Quais diferenças entre ensino fundamental e ensino médio?

Perguntado por: lassis2 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

Ao contrário do ensino fundamental que tem duração total de nove anos, o ensino médio dura apenas três. As suas séries são chamadas de 1º ano, 2º ano e 3º ano, e contam com várias disciplinas voltadas para a preparação do estudante para processos seletivos, como os vestibulares, por exemplo.

O Ensino Fundamental no Brasil é definido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação como a segunda etapa da Educação Básica. Em séries, como é mais usual, o Ensino Fundamental se inicia no primeiro ano, também chamado de série inicial, e termina no nono ano.

Quais são as séries do Ensino Fundamental
Ensino Fundamental 1 (anos iniciais) corresponde às séries do 1º ao 5º ano e atende a faixa etária dos 6 até os 10 anos de idade. Por sua vez, o Ensino Fundamental 2 (anos finais) corresponde às séries do 6º ao 9º ano e atende a faixa etária dos 11 até os 14 anos de idade.

Também conhecido como Segundo Grau, o Ensino Médio é a última etapa da educação básica brasileira. Diferente do Ensino Fundamental que dura nove anos, o Ensino Médio dura apenas três e suas séries são o 1º, 2º e 3º ano.

Ele prevê aumento gradual no número de horas cursadas no ensino médio, além de reorganizar o currículo da etapa. O modelo anterior tinha, no mínimo, 800 horas-aula por ano (o equivalente a 2.400 horas-aula em três anos). No novo modelo, a carga horária deve alcançar 3.000 horas-aula ao final do ensino médio.

O que é curso de nível médio? Já o curso de nível médio tem o objetivo de formar pessoas para desenvolver uma profissão específica do mercado de trabalho que se relaciona à indústria.

O ensino de segundo grau, posterior ao primeiro, também chamado de ensino médio, era destinado a jovens de 12 anos ou mais.

18 anos

Com quantos anos termina o ensino médio? O ensino médio geralmente é finalizado com 17 ou 18 anos. Para isso, o aluno deve seguir a lei que diz que a criança deve entrar na pré-escola até os 4 anos completos e com até 6 anos estar cursando o 1º ano do Ensino Fundamental.

Ensino médio incompleto: não concluiu todos os anos correspondentes a este ciclo (1º ao 3º ano); Ensino médio completo: concluiu este ciclo de estudos (1º ao 3º ano); Superior completo (ou graduação): concluiu o curso de ensino superior (bacharelado ou licenciatura);

O Ensino Fundamental na rede estadual de ensino é dividido em dois ciclos: Anos Iniciais, que corresponde às classes do 1º ao 5º ano, e os Anos Finais, do 6º ao 9º ano.

O Ensino Médio passa a ter a característica da terminalidade, o que significa assegurar a todos os cidadãos a oportunidade de consolidar e aprofundar os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental; aprimorar o educando como pessoa humana; possibilitar o prosseguimento de estudos; garantir a preparação básica para o ...

Essa etapa da educação básica é uma transição da educação infantil para o ensino médio. Nesse período é iniciada a alfabetização da criança e posteriormente são introduzidos novos conhecimentos de diferentes áreas. O ensino fundamental compreende a fase do 1º ao 9º ano e atende crianças dos seis aos 14 anos de idade.

A educação escolar brasileira divide-se em dois níveis: I - Educação básica, que compreende a educação infantil (de 0 a 6 anos), O ensino fundamental (de 7 a 14 anos) e o ensino médio (de 15 a 17 anos).

Ensino Fundamental de Nove Anos - Apresentação
A intenção é fazer com que aos seis anos de idade a criança esteja no primeiro ano do ensino fundamental e termine esta etapa de escolarização aos 14 anos.

Diferenças entre o Ensino Médio regular e o profissionalizante. A principal diferença é que enquanto o Ensino Médio regular oferece uma educação abrangente ao aluno, com foco nas áreas do conhecimento, a profissionalizante busca promover um primeiro contato com o mercado de trabalho.

A criação do 4º ano do ensino médio também chegou a ser anunciada pelos governos do Rio Grande do Sul e do Maranhão. No RS, foi elaborado um programa de recuperação que pode ser comparado a um 4º ano, voltado para os estudantes que haviam se formado durante a pandemia (2020 e 2021).

Sim, e este pedido pode ser feito à Justiça. A Justiça pode conceder liminar que assegura que o aluno seja matriculado no curso superior em que foi aprovado, com a condição de que se apresente o Certificado de Conclusão do Ensino Médio no prazo de um ano.

Isso significa que as disciplinas tradicionais continuarão no currículo escolar do Ensino Médio: Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Física, Química, Artes, Educação Física, Língua Inglesa, Filosofia, Geografia, História e Sociologia.

Serão ofertadas quatro áreas de estudo – linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências sociais e humanas. O modelo trará, ainda, a formação técnica e profissional dentro da carga horária do ensino regular.

O curso Normal Médio, garantido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9394/96), é a formação mínima para os profissionais que desejam atuar na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental.

Sabendo disso, surgem a dúvida: quem tem nível médio pode fazer concurso de nível fundamental? A resposta é sim! As vantagens para os concursados são inúmeras: salários atraentes, estabilidade, benefícios, portando, candidatos que possuem outros níveis de escolaridade também se inscrevem para esse concurso.