Quais elementos comprovam a linguagem persuasiva?

Perguntado por: erodrigues . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

Emprego de figuras de linguagem como comparações, analogias, hipérboles e eufemismos; Uso do modo imperativo nos verbos; Alusão ao mundo conhecido do público-alvo em uma tentativa de aproximar a linguagem ao destinatário da mensagem; Emprego de trocadilhos e jogos de palavras.

O que quer dizer Linguagem Persuasiva? A linguagem persuasiva é aquela que possui o objetivo de influenciar alguém a pensar ou a realizar alguma ação, por meio de argumentos bem embasados.

Pathos, ethos e logos são os três aspectos, de acordo com Aristóteles, considerados formas diferentes de convencer um público sobre determinado tema, crença ou conclusão. Ethos está ligado à ética, pathos ao sentimento ou às emoções, e logos para a lógica.

São elas:

  • verbal;
  • não verbal;
  • híbrida ou mista.

Os 6 Princípios de Persuasão da Cialdini são reciprocidade, escassez, autoridade, compromisso e consistência, afinidade e consenso. Ao entender essas regras, você pode usá-las para persuadir e influenciar os outros. Claro, fazer isso nem sempre é uma coisa ética a fazer.

Quais são os princípios da persuasão? Originalmente Cialdini escreveu sobre 6 princípios (reciprocidade, comprometimento, prova social, autoridade, simpatia e escassez), porém depois lançou outro livro com mais um princípio, o princípio da “unidade”.

Há três elementos principais para a persuasão: lógica, emoção e relacionamento. Ao usar estes três elementos, você pode convencer qualquer pessoa de qualquer coisa. A lógica é o elemento mais importante de persuasão. Seu argumento deve ser sólido e fazer sentido para a outra pessoa.

As Armas da Persuasão: o que esse livro pode te ensinar sobre...

  • Reciprocidade;
  • Compromisso e coerência;
  • Aprovação social;
  • Afeição;
  • Autoridade;
  • Escassez.

A função conativa é facilmente identificada, pois sua linguagem é organizada para influenciar e persuadir o destinatário, fazendo uso de verbos no imperativo, pronomes na segunda pessoa e vocativos.

Significado de Persuasão
substantivo feminino Ação de fazer com que alguém acredite ou passe a acreditar em: convenceu o chefe com o poder de persuasão de seus argumentos. Ação de persuadir, de convencer alguém sobre alguma coisa ou fazer com que essa pessoa mude de comportamento e/ou opinião.

As espécies da retórica são três em número; pois outras tantas são as classes de ouvintes dos discursos. Com efeito, o discurso comporta três elementos: o orador, o assunto de que fala, e o ouvinte; e o fim do discurso refere-se a este último, isto é, ao ouvinte.

Três aspectos fundamentais suportam o discurso retórico em Aristóteles: ethos, pathos e lógos.

  • Ethos é princípio ético que orienta a argumentação.
  • Pathos é o apelo aos sentimentos evocados pelo orador em seus argumentos.
  • Lógos é a estrutura lógica da argumentação.

Os elementos retóricos são usados para promover variedade no texto. Dentre as figuras retóricas disponíveis na língua podemos destacar o símile, a antítese e a metáfora. Esse é um recurso de comparação entre dois elementos que se assemelham em certos aspectos. A partir do símile, é criado um link linguístico.

Elas são classificadas em seis tipos: função referencial, função emotiva, função poética, função fática, função conativa e função metalinguística. Cada uma desempenha um papel relacionado com os elementos presentes na comunicação: emissor, receptor, mensagem, código, canal e contexto.

Os tipos de linguagem são: verbal, não verbal e mista. A linguagem verbal recorre à palavra, falada ou escrita.

Linguagem é um processo de comunicação que pode ser oral, escrito, digital etc. Ela apresenta função emotiva, poética, conativa, referencial, fática ou metalinguística. Existem diversas formas de linguagem, que pode ser utilizada para várias finalidades.

Na primeira parte deste artigo, nos dedicamos à elucidação das quatro etapas de elaboração de um discurso persuasivo (a invenção, a disposição, a elocução e a ação).