Quais as frutas que são ricas em potássio?

Perguntado por: emedeiros . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 19 votos

Listagem de alimentos ricos e pobres em potássio

Baixo teor de potássio
FRUTASAbacaxi Acerola Ameixa fresca Banana maçã Caju Caqui Jabuticaba Laranja lima Lima da pérsia Limão Maçã Manga Melancia Morango Pêra Pêssego Pitanga
VERDURASAlface Agrião Almeirão Cenoura Escarola Pepino Pimentão Repolho

A presença de níveis elevados de potássio tem muitas causas, inclusive distúrbios renais, medicamentos que afetam a função renal e consumo excessivo de potássio suplementar. Normalmente, a hipercalemia deve ser grave antes de causar sintomas, principalmente ritmos cardíacos anormais.

Acelga, brócolis, couve e espinafre são algumas das folhas escuras que contêm bons níveis de potássio.

Normalmente, o nível de potássio se torna baixo, porque muito se perde pelo trato digestivo devido a vômitos, diarreia ou uso excessivo de laxantes. Às vezes potássio em excesso é excretado na urina, geralmente por causa de medicamentos que fazem os rins eliminarem o excesso de sódio, água e potássio (diuréticos).

Quando a quantidade de potássio na corrente sanguínea está baixa, dá-se o nome de hipocalemia. Isso pode ocorrer por diversos fatores, entre eles diarreia, vômitos, uso excessivo de álcool ou laxantes, insuficiência renal crônica, entre outros.

Batata, batata-doce, beterraba, brócolis, cará, couve, couve-flor, espinafre e tomate.

As frutas secas, como a uva passa, damasco e tâmara, também são alimentos ricos em potássio. Elas possuem antioxidantes, fibras, vitaminas A,B e K, cálcio, ferro, magnésio e selênio. A uva passa, por exemplo, tem 758 mg do mineral por 100g.

Pode promover o sono
O chá de banana tornou-se um auxílio popular ao sono. Ele contém três nutrientes principais que muitas pessoas afirmam ajudar a melhorar o sono – potássio, magnésio e triptofano.

Ainda segundo o levantamento, o aumento da ingestão de alimentos ricos em potássio é recomendado em adultos com pressão arterial acima de 12 por 8. A recomendação é que um adulto consuma em média 4.700 mg de potássio por dia - uma banana média tem cerca de 420 mg de potássio.

Este excesso de potássio chamamos de Hipercalemia. A Hipercalemia, quando não tratada corretamente, pode causar fraqueza muscular e alterar o ritmo cardíaco.

Normalmente, o nível de potássio no sangue é de 3,6 a 5,2 mmol/L. Abaixo de 3,5 mmol/L o diagnóstico é positivo para Hipocalemia. No entanto, quando o nível de potássio está muito baixo, inferior a 2,5 mmol/L, a pessoa requer atendimento médico urgente, pois sua vida pode estar em risco.

A deficiência do mineral pode causar apatia, ausência de reflexos, mal estar, náuseas e vômitos. Em casos extremos a falta de potássio no organismo contribui para uma pulsação fraca e rápida com chances de parada cardíaca.

Consumir menos alimentos com moderada concentração de potássio como: Abóbora, agrião, alface, couve, milho, pepino, espinafre, repolho, berinjela, abacaxi, abacate, figo, goiaba, melão, leite, carnes, cenoura, presunto, aveia, iogurte natural, ovo, morango, maçã.

A banana-prata é a que contém maior quantidade de potássio, enquanto a banana-nanica é a que possui menos calorias (cerca de 45 kcal, uma unidade de 50 g). A banana-da-terra é a única que não deve ser consumida in natura, pois é mais difícil de digerir.

Damascos secos: outra fruta seca que entra no ranking é o damasco, que tem 257 miligramas em ¼ de xícara. Melão cantaloupe: uma porção de 134 gramas deste tipo de melão tem 358 miligramas de potássio. Mamão: Uma porção pequena de mamão papaia tem 264 miligramas de potássio.

Ingira comidas com menos de 150 mg por porção.

  • Procure os seguintes legumes e frutas: frutos, maçãs, pêssegos, peras, abacaxi, ruibarbo, abóbora, pimentas, cebolas, rabanetes, alface, salsa, berinjela, repolho, couve-flor e feijões.
  • Pães, cereais, carnes magras, massas e arroz também são pobres em potássio.

Abacaxi, maçã, melancia e pêssego são frutas com pouco potássio.

A carne suína tem a menor relação sódio/potássio quando comparada à carne de frango e de boi. Por isso, é indicada para pessoas com problemas de hipertensão arterial. Uma das virtudes da carne suína é o seu teor de potássio.

O ideal é que o corpo humano apresente entre 3,6 a 5,2 mmol/L de potássio circulando no sangue.

A reposição endovenosa é indicada se a hipocalemia é severa ou sintomática, com potássio menor que 3 mEq/L. O grau de depleção de potássio corpóreo é variável, mas, como regra geral, tem-se que para cada 1 mEq/L de redução na concentração sérica há um déficit corpóreo total de 200 a 400 mEq.

No geral, Juliana Vieira costuma recomendar apenas uma unidade por dia para seus pacientes. Isso porque comer a fruta de forma descontrolada pode, sim, provocar o aumento de peso (assim como a maioria dos alimentos), mas a recomendação também serve para garantir mais variedade de ingredientes nas refeições.