Quais lobos tem no Brasil?

Perguntado por: omartins . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 16 votos

Altivo, esguio e elegante, também é conhecido como lobo-de-crina, lobo-vermelho, aguará, aguaraçu e jaguaperi, todos nomes atrelados a sua bela pelagem laranja-avermelhada, que o torna um dos mais belos animais brasileiros. Na natureza, vive cerca de 15 anos.

Lobo-guará, maior canídeo sul-americano, é um animal de hábitos solitários e que se alimenta, por exemplo, do fruto da lobeira e de pequenos animais. O lobo-guará, também conhecido como lobo-de-crina, lobo-vermelho, aguará e aguaraçu, é o maior canídeo da América do Sul.

O lobo-guará (nome científico: Chrysocyon brachyurus), também chamado guará, aguará, aguaraçu, lobo-de-crina, lobo-de-juba e lobo-vermelho, é uma espécie de canídeo endêmico da América do Sul.

Lobo guará preto é registrado no norte de Minas Gerais.

O lobo-etíope (nome científico: Canis simensis) também chamado lobo-abissínio, é um dos mais raros e ameaçados canídeos do mundo. A sua distribuição resume-se a áreas da Etiópia e Eritreia, normalmente acima dos 3 000 m. Atualmente, existem menos de 500 indivíduos adultos em meio selvagem....

Pesquisadores de Mato Grosso, Amazonas e Rondônia listaram 22 registros do lobo-guará na Amazônia nos últimos 25 anos, sendo dez registros inéditos, o que expande o limite da distribuição geográfica da espécie em 51.000 quilômetros quadrados.

O lobo pré-histórico ou lobo-terrível (Aenocyon dirus, com "aeno," do grego, significando "terrível," e cyon, também do grego, "cão," mais o nome de espécie dirus, do latim, significando "diro," "duro," "cruel," "feroz," ou "terrível." Anteriormente classificado Canis dirus, "cão duro" em latim) é um mamífero extinto ...

O lobo-guará, que está ameaçado de extinção, vai até a escadaria do Santuário do Caraça desde maio do ano de 1982 e assim, se tornou mais do que amigo da equipe do complexo, mas uma visita ilustre e que merece atenção de quem se hospeda no local.

Lobo-guará é capturado em área central de São José dos Campos, interior de SP.

Um lobo-guará foi flagrado circulando em Serra Negra (SP) na manhã desta sexta-feira (29). O animal foi encontrado no bairro Estância Suíça e não foi localizado após a gravação das imagens. O vídeo foi enviado à equipe da EPTV, afiliada da rede Globo, por um morador do município.

Apesar de não ser um animal típico da Mata Atlântica, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) informou que há registros de lobos-guará (Chrysocyon brachyurus) em várias regiões do Estado do Rio, como, por exemplo, nos municípios de Valença e Rio das Flores.

Lobo-canadense-oriental (Canis lycaon)
Esta espécie de lobo habita as áreas florestadas do Canadá, onde se alimenta de vertebrados menores e vive em alcateias. É também uma espécie em perigo de extinção, devido à destruição de seu habitat e à fragmentação das populações que isso provocou nas alcateias.

Os lobos se alimentam de outros animais por meio da caça, que pode acontecer em alcateia ou ser feita de maneira solo. Quando buscam as presas em conjunto, eles preferem animais de grande porte, como veados, alces, bisões, renas, alces, entre outros.

Não é barato comprar lobos e híbridos. Na média, eles custam mais de R$4 mil reais e podem passar até de R$5 mil. É um preço muito maior que os cães de raça pura.

Parente dos lobos selvagens e dos cachorros domésticos, o lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) é um animal típico do Cerrado e maior canídeo da América do Sul, podendo atingir até um metro de altura e pesar 30 quilos. Além do Brasil, pode ser encontrado em regiões da Argentina, Bolívia, Paraguai, Peru e Uruguai.

Habitat do lobo-guará
Também ocorre em algumas regiões de transição para a Caatinga e Mata Atlântica, sendo encontrado principalmente nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. Você também pode se interessar por: Biomas brasileiros. Biomas do mundo.

Existem três espécies de lobos : o lobo vermelho (Canis rufus), o lobo da etiópia (Canis simensis) e o lobo cinzento (Canis lupus). Segundo alguns autores, esta última espécie pode ser subdividida em cerca de 30 subespécies, entre as quais se encontra o lobo ibérico (Canis lupus signatus).

Ele está sempre em algum lugar por perto, mas odeia encontro cara a cara. Prefere agir à noite, quando são menores as chances de ser pego em flagrante delito. No escuro, o lobo invade o território dos humanos e mata animais indefesos, como cordeiros e galinhas.

Lobo-sueco-norueguês: habitante da Suécia e da Noruega, desapareceu há cerca de 50 anos, devido principalmente à caça e às atividades agrícolas. Lobo-siciliano: a subespécie supostamente foi extinta devido à perseguição humana na década de 1920. Os últimos relatos de aparição são de 1970.

A camada mais externa do cérebro é chamada de córtex cerebral que é dividido em 5 lobos (frontal, parietal, temporal, occipital e ínsula). Os lobos cerebrais desempenham diversas funções. Cada um desempenha funções muito específicas.

Continuar lendo Tem lobos no Brasil?