Quais os 3 tipos de potência?

Perguntado por: acosta . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.2 / 5 7 votos

Quais são os tipos de potência elétrica que existem? A tensão e a corrente elétrica agem de formas distintas em circuitos de corrente contínua (CC) ou corrente alternada (CA). Desse modo, pode-se dizer que há 3 tipos de potência elétrica: aparente, reativa e ativa.

A potência elétrica pode ser ativa, reativa ou aparente. A potência ativa é aquela utilizada na transformação da energia elétrica em outra energia útil, ocasionando luz, movimento e calor, e medida em em quiloWatts (kW).

Potência aparente (S), medida em VA (volt-ampère), é a potência total disponibilizada (seja por geradores, transformadores, etc.), a potência ativa que é a forma mais conhecida de potência elétrica e a mais comum de escutarmos por aí no dia a dia e a potência reativa, responsável pelo princípio de funcionamento dos ...

A potenciação é uma operação matemática. Utilizamos a potenciação para indicar multiplicações consecutivas de um mesmo fator. Por exemplo, 35 representa 5 multiplicações do número 3, o que resulta em 243. Dizemos que 3 é a base, 5 é o expoente e 243 é a potência.

Fórmula de potência elétrica
Quando temos o valor da corrente elétrica e da diferença de potencial, podemos pensar na potência como: Pot = U * i, onde: U = diferença de potencial; i = corrente elétrica.

três tipos de condutores:

  • Sólidos - caracterizado pelo movimento dos elétrons livres;
  • Líquidos - movimento de cargas positivas e negativas;
  • Gasosos - movimento de cátions e ânions.

Potência é a taxa de variação da quantidade de energia fornecida ou cedida por um sistema durante um intervalo de tempo. A unidade de potência no sistema internacional de unidades (SI) é o watt: 1 watt equivale a 1 joule por segundo.

Estados Unidos

Atualmente os Estados Unidos são considerados a principal potência do mundo, mas essa condição alcançada não ocorreu repentinamente, foram necessários vários fatores para que este se consolidasse como uma das nações mais importantes do planeta.

A potência elétrica é a medida da energia elétrica fornecida ou consumida por um circuito elétrico. Essa grandeza pode ser calculada com base em parâmetros como tensão, corrente e resistência elétrica, sendo expressa em watts (W).

watt

No Sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade de potência é o watt (W) em homenagem ao inventor escocês James Watt (1736 a 1819), devido a suas contribuições científicas. É utilizado, conforme a ordem de grandeza, submúltiplos e múltiplos, como, por exemplo o miliwatt(mW) e quilowatt(kW) entre tantas.

Resumo sobre potência mecânica
A fórmula básica para calcular a potência é P = W / t, onde P é a potência, W é o trabalho e t é o tempo.

Sua unidade de medida é o kVAr (quilo Volt-Ampere Reativo). Quando cargas indutivas são acionadas com alimentação por corrente alternada, ocorre um fenômeno de defasagem entre as ondas da tensão e da corrente, causando o surgimento da Potência Reativa. Esta defasagem é quantificada pelo chamado Fator de Potência (FP).

A potência ativa é aquela que realiza trabalho útil numa determinada carga. A sua unidade de medida é o Watt (W).

O cálculo da potência ativa realiza-se com a seguinte fórmula: P = Potência Ativa = (Tensão eficaz) x (Corrente eficaz) x (Cosseno do desfasamento). A potência ativa é uma parte importante da corrente alternada, pois é aquela potência que se aproveita verdadeiramente e é útil para o sistema elétrico.

São elas: multiplicação de potência de mesma base, divisão de potência de mesma base, potência de potência, potência do produto e potência do quociente.

Ao número que se multiplica por si mesmo dá-se o nome de base da potência e ao número que nos indica o número de vezes que a base se multiplica por si mesma chamamos expoente.

As potências são operações matemáticas cujas propriedades podem facilitar a realização de cálculos e a simplificação de expressões. As propriedades das potências podem ser usadas para ajudar no cálculo e na simplificação de expressões.