Quais municípios têm zonas industriais?

Perguntado por: ochaves . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 7 votos

Os municípios do Grande ABC como Santo André, São Bernardo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra também são de grande importância industrial para o Brasil. Osasco, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Suzano não ficam atrás, tendo grande destaque como pólos industriais.

O processo de industrialização brasileiro criou, assim, três grandes regiões marcadas no país: uma região de industrialização clássica (Sudeste); outra, de industrialização mais recente (Nordeste e Sul); e uma grande área com pouca atividade industrial (Norte e Centro-Oeste).

Florianópolis, 20.12.2022 - O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os dados do Produto Interno Bruto (PIB) de 2020. Entre os 100 maiores municípios industriais do país, quatro são catarinenses: Joinville, Blumenau, Jaraguá do Sul e Chapecó. Além disso, Itajaí ficou em 101º.

Região Sudeste

A industrialização do Sudeste, região de maior destaque industrial e econômico do Brasil, ocorreu a partir do declínio do café, por volta de 1920. A Região Sudeste é a principal do país, sua importância está em seu destaque industrial e econômico.

São José dos Campos, Cubatão, Guarulhos, São Bernardo do Campo, Campinas e Jundiaí também aparecem à frente de Sorocaba, que está em 9º lugar.

O estado de São Paulo é o principal centro econômico e industrial do Brasil.

As indústrias da Região Sul estão regularmente distribuídas ao longo do território, elas são encontradas em pequenos centros urbanos e médios, no entanto, naturalmente as áreas que concentram a maior parcela das indústrias estão nas regiões metropolitanas de Porto Alegre e Curitiba e nordeste de Santa Catarina, na qual ...

Os maiores setores industriais do Brasil são a indústria automobilística, agropecuária, química, siderurgia, metalurgia, mineração e petroquímica.

Essa concentração expressa no mapa – em que as regiões Sudeste e Sul, além do Nordeste em menor escala, abrigam um maior número de empresas – deve-se às heranças econômicas e também políticas do país. Essas regiões, de um modo geral, possuem mais infraestruturas e concentram a maior parte da população brasileira.

Santa Catarina é o estado que possui maior participação da indústria no emprego formal: 34%, enquanto São Paulo é o estado com maior número de estabelecimentos industriais no país: mais de 120 mil.

São eles: indústrias de base, indústrias de bens intermediários e indústrias de bens de consumo.

região Sudeste

No setor secundário, a região Sudeste apresenta a maior concentração de indústrias de grande e médio porte do Brasil, sendo a região mais industrializada do país e que possui empresas de vários setores econômicos.

As principais áreas industriais do Nordeste se concentram em Recife, Salvador e Fortaleza. Apesar do incremento na produção industrial da região, a mesma necessita melhorar muito, pois a indústria ainda não se encontra diversificada.

Tipos de indústria conforme a finalidade

  1. Indústria de bens de produção. ...
  2. Indústria de bens de capital. ...
  3. Indústria de bens de consumo.

Basicamente, elas incluem as indústrias de base, intermediárias, de bens de consumo e de ponta.

Dentre todas as regiões brasileiras a norte é a menos desenvolvida industrialmente. Há várias décadas a região tem suas atividades econômicas vinculadas aos setores com pouca aplicação tecnológica e que atuam nos ramos agroindustriais que produzem alimentos, têxtil, couro, borracha, etc.

Região Metropolitana de São Paulo; maior polo de riqueza nacional, a região possui um polo industrial extremamente diversificado com indústrias de alta tecnologia e indústrias automobilísticas, situadas principalmente na região do ABC.

Localizado na Zona Sul de São Paulo, o Itaquera também é um dos bairros industriais de maior destaque em SP. Na verdade, a região da capital paulista é a que conta com o maior espaço concentrado destinado à instalação de indústrias no município, ditando a atividade econômica local.