Quais foram os pontos positivos da ditadura militar?

Perguntado por: afrutuoso . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 3 votos

Costa diz que a ditadura não foi tão perversa quanto se fala. "Você tinha uma segurança muito forte para andar na rua. Os índices de criminalidade eram infinitamente menores do que os de hoje. O nível das escolas estaduais eram excelentes e os professores ganhavam bem", comenta.

Como pontos negativos podemos citar o fim das instituições democráticas, a suspensão das garantias constitucionais, o fim da separação dos três poderes e o fim dos mecanismos políticos existentes que garantem o direito à diferença de opinião, voto e posição política.

Os professores também eram perseguidos caso desrespeitassem estas normas, já que eram entendidos como subvertores. O pensamento crítico foi limitado e as aulas de filosofia e sociologia foram banidas, já que eram aulas que promoviam um tipo de pensamento radical e sistêmico sobre a realidade.

Economia na ditadura militar
É verdade que a economia brasileira nunca cresceu tanto como nos primeiros anos do regime militar. A taxa média anual de crescimento do PIB naquele período girava em torno de 10% —grande parte dessa expansão foi possível graças a empréstimos tomados de instituições internacionais.

Mesmo serviços públicos, como a educação eram restritos e sofreram uma clara erosão de investimentos do Estado. O desenvolvimento da indústria, por outro lado, se deu à custa de muito endividamento público. A dívida externa brasileira cresceu em mais de 30 vezes.

A ditadura realizou sua expansão com destaque para o ensino técnico. Esperava-se que os alunos dos cursos profissionalizantes, em sua maioria jovens pobres, pudessem atender a demanda das novas fábricas que se instalavam no país e precisavam de “peões” mais qualificados.

Durante a ditadura, dentro de universidades, foram instalados sistemas de vigilância e espionagem contra docentes, estudantes e técnico-administrativos. Essa vigilância resultou em prisões, mortes, desaparecimentos, privação de trabalho, proibição de matrículas e interrupção de pesquisas acadêmicas.

No campo trabalhista houve grande retrocesso, com o fim da lei que garantia estabilidade aos trabalhadores após dez anos de trabalho na mesma empresa. Ela foi substituída pelo Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), criado pela Lei n. 5.107, de 1966, que estimulava a rotatividade da força de trabalho.

Foi nesse período que o brasil entrou em processo de industrialização e por ser um processo sem um planejamento social agravou as situaçoes de desigualdade. Pontos negativos: A desigualdade social, o Brasil acabou tendo um baixo IDH , pois não se tinham educaçao, nem hospitais e uma segurança de qualidade.

A tortura também foi um dos mecanismos da repressão e do autoritarismo da Ditadura Militar. A tortura era realizada, principalmente, contra opositores do regime, pessoas que, na ótica dos militares, eram vistas como subversivas.

A tortura foi especialmente incrementada em fins dos anos 1960, como estratégia de combate à guerrilha, forma de luta contra a ditadura civil-militar.

Quais sao os pontos positivos e negativos de o Brasil ser reconhecido como o país do futebol? Por um lado, o futebol é valorizado como possibilidade de ascensão social e econômica dos jogadores e do esporte como um todo, e é um fator positivo que o país incentive aqueles que se dedicam a esse esporte.

A ditadura não inventou a dualidade setorial pública/privada na educação, tampouco a simbiose Estado-capital na economia. O que ela fez foi intensificar essa dualidade fundante da educação brasileira e combiná-la, de modo peculiar, com os níveis de ensino, o superior e o básico.

As regras de comportamento eram, portanto, duplamente rígidas. Todos os dias, na hora da entrada, as turmas eram formadas em filas duplas no pátio, onde se cantava o hino nacional e o hino da bandeira. Depois, as turmas subiam, em formação, para suas respectivas salas. Não havia estímulo ao pensamento crítico.

Foi nessa época que a criação de empresas ganhou um ritmo acelerado, com destaque para Embraer e Correios em 1969, SERPRO em 1970, Telebrás, Embrapa e Infraero em 1972, Codevasf e Dataprev em 1974, Radiobrás, Imbel, Nuclep e Eletronuclear em 1975, entre outras.

Durante esse período, o PIB brasileiro cresceu a uma taxa em torno de 11,1% ao ano, enquanto no período anterior (1964-1967) o crescimento havia sido de 4,2%.

Segundo relatos publicados pelo Departamento de Documentação Histórica da Fundação Getúlio Vargas: "Os militares envolvidos no golpe de 1964 justificaram sua ação afirmando que o objetivo era restaurar a disciplina e a hierarquia nas Forças Armadas e deter a "ameaça comunista" que, segundo eles, pairava sobre o Brasil. ...

Autoritarismo e violência
Os militares utilizam-se de métodos violentos para garantir o controle e desencorajar as manifestações contrárias ao governo. Nos regimes militares, a utilização de armas de fogo é comum e casos de tortura e desaparecimento são habituais.