Quais estações tem bicicleta?

Perguntado por: rAvila . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

Os bicicletários anexos às estações Pinheiros, Fradique Coutinho, Butantã, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia da Linha 4-Amarela, operados pela ViaQuatro, mantêm a operação na modalidade guarda de bicicletas.

No Metrô sua bicicleta, mesmo elétrica, é bem-vinda
Entre 10h e 16h, e das 21h até o fechamento do sistema.

Primeiramente, só é possível fazer o transporte de bikes em trens e metros nos seguintes dias e horários: Segunda a sexta entre 10h e 16h, e das 21h até o fechamento do sistema. Aos sábados, domingos e feriados podemos transportar bikes durante o dia inteiro, isto é, das 04h40 à meia-noite.

Por questão de segurança, use somente as escadas fixas. Aguarde a liberação das escadas fixas pelos demais usuários, por medida de segurança. Mantenha sua bicicleta antes da faixa amarela. Caso não consiga embarcar, aguarde outro trem.

A entrada de bicicletas no sistema é permitida de segunda a sexta-feira, das 20h30 até o fechamento da estação, aos sábados a partir das 14h00 e aos domingos e feriados durante toda a operação.

Como utilizar o bicicletário
Para utilizar o serviço é necessário fazer um cadastro com o colaborador da estação e apresentar documento com foto e comprovante de residência. O uso do bicicletário é gratuito e exclusivo para bicicletas de clientes do metrô.

As bicicletas dobráveis podem ser transportadas durante todo o funcionamento do transporte público (válido para todos), já as demais bicicletas possuem restrição de horário.

É proibido levar como bagagem: produtos químicos, explosivos e animais de médio e grande porte (permitido apenas animais domésticos, gatos e cachorros de pequeno porte, acondicionados adequadamente).

Bicicletários devem ser em ambiente de fácil acesso, próximo da rua e da calçada; Precisa haver a distância mínima de 0,75 metro entre os suportes para prender as bicicletas; Equipamentos devem ter no mínimo 1,80 metro de extensão, com altura mínima de 2 metros.

A prefeitura e todas as entidades governamentais, assim como, as prestadoras de serviços públicos, devem incentivar o uso das bicicletas.

Há limitação de quatro bicicletas e os horários são: de segunda a sexta, das 10h às 16h, ou após às 21h até o fechamento.

72 horas

O prazo máximo de permanência da bicicleta no bicicletário é de 72 horas. A bicicleta não retirada do bicicletário dentro do prazo de 72 horas, terá seu lacre rompido e será removida pela CPTM para doação.

As bicicletas autorizadas devem ter aro de 20" (vinte polegadas) ou menor e sempre serem transportadas dobradas, com dimensões que não causem transtorno aos demais usuários.

O preço médio de bicicleta motorizada depende do que o produto oferece. Em média, um usuário conseguirá achar bicicleta motorizada por valores entre R$ 1.446,80 e R$ 4.600,00.

A CBTU Belo Horizonte alterou o regulamento e incluiu uma prática que vinha sendo adotada desde março/2020: bicicletas podem entrar no metrô de BH em todo o horário de funcionamento (5h30min às 23h)!

Segundo o Código Brasileiro de Trânsito, a bicicleta é um veículo como os outros e portanto deve andar na mão correta. E essa lei tem razão de ser: bicicletas andando na contra-mão, mesmo que no acostamento, podem causar uma confusão momentânea nos motoristas e gerar um risco de acidente.

Usuários de trens no Rio de Janeiro já podem embarcar com suas bicicletas nos dias de semana a partir de 21h.

Segundo a legislação, caso não existam ciclovias, ciclofaixas, acostamento, ou ainda, quando não for possível utilizá-los, o ciclista deve ocupar os bordos da pista, obedecendo o sentido da via, com preferência sobre os veículos automotores.

De acordo com o artigo 59 do Código de Trânsito Brasileiro, não é permitida a circulação de bicicletas pela calçada – a menos que haja sinalização permissiva, pelo órgão público responsável.