Quais os 5 tipos de boldo?

Perguntado por: ralves . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.3 / 5 5 votos

Existem cinco tipos de boldo, mas os mais comuns e utilizados no Brasil são o Boldo-do-Chile (chamado também de boldo verdadeiro), Peumus boldus Molina, e o Boldo-da-terra (ou falso boldo), Coleus barbatus ou Plectranthus barbatus, e algumas de suas principais substâncias ativas são a boldina, o ácido rosmarínico e a ...

O boldo brasileiro é o melhor do mundo", assegura Amaury Jr., engenheiro agrônomo da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).

O boldo-da-terra, por exemplo, consumido em doses elevadas pode levar à irritação da mucosa gástrica e intensificar os efeitos de medicamentos ansiolíticos e hipnóticos. Já o falso boldo, que dá em moita e tem cheiro forte e folhas miúdas e carnudas, não deve ser ingerido.

Existem cinco tipos de boldo, mas os mais comuns e utilizados no Brasil são o Boldo-do-Chile (chamado também de boldo verdadeiro), Peumus boldus Molina, e o Boldo-da-terra (ou falso boldo), Coleus barbatus ou Plectranthus barbatus, e algumas de suas principais substâncias ativas são a boldina, o ácido rosmarínico e a ...

Originário do leste da Africa, pertencente família Lamiaceae, o boldo miúdo também conhecido como boldo chinês, tapete de oxalá, é uma planta rasteira, de folhas suculentas e sabor amargo. Usado em forma de chás ou macerados.

O boldo do chile é uma planta herbácea ou subarbustiva. Suas folhas são suculentas, de sabor amargo. Suas partes utilizadas são as folhas, por meio de infusões. É muito comum seu uso em forma de chás ou macerados.

O falso-boldo é uma planta arbustiva perene, muito aromática e semi-suculenta. Possui caules e folhas felpudas e as flores crescem em inflorescências e são de um forte azul-arroxeado. A infusão das folhas e flores desta planta são usadas no tratamento de distúrbios do fígado e da azia.

verdadeiro ele tem as folhas. pequenas e ele é nativo do Chile e pó você pode. crescer até 15m então é uma árvore. as flores são diferentes nos outros voos são flores pequenas e brancas na geralmente com a coloração mais esbranquiçada e elas não são entendam mais o interessante também é que esse boldo.

Características botânica do Boldo Brasileiro
O Boldo Brasileiro é uma planta herbácea ou subarbustiva, perene e aromática. Ereta, quando jovem e decumbente após 1-2 anos. Pouco ramificada, de até 1,5 m de altura. Folhas opostas, simples, ovaladas de bordos denteadas, pilosas, medindo 5 a 8 cm de comprimento.

O boldo pode ser consumido na forma de cápsulas, chás, sucos ou tinturas usando as folhas frescas de boldo brasileiro ou as folhas secas do boldo do Chile. O chá de boldo pode ser preparado imediatamente antes de tomar e as folhas não devem ser fervidas junto com a água para evitar o sabor amargo forte dessa planta.

Chá de boldo
O chá de boldo é um excelente remédio caseiro para tratar fígado gorduroso, porque estimula a secreção da bile, um composto que ajuda na digestão dos alimentos, prevenindo sintomas como dor de cabeça, náuseas e mal estar. Ingredientes: 1 colher de sopa de folhas de boldo picadas; 200 ml de água.

As suas folhas são utilizadas pela medicina popular sob a forma de chás ou sucos, no tratamento da azia, da indisposição gástrica, no controle da gastrite, contra a ressaca e como um tônico amargo, estimulante da digestão e do apetite. Pode produzir irritação da mucosa do estômago, se utilizado em doses elevadas.

Boldo do Chile: o Pneumus boldus Molina é uma árvore que atinge de 10m a 15 m de altura. Suas folhas são simples, sem pelos, duras e miúdas. O boldo chileno cresce somente na região do Chile. Seu aroma é mais agradável que o boldo de jardim.

Assim, ao acrescentar o manjericão ao chá de boldo, você também absorverá os benefícios da planta que contribuem para a manutenção dos ossos e dentes e ajuda a controlar a pressão arterial.

Uso popular: A infusão preparada com as folhas é utilizada para problemas de vesícula, diarréias, dispepsias, distúrbios digestivos, como “protetor” hepático, para dores de cabeça relacionadas a problemas digestivos e para reduzir os níveis de colesterol.

Nomes Populares: Boldo-do-chile, boldo-verdadeiro, boldo-medicinal, boldu, boldus, boldoa, boldina, baldina e Molina.

Plectranthus ornatus Codd (Lamiaceae), popularmente conhecida como boldo-gambá ou boldinho, é uma planta medicinal utilizada na forma de chá das folhas ou parte aérea para o tratamento de problemas gastrointestinais.

Facilmente cultivado em casa, o boldo é um ótimo aliado contra má digestão, flatulência e constipação. Ele pode ser usado na forma de chá, fervendo algumas folhas, ou na forma de cápsulas. É contraindicado para gestantes e em caso de obstrução da vesícula biliar.

Boldo chinês é uma herbácea, pertence à família Lameacea, nativa do Mediterrâneo e do Oriente, perene, suculenta, de 30-40 cm de altura espalhando-se por cerca de 1 metro de largura e muito ornamental.

boldo-do-chile o boldo verdadeiro possui propriedades diuréticas também melhora a digestão dizer e fica estímulo fígado evita azia e tem efeito. antibacteriano e anti-inflamatório outra espécie conhecida é o boldo baiano também conhecido como o bom do japonês. mas.

Nomes populares: Boldinho, boldo-rasteiro, boldo-pequeno, tapete-de-oxalá, boldo-gambá, boldo ornamental, etc.