Quais os 3 tipos de conexão 5G?

Perguntado por: amoura . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

O Brasil tem hoje três tipos de tecnologia 5G sendo instalados nas principais cidades do País: 5G SA, 5G NSA e 5G DSS. E todos os produtos lançados pela Motorola em 2022 são 5G Full. Ou seja, são compatíveis com as três variações da tecnologia 5G.

O 5G é a quinta geração da tecnologia celular sem fio, oferecendo maiores velocidades para carregar e baixar, conexões mais consistentes e melhor capacidade do que as redes anteriores.

O 5G mais rápido é conhecido como mmWave. Em 3 de julho de 2019, mmWave tinha uma velocidade máxima de 1,8 Gbit/s na rede 5G da AT&T. O 5G sub-6 GHz (banda média do 5G), de longe o mais comum, normalmente fornecerá entre 100 e 400 Mbit/s, mas terá um alcance muito maior do que mmWave, especialmente ao ar livre.

Resultados da experiência 5G
Esta edição do Relatório sobre experiência com a rede 5G no Brasil revelou grandes melhorias nas pontuações das operadoras, com destaque para a Vivo que, no último ano, não levou nenhum prêmio e agora lidera a categoria — com 80,1 pontos em uma escala de 100.

A internet 5G é o padrão mais novo de internet móvel enquanto o 5GHz é uma faixa frequência do seu sinal de Wi-fi.

O 5G chegou ao Brasil em 2020 pela rede 5G DSS (dynamic spectrum sharing, ou “compartilhamento dinâmico do espectro”, em português), no qual as frequências até então disponíveis e operacionais no mercado puderam ser utilizadas para disponibilizar o sinal 5G.

A velocidade máxima registrada para a rede 5G no Brasil foi em Belo Horizonte, onde o sinal da Claro alcançou um download de 642.87 Mbps e um upload de 61.96 Mbps. Com o desempenho apresentado no Speedteste, a Ookla aponta que a velocidade da rede 5G da Claro no Brasil é a internet 5G mais rápida da América do Sul.

NSA (Novo Sistema Acadêmico) é um sistema acadêmico desenvolvido para facilitar o trabalho da área acadêmica das Etecs do Centro Paula Souza. Através do NSA, o responsável e os alunos da ETESP tem acesso as menções, frequências, plano de trabalho docente (PTD), ficha individual do aluno e ao horário escolar.

Uma antena 5G é composta, basicamente, por uma torre com um transmissor de rádio na ponta. Ela pertence ou é operada pelo proprietário da rede, ou seja, as operadoras e provedores que venceram o leilão das frequências da nova tecnologia.

Acesse o menu de “Dados móveis” ou “Modo de rede”; Passo 4. Confira na seção “Modo de rede” se a rede 5G aparece como uma das opções possíveis de conexão.

O 5G funciona em frequências mais altas do espectro de rádio, como as bandas de ondas milimétricas, que têm mais largura de banda disponível. Isso permite que mais dispositivos se conectem simultaneamente à rede, com maior velocidade de transmissão e menor latência.

O LTE Advanced, ou simplesmente, 4G+ ou 4,5G surge para manter uma rede 4G em diferentes frequências ou faixas de espectro simultaneamente, ou seja, aumenta a velocidade ao acessar a internet por diversos dispositivos e otimiza a rede.

Rede LTE é o acrônimo utilizado para Long Term Evolution, nome dado ao padrão de comunicação da quarta geração (4G). A quarta geração da tecnologia móvel representou 29% das conexões do mercado no ano de 2017, e a estimativa é que alcance 53% até 2025, segundo a pesquisa GSMA Mobile Economy 2018.

Quando o assunto é velocidade da Internet 5G, a Claro obteve o melhor desempenho pois alcançou média de download na casa dos 463 Mbps, seguida pela Vivo (436 Mbps) e, por fim, pela TIM (398 Mbps).