Quais embutidos evitar?

Perguntado por: egodinho . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.4 / 5 4 votos

Entre as recomendações está evitar alimentos embutidos e ultraprocessados, como salame, presunto, bacon, linguiça, mortadela, e os biscoitos recheados, salgadinhos “de pacote”, refrigerantes e macarrão instantâneo.

Os embutidos feitos de modo artesanal, sem conservantes, que levam apenas boas partes das carnes, um pouco da gordura natural delas, temperos e especiarias, não oferecem nenhum risco à saúde.

A vantagem do presunto sem a capa de gordura é que ele tem menos calorias e menos sódio - apesar de as quantidades ainda ficarem altas. Além disso, a quantidade de gordura é quase zero.

Embutidos. Alimentos como linguiça, salame, mortadela e rosbife estão na lista dos embutidos e podem ser prejudiciais pela quantidade de sódio. “Além disso, muitos deles contêm nitrito e nitrato, que comprovadamente estão relacionados ao aumento do número de tumores”, explica a especialista.

Algumas alternativas ao uso de embutidos são o peito de frango desfiado, o atum e o rosbife. Enquanto 100g de mortadela contêm 1212mg de sódio, a mesma quantidade de atum em conserva de água possui 250mg. Você pode também fazer pastas de peito de frango ou atum com iogurte natural.

Os 7 piores alimentos para a saúde

  • Salgadinho.
  • Refrigerante.
  • Batata frita.
  • Carnes processadas.
  • Bacon.
  • Nuggets.
  • Sorvete.

A organização mundial da saúde (oms) afirma que o consumo excessivo de alimentos embutidos e processados como salsicha, presunto, salame e mortadela aumentam o risco de desenvolvimento de câncer, principalmente o câncer colorretal.

frango

Entre os diferentes tipos de linguiça, a mais saudável é a que é feita a partir do frango. Em comparação, o frango é mais saudável que a carne suína, apresentando menos gorduras, mas mesmo assim necessita de temperos para o seu preparo, como o sal.

O bacon, se consumido de forma correta pode ser benéfico sim para a saúde. De acordo com o nutrólogo WIlson Rondó Júnior, ele possui gorduras que são muito boas a para saúde. Quase 50% da gordura encontrada no bacon é monoinsaturada, que é igual o óleo de oliva.

A salsicha é um alimento industrializado que contém altas quantidades de gorduras, conservantes, aditivos e sódio. Assim como outros ultraprocessados, não deve ser consumida em excesso.

Carnes processadas, como presunto, salsicha, linguiça, bacon, salame, mortadela, peito de peru e blanquet de peru podem aumentar a chance de desenvolver câncer. O consumo desses produtos deve ser evitado.

A especialista alerta que o presunto é um alimento ultraprocessado e que contém alto teor de gorduras saturadas, sódio e conservantes. Portanto, mesmo se houvesse uma melhora, o produto ainda estaria longe de ser um alimento saudável. — O presunto e demais embutidos não recomendamos que sejam consumidos com frequência.

Embora sejam muito populares, os alimentos embutidos fazem mal à saúde. Isso ocorre porque eles apresentam baixa quantidade de nutrientes, empobrecendo a dieta. Além disso, os embutidos são muito calóricos e apresentam uma elevada quantidade de aditivos químicos em sua produção.

O presunto, sem o toucinho do pernil, é mais magro, contendo menos gorduras do que o apresuntado.

A salsicha é um alimento industrializado ultraprocessado rico em gorduras, conservantes, aditivos e sódio. Para piorar, o ingrediente principal do cachorro-quente ainda é cheio de nitritos e nitratos, componentes que são considerados cancerígenos pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

As de frango e peru são consideradas mais saudáveis
Elas são feitas apenas com carne, miúdos e gorduras de aves, apresentam até 40% de carne mecanicamente separada e têm menos gorduras e sódio em relação às demais.

Alimentos embutidos são: salsicha, linguiça, mortadela, presunto, apresuntado, peito de peru, bacon, carne de lata, salame, lombo e nuggets. Eles têm esse nome porque são feitos de carnes processadas - são triturados, homogeneizados e depois &ldquoembutidos&rdquo em tripas artificiais ou naturais.

Carne moída e sem gordura é uma opção mais saudável para o dia a dia. Com tomate e alguns temperos, fica tão saborosa quanto a linguiça.

Os cereais como aveia, quinoa, milho, amaranto, arroz, centeio e trigo são alimentos que substituem a carne de forma eficiente. São boas fontes de proteína e de vitaminas do complexo B, além de ferro e fibras.