Quais livros não posso deixar de ler?

Perguntado por: aparaiso . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.1 / 5 4 votos

23 livros incríveis para ler antes de morrer

  1. 1984, de George Orwell. ...
  2. O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry. ...
  3. Orgulho e Preconceito, de Jane Austen. ...
  4. Os Miseráveis, de Victor Hugo. ...
  5. Dom Casmurro, de Machado de Assis. ...
  6. As Aventuras de Sherlock Holmes, de Sir Arthur Conan Doyle. ...
  7. Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley.

5 dicas dos melhores livros para abrir a mente

  • Homo Deus. Esta é uma obra de Yuval Harari, o consagrado autor do também ótimo “Sapiens: uma breve história da humanidade”. ...
  • Notas sobre a pandemia e breves lições para o mundo pós-coronavírus. ...
  • Storytelling com dados. ...
  • O andar do bêbado. ...
  • O sol é para todos.

Qual é o livro mais vendido no Brasil? Segundo o levantamento do portal PublishNews, “É Assim que Acaba”, da escritora Colleen Hoover, é a obra com maior procura no Brasil. Ela vendeu mais de 89 mil cópias até o dia 8 de novembro de 2022.

“É Assim que Acaba” (2016) – Colleen Hoover (Estados Unidos) – Literatura Infantojuvenil Estrangeira – Galera – 127 mil unidades. 2º “Mais Esperto que o Diabo” (1938) – Napoleon Hill (Estados Unidos) – Autoajuda – Citadel – 95 mil unidades.

“O Príncipe”, de Maquiavel; “1984”, de George Orwell; “Sapiens: uma breve história da humanidade”, de Yuval Harari; “Cosmos”, de Carl Sagan.

Pesquisas científicas provam que pessoas que leem mais possuem um vocabulário maior e mais rico, além de terem melhores habilidades verbais, como fala e escrita. O fato de você ler mais faz com que você tenha um maior vocabulário e saiba como utilizar melhor as palavras.

Considerada por muitos, como sendo um método eficaz para atingir o sucesso, uma hora por dia dedicada à leitura e à aprendizagem, cinco horas por semana é a “arma secreta” que pode fazer a diferença num percurso profissional mais ou menos promissor.

Isso, poque o hábito desenvolve a percepção, a memória e o raciocínio. Quando lemos um livro, estimulamos o nosso cérebro. A atenção visual, a imaginação e as emoções que uma leitura nos traz são aspectos que promovem um exercício mental positivo que enriquece a nossa mente.

O conteúdo deve ser mais leve e não provocar tensão no leitor”, explica Yonekura. Poesias, contos, crônicas e livros religiosos são opções recomendadas.

O Grande Gatsby

O livro mais vendido em 2023 é “O Grande Gatsby”, de F. Scott Fitzgerald. Já vendeu mais de 100 milhões de cópias em todo o mundo e foi traduzido para mais de 50 idiomas. Este livro é um romance clássico americano, que conta a história de Jay Gatsby e seu amor não correspondido por Daisy Buchanan.

O livro, intitulado A Oração do Senhor, foi um de algumas centenas publicados em 1952 pelo Museu de Gutenberg, em Mainz, Alemanha, como parte de uma iniciativa de arrecadação de fundos para pagar a reconstrução do prédio após a Segunda Guerra Mundial.

Codex Leicester

O “Codex Leicester” é uma revista dos escritos científicos de Leonardo Da Vinci, tornando-o um dos livros mais raros, mais antigos e mais caros do mundo a partir de 2022 – 2023. Da Vinci escreveu o “Codex Leicester” à mão entre 1504 e 1508, e Thomas Coke, o Conde de Leicester, comprou este livro raro em 1719.

Hábito de leitura: como faço para desenvolver?

  1. Trabalhe a paciência. ...
  2. Estabeleça metas diferentes. ...
  3. Escolha os assuntos que gosta. ...
  4. Faça uma lista de livros. ...
  5. Defina um horário de leitura. ...
  6. Crie um espaço ideal para ler. ...
  7. Converse com seus amigos sobre os livros. ...
  8. Exerça o seu lado voluntário.

Como criar o hábito da leitura? Confira algumas dicas

  1. Encontre temas que você goste. ...
  2. Vá devagar! ...
  3. Se não gostar da leitura, não insista;
  4. Comece com leituras simples e assista resenhas que te interessem;
  5. Dê o start com livros pequenos;
  6. Reserve um tempo diário para a leitura!

Obra mais recente da lista, O Alquimista, de 1988, é, também, o livro escrito por um brasileiro mais vendido internacionalmente, ultrapassando a marca de 65 milhões de cópias, publicado em 68 idiomas.