Quais as ideias de Lamarck sobre a evolução?

Perguntado por: ebrito . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

Lamarck defendia que todas as mudanças estruturais sofridas por um indivíduo seriam transmitidas para seus descendentes. Isso explicaria tanto o alongamento do pescoço das girafas quanto a cegueira das toupeiras. A hereditariedade das características adquiridas ou perdidas ficou conhecida como a segunda lei de Lamarck.

Na teoria de Darwin, o principal conceito referenciado pelos autores é o da seleção natural, e, na de Lamarck, a herança dos caracteres adquiridos. As duas teorias são diferentemente apresentadas nos livros didáticos de biologia no Brasil.

Lamarck baseou sua teoria em duas leis principais: a lei do uso e desuso e a lei da transmissão dos caracteres adquiridos.

Charles Darwin era um naturalista britânico que propôs a teoria da evolução biológica por seleção natural. Darwin definiu evolução como "descender com modificações", a ideia de que as espécies mudam ao longo do tempo, dão origem a novas espécies e compartilham um ancestral comum.

Lamarck baseou sua teoria em duas suposições: a lei do uso a desuso a lei dos caracteres adquiridos. . Lei do Uso a Desuso: Segundo tal lei, quanto mais uma parta ou órgão do corpo é usada, mais se desenvolva; contrariamente as partes que não são usadas enfraquecem, atrofiam chegando até a desaparecer.

As leis de Lamarck
A primeira leia era a Lei do uso e desuso: os organismos tendiam a desenvolver os órgãos que mais usavam e entrava em desuso aqueles órgãos que eram menos utilizados.

Teoria evolucionista de Lamarck; Teoria evolucionista de Darwin; Teoria evolucionista: neodarwinismo.

Lei, defendida por Jean-Baptiste Lamarck, segundo a qual as modificações que se produzem nos indivíduos ao longo da sua vida como consequência do uso e desuso dos órgãos são hereditárias, originando mudanças morfológicas no conjunto da população.

Resposta. A lei do uso e desuso, que dizia que quanto mais usamos um orgão, mais esse orgão se desenvolveria, essa teoria não é aceita, pois se fosse desse jeito, os idosos não teriam vistas enfraquecidas porque usaram seus olhos durante toda a vida.

Lamarck afirmava que ao fazerem força para alcançar alimento em árvores altas, as girafas esticavam seu pescoço e com o tempo os pescoços ficavam mais compridos. Essa característica é passada às gerações seguintes, que nascem gradativamente com o pescoço mais comprido.

O Lamarckismo, teoria evolutiva proposta por Lamarck, baseia-se em duas leis básicas: uso e desuso e herança dos caracteres adquiridos. A evolução das espécies é um tema bastante discutido em Biologia desde a antiguidade.

O darwinismo baseia-se na ideia de que os organismos mudam ao longo do tempo e que o meio, por ação da seleção natural, seleciona os organismos mais adaptados, os quais apresentam maior chance de deixar descendentes.

Alguns pesquisadores já falavam sobre uma possível evolução das espécies, mas Darwin foi o primeiro a oferecer provas científicas e explicar o mecanismo que a torna possível: a seleção natural. Por causa disso, ele se tornou um dos pensadores e cientistas mais importantes da história.

A teoria de Lamarck se baseou em dois princípios básicos, onde ele dizia que formas de vida mais simples surgem a partir de matéria inanimada por geração espontânea e progridem a um estádio maior de complexidade e perfeição. Na sua teoria Lamarck sustentou que a progressão dos organismos era guiada pelo meio ambiente.

Alternativa “b”. A lei do uso e desuso e a lei dos caracteres adquiridos orientam a evolução proposta por Lamarck. Segundo o pesquisador, o uso faria com que órgãos desenvolvessem-se mais que outros, enquanto o desuso causaria a atrofia.

Lamarck baseou sua teoria para a evolução dos seres vivos, a partir da seguinte afirmação: "A natureza, ao produzir sucessivamente todas as espécies de animais, e começando pelo menos perfeito e mais simples, acaba o seu trabalho com o mais perfeito, gradualmente, aumentando a sua complexidade".

As teorias evolucionistas afirmam que ocorreram mudanças nos organismos ao longo dos milhares de anos do planeta. Essas mudanças podem ser vistas, por exemplo, em fósseis de organismos que hoje não são encontrados na Terra, mas que possuem grandes semelhanças com organismos atuais.