Quais faculdades aceitam o histórico escolar?

Perguntado por: ovidal . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.8 / 5 4 votos

Histórico escolar do ensino médio

  • Centro Universitário IBMR.
  • Centro Universitário FADERGS.
  • Universidade Unigranrio.

O processo seletivo do SIM ocorre mediante análise e pontuação do histórico escolar do Ensino Médio do candidato. Será considerada a média aritmética das notas do Histórico Escolar do Ensino Médio (2º Grau) do candidato, a qual será convertida em número de pontos, sem arredondamentos.

Para isso, basta matricular-se em um supletivo credenciado junto ao Ministério da Educação (MEC) e realizar a prova de aptidão. O aluno receberá o certificado de conclusão e procederá normalmente com a matrícula no Ensino Superior, caso passe na prova.

A maioria das faculdades particulares utiliza a prova do vestibular como processo seletivo. Em alguns casos, é exigido apenas a aprovação ou a soma das notas do vestibular com as do Enem. O ideal é se informar com antecedência sobre como será feita a seleção na instituição de ensino de sua escolha.

A melhor maneira consiste em entrar em contato com a Secretaria de Educação do Estado onde você realizou o Ensino Médio e verificar se a instituição de ensino possuía autorização para funcionamento.

O Histórico Escolar é o documento oficial que comprova a situação acadêmica do aluno referente ao seu rendimento escolar, no qual estão descritas as disciplinas do curso até a série em que o/a aluno/a está matriculado/a ou esteve, e qual a nota e a situação referente a cada disciplina.

A saber, tão importante quanto ter o documento é que ele seja oficial, ou seja, reconhecido pelo MEC. Portanto, verifique se a instituição de ensino básico que você está é credenciada pelo MEC. Afinal, essa será sua garantia de ter autenticidade do seu certificado reconhecida.

Ingresso em faculdades privadas com bolsa de 100% do Prouni
Para concorrer às bolsas integrais do Prouni, é necessário ter renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio. Os critérios para seleção dos bolsistas são baseados nas notas obtidas no exame e na renda familiar per capita do estudante.

Sabemos que a maneira mais tradicional e conhecida para entrar em uma faculdade é através do vestibular. No entanto, apesar de ser uma das formas mais utilizadas pelas instituições de ensino superior no Brasil, você sabia que existe a possibilidade de ingressar em uma faculdade sem precisar fazê-lo?

  • VESTIBULAR PROGRAMADO. O Vestibular Programado é uma modalidade de avaliação para ingresso no ensino superior, que visa adequar o processo de seleção à disponibilidade de tempo e horário do candidato. ...
  • SELEÇÃO ENEM. ...
  • PORTADOR DE DIPLOMA. ...
  • TRANSFERÊNCIA. ...
  • VESTIBULAR TRADICIONAL. ...
  • VESTIBULAR - PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO.

A forma mais tradicional de processo seletivo em faculdade pública é por meio do vestibular. Embora os conteúdos das provas possam ser parecidos, cada universidade tem o seu próprio vestibular. Algumas têm uma fase só, mas a maioria das faculdades públicas aplica as provas em duas fases distintas.

Estudante pode se matricular na faculdade antes do fim do ensino médio. A legislação prevê a possibilidade de avanço nos cursos e nas séries mediante verificação de aprendizado.

Se você concluiu o ensino médio com EJA pode fazer faculdade como qualquer outro estudante. O EJA não impede que o aluno faça faculdade, pelo contrário, é uma forma de dar oportunidade de educação para quem não conseguiu terminar os estudos na idade adequada.

Qual a forma mais rápida de terminar o ensino médio? O Supletivo e o Encceja são as modalidades mais rápidas para os estudantes concluírem o ensino médio, variando no período entre 6 meses e 1 ano.

Por outro lado, quem não terminou o ensino médio pode fazer o Enem apenas para ganhar experiência e se preparar melhor para quando for realizar a prova para valer. É justamente por isso que esses candidatos são chamados de treineiros e as notas deles não são válidas para tentar uma vaga no Sisu ou no Prouni.