Quais as partes de um laudo?

Perguntado por: aperes . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

Possui quatro partes:

  • Preâmbulo: qualificação dos peritos (oficial e não oficiais) e do objeto da perícia;
  • Exposição: narrativa minuciosa de tudo que os peritos observaram no exame;
  • Fundamentação: motivos que levaram os peritos à conclusão final;
  • Conclusão técnica: respostas aos quesitos formulados.

O que não pode faltar no laudo judicial
Por exemplo, a exposição do objeto da perícia nada mais é que; “o que foi analisado pelo perito”. Ou seja, pode ser um equipamento, um elemento químico, uma estrutura ou documentos contábeis. O objeto da perícia é um ponto importante e deve estar claro no seu laudo.

O laudo médico deve sempre ter as informações mais atualizadas possíveis. É por esse motivo, inclusive, que costuma ser escrito logo após os exames. Dessa forma, o especialista poderá detalhar os últimos resultados encontrados.

O Laudo Técnico deve conter, além do número da ART, detalhes dos serviços a serem realizados e o modo como serão executados para garantir a segurança do imóvel. O profissional deve se comprometer a realizar apenas o que está descrito nos serviços a serem executados, nada mais.

Possui quatro partes:

  • Preâmbulo: qualificação dos peritos (oficial e não oficiais) e do objeto da perícia;
  • Exposição: narrativa minuciosa de tudo que os peritos observaram no exame;
  • Fundamentação: motivos que levaram os peritos à conclusão final;
  • Conclusão técnica: respostas aos quesitos formulados.

O laudo pericial é sempre feito por um perito, e esse documento é feito meticulosamente, assim como de forma imparcial e honesta. Desta forma, o perito nunca deverá usar do senso comum enquanto estiver analisando e elaborando o laudo, assim como nunca deverá favorecer uma das partes que estão envolvidas no processo.

A descrição do laudo é a parte que contém o exame físico realizado durante a perícia, sendo considerada a parte mais importante do laudo.

A produção é feita por um engenheiro civil, arquiteto e profissionais habilitados para a demanda. Existem diversas empresas no mercado que são especializadas nesse tipo de serviço e que emitem o laudo técnico com qualidade e responsabilidade.

O que é um Laudo Técnico? O Laudo Técnico nada mais é que um relatório emitido por um engenheiro especializado, logo após os processos de análise e avaliação, a respeito de um problema ou caso específico. Dessa forma, têm-se o diagnóstico da situação, baseado na experiência e conhecimentos técnicos do profissional.

Tipos de Laudos Técnicos

  • Laudo de Reforma. O laudo de reforma indica a viabilidade ou necessidade dos serviços de reforma. ...
  • Laudo de Inspeção Predial. ...
  • Laudo Estrutural. ...
  • Laudo Cautelar de Vizinhança. ...
  • Laudo Elétrico. ...
  • Laudo SPDA. ...
  • Laudo de Acessibilidade. ...
  • Laudo de Eficiência Energética.

Enquanto o “parecer” é um documento que mostra apenas a opinião de um profissional da área, o “laudo” é um documento construído tecnicamente que comprova as teses e os achados de um perito. Assim fica muito mais claro entender a diferença e a confiabilidade de um documento automotivo.

É um documento formal que transcreve o resultado dos exames, observações e testes realizados na avaliação, como testes de força, mobilidade, funcionalidade, testes específicos. Nele, o profissional deve apontar a descrição de todos os elementos encontrados no registro do atendimento.

A validade atual é de cinco anos, e o projeto prevê duas situações: validade de dez anos se a pessoa tiver menos de 18 anos quando de sua emissão; e validade indeterminada se o identificado tiver mais de 18 anos na emissão.

Para ser validado pelo juiz como prova, o laudo pericial deve conter: uma exposição do objeto da perícia; a análise técnica ou científica realizada pelo perito; a indicação do método empregado, cuja aceitação seja predominante entre os especialistas da área do conhecimento; respostas conclusivas aos quesitos ...

Detalhes sobre a doença ou Código Internacional de Doenças (CID); Assinatura e carimbo, com registro do conselho de classe do profissional; Data de início do repouso e o prazo estimado.

As partes mais importantes de um parecer são a discussão e a conclusão. Perícia deduciendi, de fatos passados, gera parecer. Os Depoimentos Orais, como documentos médico-legais, são àqueles prestados pelo perito, de forma oral, em tribunal ou audiência, versando sobre o laudo que ele, perito, realizou.

Do ponto de vista da empresa que sofre uma ação trabalhista, por exemplo, um laudo pericial favorável significa uma conclusão que favorece a reclamada. Já o laudo desfavorável, implica na conclusão negativa do perito, favorecendo o reclamante e, por consequência, prejudicando a empresa.

O laudo pericial é realizado por um profissional habilitado para fazê-lo que trabalha em função da justiça. Nesse caso, o documento é usado pelo juiz para formar as suas conclusões acerca e um processo. Contudo, o magistrado pode tanto aceitá-lo quanto realizar a sua recusa, de forma parcial ou integral.