Costumam ser relacionados à direita os Caboclos, Pretos-Velhos, Baianos, Erês, Marinheiros, Ciganos e outros. Na esquerda podemos citar os Exus, Exus-Mirins e Pombajiras.

Dito isso, conheça algumas das principais entidades da religião.

  1. Caboclos. Os caboclos são espíritos que representam ancestrais indígenas. ...
  2. Malandros. ...
  3. Pombagiras. ...
  4. Ciganos. ...
  5. Marujos ou Marinheiros. ...
  6. Erês. ...
  7. Pretos-velhos.

Já a guia de proteção é uma guia para uso diário, geralmente usa-se a branca de Oxalá, ou a do Guia de cabeça do filho de fé. Essa guia pode ser adquirida nos templos, onde são feitas dentro de preceitos ritualísticos para lhes conferir força espiritual.

Conhecendo os Orixás da Umbanda: Oxalá, Ogum, Oxóssi, Xangô, Oxum, Iemanjá, Iansã.

Oxalá – Branco – Deus da criação.

Guia é o nome usado nas religiões afro-brasileiras para os colares usados pelos médiuns durante as sessões e giras e também utilizadas pelos filhos da casa representando os seus guias (Orixás), variando a cor conforme a Linha na qual o espírito atua, a considerar: Linha de Oxalá = Contas Brancas (Candomblé e Umbanda)

Publicidade

  • A Umbanda tem nas Sete Linhas seus fundamentos:
  • Linha da Fé: Oxalá e Oyá-Tempo/Logunan.
  • Linha do Amor: Oxum e Oxumaré
  • Linha do Conhecimento: Oxóssi e Obá
  • Linha da Razão: Xangô e Iansã
  • Linha da Ordem: Ogum e Oroiná (Egunitá)
  • Linha da Evolução: Obaluayê e Nanã
  • Linha da Geração: Iemanjá e Omulu.

Os representantes da quimbanda são os exus e as pombas-giras, referidos habitualmente, nos terreiros afro-brasileiros, como o povo da rua. Esses personagens representam facilmente a massa anônima que circula pelas cidades, os trabalhadores, os vagabundos, os malan- dros, os gigolôs, as prostitutas etc.

As entidades da Esquerda na Umbanda (exus, pomba-giras, pombas-giras mirins e exu-mirins) são espíritos compromissados com a espiritualidade superior, que falam em perdão, em Lei, em ação e reação, em fé e em Deus.

Em contrapartida, o povo da esquerda agrega as entidades que se comportaram de maneira antissocial enquanto viveram. Foram traficantes, ladrões, homicidas, trambiqueiros, prostitutas ou cafetinas. Os homens dessa linhagem recebem o nome de Exus e as mulheres, de Pombajiras.

Orixá Exu tem sua imagem desmistificada como ser do mal e assustador. Considerado por muitos como um ser “assustador”, o orixá Exu, cultuado nas religiões de matrizes africanas, está fortemente ligado ao negro brasileiro e a sua história.

Para identificar se aquele conceito pode ser uma entidade você deve apenas se perguntar: "Eu desejo armazenar quais informações sobre este conceito ?" Se houverem informações a serem armazenadas, você tem uma ENTIDADE.

Segundo os ensinamentos do candomblé, todas as pessoas são filhas de orixás. Para que seja possível determinar a quais orixás um indivíduo pertence, ele precisa recorrer aos saberes oferecidos pelo jogo de búzios.

Ficha Técnica

Código3575416841
Código de barras7893844102176
Cest2805800
FabricanteGuias Luz Divina
CorVermelho

O problema está no choque com a guia, que pode acabar gerando deformações permanentes nas pistas ou nas esferas, ocasionando barulho e, pior, se os rolamentos não forem substituídos, poderão travar a roda e causar um acidente.

Descrição. Guia de Aço, tradicionalmente usado pela Umbanda e demais religiões afro-brasileiras. Representa as 7 Linhas (Orixás) e tem um valor magnético único.

Segundo a mitologia iorubá, Olodumaré, também conhecido como Olorum, é o deus supremo e inacessível.

Já as entidades são espíritos desencarnados de ancestrais que podem ser incorporados por médiuns durante os cultos nos terreiros de umbanda. Essas entidades, que cumprem funções ligadas à cura e ao aconselhamento, podem ser descritas como tipos populares pertencentes à realidade social brasileira.