Quais as etapas para planejar?

Perguntado por: icunha . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.4 / 5 18 votos

5 principais etapas do Planejamento Estratégico e sua implementação

  1. 1 – Missão, Visão e Valores. ...
  2. 2 – Análise dos ambientes interno e externo. ...
  3. 3 – Definição de metas e objetivos. ...
  4. 4 – Definição do plano de ação. ...
  5. 5 – Mensuração e acompanhamento de resultados.

Já que o objetivo é o sucesso, e esse não vem fácil, o planejamento também não é uma etapa fácil, para simplificar cada parte do processo e organizar cada ação para um período previamente determinado, podemos defini-lo em 3 fases: Planejamento Estratégico; Tático e Operacional.

As etapas do planejamento estratégico são: avaliar oportunidades e ameaças de mercado; definir os objetivos; determinar estratégias; estabelecer ações táticas; criar indicadores de controle; planejar a execução das atividades e revisar regularmente o plano feito.

O planejamento consiste em uma importante tarefa de gestão e administração, que está relacionada com a preparação, organização e estruturação de um determinado objetivo. É essencial na tomada de decisões e execução dessas mesmas tarefas.

5 dicas para você ter sucesso em seu planejamento

  1. 1) Analise sua situação atual e identifique onde você quer chegar. ...
  2. 2) Estabeleça responsáveis por cada processo. ...
  3. 3) Tenha métricas de antes e depois. ...
  4. 4) Metas: seja ousado mas não tire os pés do chão. ...
  5. 5) Monitore.

Quais são os 4 tipos de planejamento?

  • Planejamento estratégico;
  • Planejamento tático;
  • Planejamento operacional;
  • Planejamento financeiro.

Para ajudar a guiar esse processo, existem cinco pilares fundamentais que são: visão, missão, análise SWOT, objetivos e estratégias: Visão: A visão representa o estado futuro desejado para a organização, ou seja, aonde a empresa quer chegar.

A primeira fase do planejamento estratégico é a definição da missão, da visão e dos valores de qualquer organização.

O Método PES prevê quatro momentos (Matus, 1993, 1994) para o processamento técnico-político dos problemas: os momentos explicativo, normativo, estratégico e tático-operacional.

Confira o passo a passo para fazer o seu:

  1. Comece pelo diagnóstico da empresa. ...
  2. Trace seus objetivos. ...
  3. Crie estratégias e ações. ...
  4. Tenha métricas de desempenho. ...
  5. Prepare um cronograma. ...
  6. Envolva a equipe. ...
  7. Coloque o plano em prática. ...
  8. Avalie e revise o plano continuamente.

Alguns elementos fundamentais nesse planejamento são:

  • Definição de processos. Deve-se indicar quais serão as tarefas a serem realizadas, suas etapas, sequências, modos de fazer, conexão entre setores e responsáveis.
  • Infraestrutura e recursos. ...
  • Recursos humanos. ...
  • Orçamento. ...
  • Normas da empresa.

Características do planejamento
Num planejamento se conta com alguns elementos como orientação sobre os objetivos, tomada de decisão, processos, pensamento lógico, antecipação (pensar no futuro), etc.

Na prática, o planejamento é uma atividade em que definimos pontos como a visão, missão, metas e objetivos do empreendimento. A ideia central é pensar antecipadamente o que será preciso alcançar no futuro e criar um documento que servirá como um guia para cumprir os objetivos do negócio.

Entenda como elaborar e executar um planejamento estratégico

  1. Definir as metas. ...
  2. Analisar o contexto. ...
  3. Formular planos de ação. ...
  4. Monitorar, avaliar e corrigir. ...
  5. Referências:

Fique com a gente e acompanhe!

  1. Descubra o que você quer e por que. ...
  2. Quebre seus objetivos em pequenas metas. ...
  3. Defina quais serão as estratégias e prazos. ...
  4. Comece o quanto antes para evitar a procrastinação. ...
  5. Compartilhe seus objetivos com outras pessoas.

Por isso, os 3 principais tipos de planejamento estratégico são:

  • O operacional;
  • O tático;
  • E o estratégico.

6 passos para um planejamento estratégico que traga resultados

  1. 1 – Objetivo. É fundamental que você tenha objetivos a curto, médio e longo prazo. ...
  2. Público. É fundamental entender o comportamento de seu público. ...
  3. Estipule metas. ...
  4. Benchmarketing/SWOT. ...
  5. 5 – Plano de ação. ...
  6. 6 – Monitore.

O planejamento estratégico, também conhecido como plano estratégico, é o processo de identificar oportunidades, desenvolver uma estratégia e definir ações para atingir os objetivos organizacionais.

O principio da contribuição aos objetivos; O principio da precedência do planejamento; O principio da maior penetração e abrangência; O principio da maior eficiência, eficacia e efetividade e sem descumprir as normas.