Quais foram as primeiras indústrias que surgiram?

Perguntado por: iibrahim . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.2 / 5 6 votos

Esse processo avançou para outros países, como Bélgica, França, Estados Unidos e Japão. No século XIX, cerca de 100 anos após a primeira fase da Revolução Industrial, o mundo vivenciou a segunda etapa desse processo, a Segunda Revolução Industrial.

Os maiores setores industriais do Brasil são a indústria automobilística, agropecuária, química, siderurgia, metalurgia, mineração e petroquímica.

Basicamente, elas incluem as indústrias de base, intermediárias, de bens de consumo e de ponta.

Indústrias da Primeira Revolução Industrial
A principal indústria no período da Primeira Revolução Industrial era têxtil.

Fases da industrialização brasileira

  • 1a fase – Período Colonial. ...
  • 2a fase – O café e as primeiras indústrias responsáveis pela industrialização brasileira. ...
  • 3a fase – Era Vargas e o desenvolvimento industrial. ...
  • 4a fase – Governo JK e as multinacionais.

Indústria é uma atividade econômica que surgiu na Primeira Revolução Industrial, no fim do século XVIII e início do século XIX, na Inglaterra, e que tem por finalidade transformar matéria-prima em produtos comercializáveis, utilizando força humana, máquinas e energia.

A industrialização do Brasil é considerada um processo tardio, uma vez que teve início um século depois do surgimento das primeiras indústrias na Europa. As primeiras manufaturas foram abertas no território nacional durante o século XIX, mas foi somente a partir da década de 1930 que o processo ganhou força.

Essa transformação chamou-se Revolução Industrial. Três tipos de máquinas destruíram o velho mundo e construíram o novo. A primeira foi a máquina de fiação, a segunda o tear mecânico e a terceira, o motor a vapor. A máquina a vapor foi um dos elementos que destruiu o velho mundo e construiu o novo.

As primeiras indústrias do país foram as de base, mais precisamente a Companhia Siderúrgica Nacional (1941), a Vale do Rio Doce (1943) e a Companhia Hidrelétrica São Francisco (1945).

Neste caso, ela pode ser dividida em 3 tipos de indústria:

  1. Indústria de bens de produção. ...
  2. Indústria de bens de capital. ...
  3. Indústria de bens de consumo.

A industrialização no Brasil ocorreu de forma tardia por meio da política de substituição das importações no contexto de ocorrência da Primeira Guerra Mundial. Os capitais oriundos de cultivos agrícolas, com destaque para o café, foram primordiais para o desenvolvimento da indústria brasileira.

As fábricas geralmente eram quentes, úmidas, sujas e escuras. As jornadas de trabalho chegavam a 14 ou 16 horas diárias, com pequenas pausas para refeições precárias. Muitos trabalhadores adquiriram doenças respiratórias por causa do ar poluído que vinha das máquinas.

Ela se classifica em indústria de base (ou indústria pesada), bens intermediários e bens de consumo. Estes últimos subdividem-se em bens duráveis e não duráveis.

1760

A primeira fase foi caracterizada pela máquina a vapor. Já a segunda pelos avanços na comunicação, como o advento do avião, telefone e televisão. E a terceira fase é definida pelo crescimento tecnológico e o avanço da biotecnologia.

A humanidade passou por três revoluções industriais, a primeira no ano de 1760, que teve como tecnologia mais expressiva o motor à vapor, e se desdobrou no contexto do colonialismo; a segunda no ano de 1900, a qual deu origem à eletricidade e aos automóveis, e ocorreu no contexto das duas grandes guerras mundiais; e ...

Getúlio Vargas

Foi com a entrada de Getúlio Vargas em 1930 que o processo de industrialização tornou-se o eixo norteador das discussões e medidas políticas. Foi também na Era Vargas que importantes medidas aconteceram para o desenvolvimento industrial brasileiro.

O desenvolvimento da produção industrial no Brasil pode ser caracterizado por três aspectos principais: industrialização tardia, substituição de importações e dependência de capital e tecnologia estrangeiros.

região Sudeste

A região Sudeste é a mais urbanizada e a mais industrializada do Brasil.

Entre os fatores locacionais, podem-se citar: Matérias-primas: mineral, agropecuária. Energia: carvão, petróleo, gás, eletricidade, etc. Mão de obra: qualificada ($$$) ou pouco qualificada ($).