Quais favelas são do CV?

Perguntado por: lbarreto . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.3 / 5 18 votos

As bases mais importantes do CV atualmente estão nos complexos do Alemão, Chapadão e Salgueiro, além das favelas da Chatuba, Antares e Rocinha. Com a chegada das UPPs, expandiu e cresceu para o sul fluminense, sobretudo na região de Angra dos Reis e Paraty, além de outros estados, como Ceará, Mato Grosso e Pará.

Ainda hoje, o Comando Vermelho está organizado nos presídios cariocas, como Bangu 1 (onde estão as principais lideranças), e controla também algumas associações de moradores de favelas.

Não é segredo que o PCC é a maior facção do país, com ação transnacional.

William da Silva Lima, o Professor.

Antônio Ilário Ferreira, o Rabicó, é ligado a facção Comando Vermelho e chefia o tráfico de drogas no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo. Rabicó foi preso em 2008, em Mamanguape, Pernambuco, onde adquiriu uma casa e morava com sua família, como empresário do setor de reciclagem, segundo as investigações da polícia.

Os confrontos têm sido encabeçados por Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV), em lados opostos e apoiados por aliados, com episódios dentro de presídios e periferias de cidades brasileiras.

Histórico. Histórico: Johny, que é foragido da Justiça, é apontado como chefe do tráfico de drogas na comunidade da Rocinha, Zona Sul do Rio de Janeiro, e integrante da facção criminosa Comando Vermelho ? CV.

Comando Vermelho

A Vila Kennedy é dominada por criminosos da facção Comando Vermelho (CV), a mais antiga do estado, e sofreu um "baque" por integrantes do Terceiro Comando Puro (TCP).

Terceiro Comando Puro

No Rio de Janeiro, é usado como gíria por apoiadores da facção Terceiro Comando Puro (TCP) para indicar que a área está sob controle, tranquila ou identificar apoiadores.

Thiago da Silva Folly, o TH é ligado à facção Terceiro Comando Puro, e chefia o tráfico de drogas em diversas localidades do Complexo da Maré. A Maré é um complexo de 16 favelas. Sua localização estratégica a tornou um campo de intensas disputas para o crime organizado.

O centro de comando do CV ainda é estabelecido no Rio de Janeiro, com as principais ordens vindo de dentro dos presídios federais, onde se encontram presos os seus líderes notórios, como Fernandinho Beira-Mar e Marcinho VP.

A ADA passou do domínio de 19 favelas para apenas duas. Aquela que já foi a casa de Escadinha, Uê, Playboy, Bem-Te-Vi e Nem da Rocinha, hoje só tem um nome expressivo em seus quadros: Celsinho da Vila Vintém, que de fundador, passou a lobo solitário.

Na zona leste, as bocas do Jardim Elba, uma das principais regiões do tráfico na cidade, do Itaim Paulista e de Cidades Tiradentes são dominadas pelo PCC. As bocas do Grajaú, Capão Redondo, Favela do Pantanal, na divisa da capital com Diadema, Paraisópolis, Heliópolis, todos na zona sul,também.

A ausência de informações importantes como idade, contatos ou endereço residencial no CV pode atrapalhar um candidato. “Se não possuir logo de cara dados básicos sobre o candidato, é provável que o recrutador passe logo para o próximo”, afirma Ricardo Karpat, diretor da Gábor RH.

Estima-se que, hoje, a organização criminosa possua cerca de 130 mil membros, dentro e fora das prisões. Pode-se dizer que é um “sindicato do crime”, que comanda rebeliões, fugas, resgates, assaltos, sequestros, assassinatos e o tráfico de drogas.

O "batismo" é uma cerimônia, feita às vezes em conferência telefônica, na qual o criminoso afirma que aceita as regras da facção, respondendo a um questionário. Ao ser aprovado, entra para o chamado Livro Branco, onde estão os ""irmãos" do crime.

  • José Márcio Felício
  • Antônio Carlos Roberto da Paixão
  • César Augusto Roris da Silva
  • Misael Aparecido da Silva
  • Wander Eduardo Ferreira
  • Isaías Moreira do Nascimento
Continuar lendo Tem favelas no Japão?